Histórico da Página
Descrição | Financeiro |
---|---|
Observações | Alterações feitas no TOTVS Gestão Financeira |
4.1 Visão por Data Base
Foram desenvolvidas duas novas telas para consulta de registros com a visão na data base, estas telas não tem dependência do processo de revitalização mas com o processo de data base liberado na só estão disponiveis versão com data base e revitalização a partir da versão 12.1.8, no entanto ao atualizar para a versão revitalizada agrega este recurso9.
São elas
Posição Financeira Lançamentos | Posição Financeira Extratos |
Foram adicionados novos status para o campo BAIXAPENDENTE na tabela FLAN. Sempre que um lançamento financeiro estiver com o campo BAIXAPENDENTE com um valor diferente de 0 (Zero) não será possível fazer a baixa.
Os novos status foram criados para situações onde os planos de financiamento são gerados por processos do TIN e que ainda não estão efetivados. Como não há mais a redundância de dados do TIN com o financeiro os lançamentos são criados diretamente no financeiro e enquanto seu processo de origem ainda estiver “em preparação” ficam bloqueados evitando assim possíveis baixas indevidas.
Segue abaixo a descrição e motivo do bloqueio.
- Livre = 0
Status que permite que o lançamento financeiro seja baixado. Este status é aplicado caso nenhum das condições abaixo se apliquem.
- Distrato = 1
Utilização exclusiva do financeiro.
- Cartão Credito = 2
Utilização exclusiva do financeiro.
- Efetivação Acordo = 3
Utilização exclusiva do financeiro.
- Bloqueio Plano Financiamento Venda = 4
As parcelas financeiras recebem este status quando forem criadas pelo processo “Gerar Plano de financiamento” da Venda e permanecem assim até que a venda seja efetivada e os lançamentos desbloqueados através do processo de “Desbloquear Lançamentos Financeiros” (processo existente na visão da venda).
- Bloqueio Venda = 5
Bloqueio realizado pelo processo de “Bloquear Venda” existente na visão da venda.
- Bloqueio Geração Distrato = 6
Quando uma venda possui um Distrato e ele é efetivado, o sistema aplicada o status =6 nas parcelas do plano de financiamento de venda (receber). Antes da versão de revitalização, estas parcelas era cancelas, mas devido a evolução que permite desfazer um distrato, o cancelamento não é mais aplicado. Desta forma evita-se que parcelas de recebimento de venda de um contrato distratado sejam baixadas indevidamente ou remetidas a banco.
- Bloqueado Geração Aditivo = 7
As parcelas financeiras recebem este status quando forem selecionadas (no click) em Aditivos de Venda do tipo Renegociação e Alteração de Vencimento.
Ao efetivar o aditivo de renegociação as parcelas que antes estavam bloqueadas, são canceladas.
Ao efetivar o aditivo de alteração de vencimento as parcelas são desbloqueadas, voltando para o status =0.
- Bloqueado Plano Venda Por Distrato = 8
As parcelas financeiras recebem este status quando forem criadas pelo processo “Gerar Plano de financiamento” do Distrato da venda e permanecem assim até que o distrato seja efetivado.
- Bloqueado Plano Venda Por Aditivo = 9
As parcelas financeiras recebem este status quando forem criadas pelo processo “Gerar Plano de financiamento” do Aditivo da venda e permanecem assim até que o aditivo seja efetivado.
- Bloqueado Divergência Valores TIN = 10
As parcelas financeiras recebem este status através da ferramenta de “divergências de Valores” que trata valores inconsistentes entre o TIN e o Financeiro, se a inconsistência não for corrigida o sistema bloqueia a parcela, se necessário o usuário deverá entrar em contato com a Central de Atendimento.
- Bloqueado Parcela "Órfã" = 11
São lançamentos criados de parcelas que não estavam vinculadas a lançamentos financeiros. Provavelmente no passado a carga inicial da base de dados importou as vendas e suas parcelas para efeitos de histórico mas os lançamentos financeiros correspondentes a essas parcelas não foram criados. Com a eliminação da redundância de dados a parcela deixa de existir e passa a existir apenas o lançamento financeiro, que precisa ser criado automaticamente para que essas vendas antigas fiquem corretas. Como são valores que não podem ser alterados, baixados, etc. eles nascem com o tipo de bloqueio 11.
4.2 Bloqueios ou travas para Data Base
Afim de garantir a integridade dos registros gravados o sistema passa a bloquear comportamentos que podem gerar conflitos nos valores base
Para habilitar a trava cronológica no financeiro, deve ser habilitado o parâmetro "Bloquear alterações de dados financeiros e baixas, quanto estiver usando Data Base e o mês competência da alteração for diferente do mês da competência do reajuste."
- Todo reajuste deve registrar no histórico financeiro a “data de reajuste” e não a data de execução;
Este log só ocorre se o Financeiro estiver parametrizado para usar o histórico.
- Uma parcela com baixas parciais, permitirá criar uma nova “baixa” ou “cancelamento de baixa”, se já houver uma baixa parcial com data futura.
Este log só ocorre se o Financeiro estiver parametrizado para usar o histórico.
Se necessário o usuário deverá cancelar a baixa futura para fazer os processos retroativos.
- Uma parcela com baixa parcial futura não terá reajuste retroativo.
Esta será uma trava parametrizada no TIN, mas o relatório de ficha financeira por data base só poderá ser exibido se esta trava estiver marcada.
A Parcela com baixa parcial só poderá sofrer reajuste com data maior que a data de sua última baixa.
É possível que este comportamento de voltar a parcela com reajuste para o passado, com uma baixa parcial futura, tenha gerado valores de integração negativos.
Alterações de Lançamentos com reajuste Anual ou outras periodicidades
O bloqueio se aplica a:
- Edição de Lançamentos financeiros onde o reajuste (CM ou Juros) tenha periodicidade maior que 1 mes;
- Baixa ou Geração de Boleto de lançamentos financeiros, onde o reajuste (CM ou Juros) tenha periodicidade maior que 1 mês, e o parâmetro de Reajuste On line do Financeiro esteja desabilitado.
Exemplo:
Um lançamento está sendo alterado em 03/08/2016 e ele possui dois componentes um de juros de contrato e outro de correção monetária cuja periodicidade é de 12 meses, com as seguintes datas de último reajuste e próximo reajuste.
4.3 Congelar Reajuste de Parcela / Descongelar Reajuste de Parcela
Para facilitar o uso do sistema e permitir que haja negociação com seu cliente, foram criados dois processos para congelar e descongelar o reajuste da parcela. (Processos-> Congelar Reajuste da Parcela ou Descongelar Reajuste da Parcela)
Ao executar o congelamento da parcela o sistema passa a ignorar o processo de reajuste apenas para esta parcela. (no banco de dados o campo XVENDAPARCELA.IGNORARREAJUSTE = 1)
Exemplo de Aplicação:
O cliente liga para a Incorporadora e faz uma negociação direta com o financeiro, sem envolver a equipe de contratos (TIN).
Nessa negociação o cliente já está em atraso com a parcela e eles chegam a um acordo que vão congelar o reajuste até o mês de fevereiro, sendo que eles estão no mês de junho. Então, o usuário executa o processo de congelar a parcela no mês de fevereiro.
Dessa forma, a baixa poderá ser executada em qualquer competência sem que a trava do financeiro bloqueia a baixa.
E ainda o usuário deixará de se preocupar com essa parcela caso alguém da equipe do imobiliário execute o reajuste para a outra competência sem avisar a equipe do financeiro.