Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

TTPFY4_Contabilização_de_Rateio_de_Itens_de_Nota_Fiscal_Saída

.

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus®

Segmento:

Serviços

Módulo:

SIGAFAT

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

MATA461

Documento de SaidaSaída

MATA521Exclusão de Documento de SaidaSaída
CTBA080A Manutenção de Lançamentos Padronizados
CTBA086 Cadastro de Lançamento Padrão
CTBANFS Processamento da contabilização offline off line dos Documentos de Saída

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

SF2 - Cabeçalho das Notas Fiscais de Saída; SD2 - Itens das Notas Fiscais de Saída; AGH - Rateio Nota Fiscal SaidaSaída; CT2 - Lancamentos Contabeis;Lançamentos Contábeis; CT5 - Lançamento Padrão

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Versões/Release:

11.80.14

Versão Corrigida:11.80.14
Versão Expedida:11.80.14

Descrição

Foi implementado na rotina de geração Geração de documentos Documentos de saída Saída (MATA461), e Exclusão de documentos Documentos de saída Saída (MATA521), a possibilidade de geração de lançamentos contábeis por rateio de itens de nota fiscal de saidasaída.

O lançamentos lançamento padrão 613 deverá , deve ser configurado para inclusão de rateio de itens de nota fiscal de saída, e o lançamentos padrão 633 -  deverá , deve ser configurado para exclusão de rateio de itens de nota fiscal de saída.

Ao gerar ou excluir um documento Documento de saída Saída com estes lançamentos padrão configurados (610 613 e 633), será contabilizado são contabilizados os rateios de forma online on line ou offlineoff line, conforme configuração utilizada pela empresa, para contabilização de documentos Documentos de saídaSaída.

 

Importante

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador  \PROTHEUS11_DATA\DATA, e dos dicionários de dados SXs \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM.
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nicknamepelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nicknamepelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!



    Procedimento para Utilização

    Exemplo:

      1 - Configurar No Faturamento (SIGAFAT) acesse, Atualizações / Cadastros / Lançamentos Padronizados / Configure os lançamentos padrão 613 e 633.

  •      
Incluir um pedido de venda
  • Em Atualizações / Pedidos / Pedidos de Venda, inclua um Pedido de Venda informando rateio para o item em Ações Relacionadas / Rateio.
  •      
Efetuar
  • Em Atualizações / Pedidos / Liberação de Crédito Estoque, efetue as devidas liberações se necessário.
  •      
Preparar o documento de saída contabilizando online
  • Em Atualizações / Faturamento / Documento de Saída, prepare o Documento de Saída contabilizando on line.
  •    
 Verificar que
  •   No Contabilidade Gerencial (SIGACTB) acesse, Atualizações / Movimentos / Lançamentos contábeis, verifique que o rateio foi contabilizado, conforme lançamento contábil 613.

      2 - Excluir o documento de saída gerado. Configurar para contabilizar online.
      Verificar que ao excluir a nota, foram efetuados lançamentos conforme configurado no lançamento contábil 633 No Faturamento (SIGAFAT) acesse, Atualizações / Faturamento / Exclusão de Documento de Saída, pressione F12 e ajuste os parâmetros para contabilizar on line e exclua o Documento de Saída gerado. 

  •       No Contabilidade Gerencial (SIGACTB) acesse, Atualizações / Movimentos / Lançamentos contábeis, verifique que o rateio foi contabilizado, conforme lançamento contábil 633.

      3 - Incluir um pedido de venda No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Pedidos / Pedidos de Venda, inclua um Pedido de Venda informando rateio para o item em Ações Relacionadas/ Rateio.

  •      
Efetuar
  • Em Atualizações / Pedidos / Liberação de Crédito Estoque, efetue as devidas liberações se necessário.
  •      
Preparar o documento de saída contabilizando offline
  • Em Atualizações / Faturamento / Documento de Saída, prepare o Documento de Saída contabilizando off line.
  •      
Executar a rotina de contabilização offline CTBANFS - Miscelanea - fechamento - lct.ctb.doc.saida
      Preencha
  • Em Miscelânea / Fechamento / Lct.Ctb.Doc.Saída, preencha os parâmetros para contabilizar a nota gerada.
  •    
  Verifique que a mesma foi contabilizada offline com sucesso
  •   No Contabilidade Gerencial (SIGACTB) acesse, Atualizações / Movimentos / Lançamentos contábeis, verifique que o rateio foi contabilizado, conforme lançamento contábil 613.