Child pages
  • Integração Declaração Única de Exportação (Datasul)

Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

INTEGRAÇÃO EXPORTAÇÃO (DATASUL) X DECLARAÇÃO ÚNICA DE EXPORTAÇÃO (SISCOMEX)

Contexto de negócio (Introdução)

No novo processo de exportação, a operação tem por base a DU-E (Declaração Única de Exportação), que substituirá os atuais: Registro de Exportação (RE), Declaração de Exportação (DE)  e Declaração Simplificada de Exportação (DSE).

A DU-E é o documento eletrônico que compreende informações de natureza comercial, administrativa, aduaneira, fiscal e logística que caracterizam a operação de exportação das mercadorias nela contidas.

A emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) correspondente à exportação será pré-requisito para a elaboração da respectiva DU-E (ressalvadas algumas exceções). De posse da chave de acesso de cada uma das notas fiscais, o exportador ou responsável pela declaração, já habilitado no cadastro de intervenientes do Siscomex, elaborará a DU-E.

A integração do módulo de Exportação do produto Datasul com o Siscomex tem como objetivo automatizar a geração e integração da DU-E com o sistema do Portal Único Siscomex.


Sistemas Envolvidos

  • Módulo de Exportação do produto Datasul: Será o responsável pela criação da DU-E, consistência de alguns dados e integração da mesma com o Portal Único do Siscomex;
  • Portal Único do Siscomex: Responsável pelo recebimento, validação e registro da DU-E. 

Integração

Conforme portaria instituída em conjunto entre a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), a  DUE substituirá o Registro de Exportação (RE), sistema atualmente utilizado para a realização de exportações. 

A partir de julho de 2018, exportações deverão ser realizadas exclusivamente por meio do Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior.  

O Portal Único do Siscomex disponibiliza uma forma para registro da DU-E diretamente no site, porém muitos dos exportadores possuem um volume grande de notas fiscais e informações a serem inseridos em uma DU-E, tornando o processo de cadastro manual moroso e em alguns casos até mesmo inviável. Em função desta necessidade que surgiu a integração do módulo de Exportação do produto Datasul com o Siscomex. O objetivo principal é agilizar e automatizar a geração da DU-E através da utilização das informações existentes no ERP e após elaborada, integrá-la com o Portal Único do Siscomex. Obs.: Se a elaboração estiver a cargo do despachante, o processo não será alterado.

Os serviços disponibilizados pelo Portal Único do Siscomex seguem o mesmo protocolo de acesso, baseado no padrão SSL/TLS e no uso de um certificado digital. A API do Portal foi desenvolvida baseada na arquitetura REST e trabalha com os formatos XML e JSON, sendo que alguns serviços serão disponibilizados exclusivamente no formato XML. Dessa forma, a integração desenvolvida segue essas especificações para que seja possível conectar o ERP ao Portal Único do Siscomex.


Escopo

A integração da DU-E com o Siscomex contempla o cadastro da DU-E no ERP, através de alguns facilitadores para geração dos dados necessários para registro e a integração individual da mesma com o Portal Único do Siscomex. Contempla também a consulta da situação da DU-E no Siscomex e retificação da mesma.


Fora do escopo:

  • Cadastro e integração de DU-E manual com o Siscomex (ou seja, DU-E sem notas fiscais);

No caso de dúvida sobre o escopo da integração e/ou necessidade diferenciada para sua empresa, favor entrar em contato com a equipe de produto. 


Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

  • Aquisição de certificado digital: Para integração com o Siscomex é necessário possuir um certificado digital válido, sendo e-CPF, tipo A1. O arquivo do certificado deverá ser disponibilizado em um diretório onde todos os usuários que utilizarão o programa de cadastro da DU-E tenham permissão de acesso caso o certificado seja único para aquele Estabelecimento, caso contrario devera ser informado a nível de usuário de exportação. 
  • A conexão para validação do certificado será realizada de forma direta via webservice com conectores utilizando a linguagem .Net. Com isso o servidor utilizado para integração deverá utilizar o sistema operacional Windows;
  • Versão mínima do produto: 12.1.21. Para versões anteriores, solicitar diretamente para equipe de produto.

Instalação/Atualização

  • Preenchimento dos dados de "Siscomex" nos parâmetros de exportação: Para configuração desta integração, existe uma nova pasta na rotina Parâmetros de Exportação (EX0180), e Usuários de Exportação (EX0001) denominada "Siscomex". Os dados desta pasta devem ser preenchidos para cada estabelecimento que se deseja realizar a integração de DU-E, ou por usuário caso a transmissão ocorra por usuários distintos;
  • Preenchimento das informações referentes ao Certificado Digital: Caso a transmissão da DU-E seja realizada por um único certificado digital por Estabelecimento essas informações deverão ser inseridas na tela de Parâmetros de Exportação (EX0180), caso a transmissão seja realizada a nível de usuário, ou seja, cada usuário tenha o seu Certificado, essas informações deverão ser inseridas para o usuário em questão na tela de Manutenção de Usuário de Exportação (EX0001) ambas disponíveis na aba "Siscomex".
  • Preenchimento do código ISO 4217, referente às moedas: Para a integração da DU-E com o Siscomex, as moedas devem ser enviadas com o código ISO 4217, dessa forma, deve-se preencher esta informação da rotina Manutenção Moedas (CD0914);
  • Preenchimento do código ISO 3166-2, referente aos países: Para a integração da DU-E com o Siscomex, os países devem ser enviados com o código ISO 3166-2, dessa forma, deve-se preencher esta informação da rotina Manutenção País (CD0181);
  • Cadastro de Recinto Aduaneiros: Na nova rotina "Cadastro Recinto Aduaneiro" (CD2595) é necessário realizar o cadastro dos recintos aduaneiros que serão utilizados para cadastro da DU-E. Consultar os códigos no site da Receita (https://www35.receita.fazenda.gov.br/tabaduaneiras-web/private/pages/telaInicial.jsf - Recinto Aduaneiro) .
  • Preenchimento dos atributos de destaque da NCM: Para a integração da DU-E com o Siscomex, quando enviado um destaque de NCM deve ser enviado o atributo referente a este destaque. Para isso acessar o CD0603 e clicar no botão "Importar Atributos" para que sejam atualizadas as informações de Atributo do Destaque da NCM conforme tabela "ATR_VL_DES" disponibilizada pelo MDIC/DECEX. Esta tabela é disponibilizada na área de "resources" do produto, no sub-diretório "cdp". Importante: Para que os atributos sejam importados é necessário que o destaque esteja informado na classificação fiscal. Caso deseje, o usuário pode informar manualmente este atributo no CD0603, utilizando como base a planilha citada.

Controle de Versão

A integração disponibilizada segue o layout XSD da DU-E disponibilizado no Portal Único do Siscomex até maio/2018 (https://val.portalunico.siscomex.gov.br/docs/api/xsd/xsd-due.zip), considerando a operação de Inserir, do modelo de DU-E com nota fiscal eletrônica . Alterações neste modelo demandam desenvolvimento por parte da equipe de produto TOTVS, que precisam adequar o produto à alterações ou novas informações.


Suporte

O suporte a esta integração é de responsabilidade  da equipe TOTVS (módulo de Exportação).


Transações/Entidades/Mensagens únicas

Atualmente a integração conta com a troca de uma única mensagem entre o ERP e o Sistema Único do Siscomex, para a operação de criação da DU-E no Siscomex.

A mensagem segue o formato disponibilizado em (https://val.portalunico.siscomex.gov.br/docs/api/xsd/xsd-due.zip) até maio/2018.


O ERP envia a DU-E que é consistida pelo Portal Único do Siscomex. Se estiver OK, ele registra a DU-E e retorna para o ERP:

  • Código da DU-E no Siscomex;
  • Código RUC (Referência Única da Carga);

No caso de consistência do Siscomex, elas são apresentadas ao usuário, que deve realizar os ajustes e enviar a DU-E para registro novamente.

Fluxo das Informações


Registro da DU-E no Siscomex:

Conforme já citado nos tópicos anteriores, o registro da DU-E ocorre da seguinte forma:

  • A DU-E deve ser cadastrada no ERP (através da rotina Declaração Única de Exportação - EX7000);
  • Assim que estiver concluída, o usuário deve enviá-la para o Portal Único do Siscomex (opção na rotina EX7000);
  • Se aceita pelo Portal, a DU-E é registrada e recebe um código da DU-E e também um código RUC (Referência Única de Carga);
  • Esses dois códigos são retornados para o ERP e atualizados na DU-E. A partir deste momento a DU-E tem sua situação atualizada de "Não Integrada" para "Em elaboração" e não é mais permitida a sua alteração através do ERP.


Consulta da DU-E no Siscomex

Quando a DU-E já estiver integrada com o Siscomex, será possível realizar a consulta no Siscomex;

  • Através do EX7000, o usuário dispara a consulta da DU-E para o Portal Único do Siscomex;
  • Localizando a DU-E, o Portal retorna para o ERP a situação da DU-E no Siscomex, que é atualizada no EX7000.

Retificação da DU-E no Siscomex

Quando a DU-E já estiver integrada com o Siscomex, será possível realizar alterações da DU-E e a retificação da mesma (exceto se a mesma estiver na situação de "Cancelada");

  • Através do EX7000, o usuário realiza alterações em uma DU-E que já integrada com o Siscomex;
  • Ao finalizar as alterações o usuário deve utilizar o botão de "Retifica DU-E no Siscomex" para envio das alterações;
  • No caso de erros retornados pelo Siscomex, o usuário deve fazer os ajustes em enviar novamente a retificação.

Cancelamento de DU-E

  • O cancelamento uma DU-E deve ser feito diretamente no Siscomex, consultar o tópico "Como fazer".


Cadastros

No caso desta integração não existe envio/recebimento de cadastros individualmente, todas as informações necessárias são enviadas diretamente na DU-E. Apenas é necessário atualizar/cadastrar corretamente as entidades citadas na parte de instalação/atualização: 

  • Manutenção Moedas (CD0914):
  • Manutenção País (CD0181);
  • Cadastro Recinto Aduaneiro (CD2595);

Outras entidades que são utilizadas no cadastro da DU-E:

  • Manutenção Estabelecimentos (CD0403);
  • Manutenção Unidade Receita Federal (CD2557);
  • Cadastro de Incoterms (CD2554);
  • Enquadramento de Operação (CD2553);
  • Manutenção Classificação Fiscal (CD0603);

Processos

Detalhes do processo de integração serão detalhados no tópico "Como fazer", apresentado na sequência.

Alguns pontos importantes:

  • Regra para vínculo de Notas Fiscais em uma DU-E:
    • Emitente deve ser estrangeiro ou trading;
    • Natureza de operação deve iniciar com 7 (ou seja, ser de saída para o exterior);
    • Chave de acesso da NF-e deve estar informada;
    • Nota fiscal eletrônica deve estar com: Uso autorizado;
    • Não pode estar cancelada;
    • Não pode ter sido devolvida;
    • Não pode estar vinculada em outra DU-E;
    • Precisa ter um pedido de venda;
    • Deve ter a mesma moeda que a DU-E;
  • Quando é vinculada uma nota fiscal a uma DU-E, os itens da DU-E são gerados com base nas informações desta nota/processo de exportação (se houver):
    • A sugestão dos campos é feita da seguinte forma:


    Campo(s)Sugestão
    DestaqueSugerido caso haja apenas um destaque informado para a classificação fiscal do item da nota
    Descrição complementarSugerido conforme a Descrição da Mercadoria obtida na NF-e. Pode ser alterada para complementar a descrição da mercadoria.
    Dados da unidade estatística e comercializadaAtualiza com a unidade de medida estatística e comercializada, quantidade na unidade de medida estatística e comercializada do item da nota fiscal.
    VMCVÉ o valor da mercadoria na condição de venda, na moeda de negociação. Sugere com a soma do valor da mercadoria adicionando as despesas que compõe a Incoterm e formam preço de venda: para o cálculo são somadas as despesas com parâmetro “Destaca Despesa” marcado retirando o valor das despesas que estão com o parâmetro “Despesa Inclusa” marcado.
    VMLEÉ o valor da mercadoria no local de embarque, na moeda de negociação. Na exportação corresponde ao valor FOB da mercadoria. Sugere com a soma do valor da mercadoria adicionando as despesas até o ponto de embarque que formam preço de venda: para o cálculo são somadas as despesas com parâmetro “Destaca Despesa” marcado retirando o valor das despesas que estão com o parâmetro “Despesa Inclusa” marcado.
    % Comissão AgenteRefere-se a comissões pagas por exportadores brasileiros a seus agentes de venda no exterior. Sugere o percentual de comissão do agente do primeiro representante do pedido de venda.

Limitações / Restrições Gerais

  • Utilização de sistema operacional Windows, em função do uso de bibliotecas .NET no desenvolvimento da parte de conexão;
  • Cada DU-E pode ter o máximo de 999 itens, caso haja necessidade de mais itens, deverá ser gerada nova DU-e;

Como fazer

Cadastro e integração de DU-E com o Siscomex: 

Para cadastrar e integrar uma DU-E com Siscomex, deve-se seguir os seguintes passos:

Obs.: Garantir que os pré-requisitos estejam atendidos e os itens de instalação/atualização já tenham sido realizados.

  • No Datasul, acessar a rotina Declaração Única de Exportação (EX7000);
  • Cabeçalho da DU-E:
    • Pressionar o botão "Incluir nova ocorrência":
      • Será gerado automaticamente um número interno para DU-E (este não precisa ser alterado);
      • Preencher as demais informações referente ao cabeçalho da DU-E (Pastas: Geral, Loc Despch, Loc Embarq e Complem);
      • Pontos importantes: 
        • O CNPJ/CPF do Declarante será sugerido conforme os parâmetros de exportação (EX0180) para o estabelecimento da DU-E;
        • Os dados de Responsável da aba "Geral" são sugeridos conforme usuário logado (nome e e-mail) e fornecedor do estabelecimento (telefone). Eles somente serão obrigatórios e enviados para o Siscomex caso algum item da DU-E esteja sujeito à verificação estatística da Secex.
      • Salvar o registro;
  • Vínculo de Notas na DU-E:
    • Acessar a pasta "Notas" da DU-E:
      • Pressionar o botão "Relacionar":
        • Caso ainda não tenha sido informado nada no "Facilitador de preenchimento de itens" (EX7000C), será aberta esta rotina para preenchimento das informações. Como o sistema não tem da onde sugerir esses dados para geração dos itens, caso o usuário informe nesta tela, esses dados serão utilizados na geração dos itens, não sendo necessário o preenchimento manual. Obs. Esta rotina (EX7000C) também está acessível através da tela principal da DU-E e pode ser acessada a qualquer momento para replicar as informações para os itens, se necessário;
        • Na sequência será aberto o filtro de Notas Fiscais, para que o usuário informe os parâmetros para busca das notas fiscais que deseja vincular na DU-E;
        • Confirmado o filtro, são apresentadas as notas fiscais disponíveis para vínculo nesta DU-E, conforme filtro informado e regra de vínculo de notas fiscais (apresentada no tópico "Processos");
        • Escolher as notas e vincular na DU-e com a utilização dos botões "Vincula Nota" ou "Vincula Todas";
        • As notas fiscais já vinculadas a DU-E são apresentadas na parte "Notas Fiscais Vinculadas";
        • Quando é feito o vínculo de uma nota fiscal em uma DU-E, os itens da DU-E são gerados com base nos itens da nota fiscal;
  • Manutenção de Itens da DU-E:
    • Caso haja necessidade de alteração ou inclusão de dados nos itens da DU-E que foram gerados:
      • Acessar a pasta "Itens DU-E", selecionar o item e pressionar o botão "Modificar":
        • Alterar as informações necessárias;
        • Se for necessário inserir dados de Drawback, deve ser informado pelo menos um enquadramento de Drawback e então preencher os dados na pasta "Drawback";
        • Caso o item exija alguma Licença, Permissão, Certificado ou Outros, esses dados devem ser informados na pasta "LPCO";
        • Na pasta "Justificativa" somente deve ser informado algo se o item em questão estiver sujeito a verificação estatística no Secex.
  • Enviar a DU-E para o Siscomex:
    • Para envio da DU-E para o Siscomex, no cabeçalho no EX7000, pressionar o botão "Envio/Consulta da DU-E para Siscomex";
    • Neste momento serão feitas algumas consistências no ERP e estando tudo OK a DU-E é enviada para o Siscomex;
      • O XML de envio da DU-E pode ser armazenado localmente (para futuras conferências/suporte). Esta configuração fica nos parâmetros de exportação (EX0180);
      • O Siscomex também faz as consistências pertinentes ao sistema deles e registra a DU-E caso esteja tudo OK:
        • Caso a DU-E seja registrada com sucesso, é retornado para o ERP o código da DU-E no Siscomex e código do RUC, ambos são atualizados no sistema e podem ser consultados no EX7000. A partir do momento que a DU-E se encontra integrada com o Siscomex, não são mais permitidas alterações no ERP;
        • No caso de erros é gerado um arquivo de log, que é aberto em tela com o detalhamento do que ocorreu. O usuário deve ajustar e enviar novamente a DU-E para o Siscomex. 


Consulta de situação da DU-E

Caso a DU-E já esteja integrada com o Siscomex é permitida a sua consulta para atualização da situação no ERP. Para isso, seguir os passos abaixo:

  • Localizar a DU-E no ERP (no EX7000);
  • Utilizar o botão de "Envio/Consulta da DU-E para o Sixcomex";
  • Neste momento é enviada uma requisição de consulta para o Siscomex;
    • O Siscomex realiza a consulta e retorna para o ERP a situação da DU-E;
      • Caso a consulta ocorra de forma correta, o campo "Situação" da DU-E é atualizado no EX7000 conforme a situação da DU-E no Siscomex;
      • No caso de erros é gerado um arquivo de log, que é aberto em tela com o detalhamento do que ocorreu. O usuário deve verificar se deve ser tomada alguma providência para ajuste e realizar a consulta novamente.

Retificação de DU-E:

Caso a DU-E já esteja integrada com o Siscomex é permitida a sua retificação para atualização de informações no Siscomex (exceto se a DU-E estiver na situação "Cancelada"). Para isso, seguir os passos abaixo:

  • Localizar a DU-E no ERP (no EX7000);

  • Realiza alterações na DU-E (EX7000);
  • Utilizar o botão de "Retifica DU-E no Siscomex" para envio das alterações;
    • O Siscomex realiza processa as informações e atualiza da DU-E no sistema caso esteja tudo correto;
    • No caso de erros é gerado um arquivo de log, que é aberto em tela com o detalhamento do que ocorreu. O usuário deve fazer os ajustes em enviar novamente a retificação.
  • Obs.: Existem situações da DU-E no Siscomex, que exigem uma justificativa de retificação, caso a DU-E esteja em uma dessas situações, o usuário terá que preencher o campo "Justificativa Retificação" no EX7000 para que seja enviado ao Siscomex no momento do envio da retificação.

Retificação de DU-E criada inicialmente no Portal Único do Siscomex:

Caso a DU-E já tenha sido cadastrada no Siscomex, e o usuário desejar registrá-la no ERP para poder realizar as retificações pelo ERP, seguir os seguintes passos:

  • Ativar a função "due-manual", através do CD7070 (este passo somente é necessário realizar da primeira vez) - Após o release 12.1.22 o processo de retificação está liberado sem necessidade de ativação dessa função;
  • Cadastrar a DU-E através do EX7000, informando o número da DU-E Siscomex e RUC;
  • Após salvar a DU-E, enviar a retificação através do botão "Retifica DU-E no Siscomex".

Cancelamento de DU-E:

  • De posse do código da DU-E, acessar diretamente o Portal Único do Siscomex e realizar o cancelamento da DU-E.
  • Quando a DU-E estiver cancelada, no ERP (EX7000), somente é permitido desvincular notas de DU-E para re-utilização em outra DU-E.


Geração de XML da DU-E sem integração da mesma: 

Caso o usuário deseje gerar o XML de integração da DU-E sem efetivamente enviá-la para o Siscomex, deve realizar os seguintes passos:

  • Localizar a DU-E no ERP (no EX7000);
  • Utilizar o botão "Gerar arquivo". Neste momento são feitas as consistências do ERP para DU-E, e caso esteja tudo correto o XML é gerado no diretório especificado no EX0180;


Atualização de OF:

Existem algumas opções para atualização da DU-E em OF:

  • Através do programa Atualizações Obrigações Fiscais (FT0604) para as notas fiscais que já estiverem vinculadas a uma DU-E;

  • Através da integração da DU-E com o Portal Único do Siscomex (envio/consulta), para as notas fiscais que possuem um documento fiscal;

  • Através do botão “Atualiza Documento em OF” no programa Declaração Única de Exportação (EX7000).

    Com a utilização dessas opções, são atualizadas no documento fiscal as seguintes informações:

    • Declaração Exportação;
    • Natureza de Exportação;


No programa Manutenção de Documentos Fiscais (OF0305), também será possível digitar manualmente as informações de exportação da seguinte forma:

  • Campo Registro de Exportação (RE) não deve ser preenchido (deixar branco);
  • Número da DU-E Siscomex deve ser informada no campo Declaração Exportação;
  • Campo Natureza de Exportação deve ser informado com uma das seguintes opções: “Exportação Direta - Decl. Única de Export” ou “Exportação Indireta - Decl. Única de Export”.


Vínculo de Notas Referenciadas na DU-E:

  • As notas fiscais referentes ao Controle de Exportação por Item que são informadas no momento do Faturamento da Nota Fiscal de Exportação (CD4035 - Informações Adicionais da Nota) e que fazem parte do XML da NF-e, serão automaticamente vinculadas à DU-E quando a Nota Fiscal de Venda de Exportação for associada. Ou seja, quando a Nota Fiscal for vinculada à DU-E através da tela EX7000A - Notas Fiscais da DU-E será verificado se existem estas notas fiscais de Controle de Exportação por Item informadas para a NF-e. Se tiverem sido informadas, serão automaticamente atualizadas na DU-E e possíveis de serem consultadas no folder "NF's Refer" da tela de Declaração Única de Exportação (EX7000). Quando a nota fiscal referenciada tiver CFOP de entrada de mercadoria com fim específico de exportação (1501, 2501) ela será vinculada a DU-E com o tipo "Remessa". Demais notas de entrada serão vinculadas com o tipo "Complementar".

  • Para ser possível fazer a vinculação das Notas Fiscais Referenciadas que referem-se às Remessas para Formação de Lote, poderá ser utilizada a função de “Exportar/Importar Itens NF Refer” da aba Itens DU-E do programa de Declaração Única de Exportação (EX7000). Através desta funcionalidade, serão exportados todos os Itens da DU-E em formato TXT que poderá ser editado via planilha para que possam ser inseridas as informações correspondentes às Remessas de cada Fatura de Exportação do Item da DU-E. 

  • Com relação às notas fiscais de Remessa de Exportação para Formação de Lote, também há um ponto de EPC após a criação do registro do Item da DU-E para que essa nota referenciada seja associada em casos que o Cliente trate esses registros em tabelas específicas para controle próprio.

  • Para fazer a implementação e utilização deste Ponto EPC deverá ser acessada a base de conhecimento DEXP0037 - Criar notas referenciadas na DU-E utilizando ponto UPC disponibilizado.



Situações comuns 


Erro

Mensagem

Motivo/Solução

55967

Erro na integração com o Siscomex: Verifique se os dados para a conexão foram informados corretamente para o estabelecimento <código do estabelecimento>

Erro ocorre quando a integração não consegue conectar a URL informada no EX0180, verificar se a URL foi informada corretamente.

55967

Erro na integração com o Siscomex: Verifique se o certificado digital e senha foram informados corretamente para o estabelecimento <código do estabelecimento>

Erro ocorre quando o certificado informado no EX0180 não é encontrado ou a senha do certificado está incorreta, confira e ajuste as informações no EX0180.

55967

Erro na integração com o Siscomex: Item DU-E <sequência do item da DU-e>: NF <chave acesso NF-e> já vinculada a  DU-E <número DU-E Siscomex> registrada e não cancelada.

Esta NF já está registrada em outra DU-E no Siscomex, desvincule a NF da DU-E e tente integrá-la novamente.

55967

Erro na integração com o Siscomex: DUEX-ER0154 - Item DU-E <sequência do item da DU-e>: NF-e <chave acesso NF-e> emitida por pessoa diferente do declarante, o que não é permitido para uma operação por conta própria. [DUEX-WXMCVV2715]

O CNPJ do declarante informado na DU-E é diferente do CNPJ da emissão da NF-e. Verifique se o CNPJ do declarante da DU-E está correto ou se esta nota fiscal deve mesmo estar vinculada a DU-E.

55967

Erro na integração com o Siscomex: DUEX-ER0487 - Unidade Aduaneira <Código do recinto/Unidade RFB> não encontrada. [DUEX-WLTTVV2715]

Ocorre quando os códigos de unidade RFB ou recinto aduaneiro cadastrados na DU-E não existem no SISCOMEX. Ajuste os cadastros de RFB e/ou Recinto Aduaneiro para códigos válidos e utilize os mesmos na DU-E.

55967

Erro na integração com o Siscomex: DUEX-ER0027 - Arquivo XML não atende as especificações definidas no XSD. cvc-complex-type.2.4.b: The content of element 'TradeTerms' is not complete. One of '{"urn:wco:datamodel:WCO:GoodsDeclaration:1":ConditionCode}' is expected. [DUEX-HZYJVV2715]

Ocorre quando a opção informada na “Condição de Venda” não é uma opção válida para o Siscomex. Confira se o Incoterm informado está com o código correto.

Conferir no arquivo XSD do Siscomex “GoodsDeclaration_1p0_urn_wco_datamodel_WCO_GoodsDeclaration_DS_1_DUE.xsd”, no tipo “TradeTermsConditionCodeType” as opções válidas.

55967

Erro na integração com o Siscomex: DUEX-ER0027 - Arquivo XML não atende as especificações definidas no XSD. cvc-complex-type.2.4.b: The content of element 'CurrencyExchange' is not complete. One of '{"urn:wco:datamodel:WCO:GoodsDeclaration:1":CurrencyTypeCode}' is expected. [DUEX-EPJSVV2715]

Ocorre quando a opção informada na "Moeda da Negociação" não é uma opção válida.

Confira no cadastro de Moedas (CD0914) se o código ISO 4217 está informado corretamente e conforme as opções válidas para o Siscomex.

Conferir no arquivo XSD do Siscomex “GoodsDeclaration_1p0_urn_wco_datamodel_WCO_GoodsDeclaration_DS_1_DUE.xsd”, no tipo “CurrencyExchangeCurrencyTypeCodeType” as opções válidas.

55967

Erro na integração com o Siscomex: DUEX-ER0027 - Arquivo XML não atende as especificações definidas no XSD. cvc-complex-type.2.4.a: Invalid content was found starting with element 'GoodsMeasure'. One of '{"urn:wco:datamodel:WCO:GoodsDeclaration:1":CountryCode}' is expected. [DUEX-NUOWVV2715]

Ocorre quando a opção informada no "País de Destino" não é uma opção válida.

Confira no cadastro de País (CD0181) se o código ISO 3166-2 está informado corretamente e conforme as opções válidas para o Siscomex.

Conferir no arquivo XSD do Siscomex “GoodsDeclaration_1p0_urn_wco_datamodel_WCO_GoodsDeclaration_DS_1_DUE.xsd”, no tipo “DestinationCountryCodeType” as opções válidas.

55967Erro na integração com o Siscomex: 101 - Recurso não encontrado no Suce[SUCE] [DUEX-TBPWVV2715]

Ocorre quando informado um enquadramento inválido (inexistente e/ou que tenha sido excluído da tabela I Enquadramento da Operação). Maiores informações, no link da notícia publicada em 30/06/2016:

http://portal.siscomex.gov.br/informativos/noticias/exportacao/30-06-2016-noticia-siscomex-exportacao-no-19-2016

Ajustar a DU-E para que contenha um enquadramento que esteja válido para o Siscomex.

55967Erro na integração com o Siscomex: DUEX-ER0410 - Informar coordenadas geográficas de latitude em  graus decimais (DD) - Formato: <NN.NNNNNN, NNN.NNNNNN> e  intervalo: -90.000000 e 90.000000 [DUEX-FHSIVV2715]Ocorre quando as coordenadas do Local de Despacho fora do Recinto aduaneiro estão fora do intervalo físico permitido. É necessário ajustar o campo Latitude na aba "Loc Despch" no EX7000.
55967Erro na integração com o Siscomex: DUEX-ER0410 - Informar coordenadas geográficas de longitude em  graus decimais (DD) - Formato: <NN.NNNNNN, NNN.NNNNNN> e  intervalo: -180.000000 e 180.000000 [DUEX-MTOPVV2715]Ocorre quando as coordenadas do Local de Despacho fora do Recinto aduaneiro estão fora do intervalo físico permitido. É necessário ajustar o campo Logitude na aba "Loc Despch" no EX7000.
55967

Erro na integração com o Siscomex: DUEX-ER0027 - Arquivo XML não atende as especificações definidas no XSD. cvc-complex-type.2.4.b: The content of element 'GoodsMeasure' is not complete. One of '{"urn:wco:datamodel:WCO:GoodsDeclaration:1":NetNetWeightMeasure}' is expected. [DUEX-UQEDVV2715]

Ocorre quando para algum item da DU-E não foi informado o Peso Líquido (KG). Acessar o EX7000 e informar. O campo fica em em "Itens DU-E", Botão Modificar, "Inf Básicas".
55967Erro na integração com o Siscomex: CADA-ER5010 - O código NCM <código> não possui o atributo <atributo>. [DUEX-ROUDVV2715]Ocorre quando não foi informado o atributo para o destaque da NCM. Confira as informações no cadastro CD0603 (mais detalhes no tópico "Instalação/Atualização").
55967Erro na integração com o Siscomex: DUEX-ER0122 - Item DU-E <número do item da DU-E>:Valor na Condição de Venda deve ser maior que o Valor no Local de Embarque. [DUEX-CWTFVV2715]Ocorre quando o valor da mercadoria na condição de venda (VMCV) é menor do que o valor da mercadoria na condição de embarque (VMLE). Ajustar essas informações no item da DU-E (EX7000). Para valores que foram gerados automaticamente na criação do item da DU-E verificar a regra utilizada para sugestão desses campos no tópico "Processos".
55967Erro na integração com o Siscomex: DUEX-ER0287 - Item DU-E <número do item da DU-E>: a unidade de medida estatística <unidade> da NCM <código NCM> difere da unidade tributável <unidade tributável> informada na NF. [DUEX-BGGIVV2715]Ocorre quando não encontrou a unidade tributável, também chamada de estatística, na nota fiscal vinculada a DU-E. A Nota Fiscal que não incluir as duas medidas (unidade comercializada e unidade estatística) não estará apta para instruir a DU-E, inviabilizando a exportação.

Checklist de suporte da aplicação

  • Conferir se o cliente atende aos pré-requisitos listados neste documento;
  • Conferir se foram executados os passos de instalação/configuração listados neste documento;
  • No caso de erros de integração com o Siscomex:
    • Confirmar se o sistema do Siscomex está no ar;
    • Configurar para gerar o XML localmente para facilitar a análise do problema;
    • Conferir as situações comuns;