Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Na próxima tela o usuário deverá definir como será o cálculo do novo salário e executar o processo.
 
Reajustes de Aumentos Posteriores
 
Definir competência final para o reajuste de aumentos posteriores: Deve ser utilizado quando a empresa já realizou antecipação de parte do dissídio em competência diferente da data base.
 
Exemplo: Data Base da categoria: 01/09/2016
               Data da Antecipação: 01/10/2016 - Percentual de antecipação 7%
               Data do Acordo do Dissídio: 01/11/2016 - (Retroativo a 01/09/2016) Percentual do Dissídio: 11%
 
Como fazer o aumento:
Devem ser realizadas 2 execuções de rotina
 
1° Correção salarial de Set/2016 em 11%
    Percentual: 11%
    Data de Mudança: 01/09
    Competência final para o Reajuste: 09/2016
 
2° Correção salarial de out/2016 em diante em 3,738317757% (Percentual aplicado sobre 7% que completará 11% de aumento )
    Percentual: 3,738317757%
    Data de Mudança: 01/10/2016
    Competência Final para o Reajuste: (Não precisa Marcar esse parâmetro uma vez que a correção será até a competência atual)
 
Realizando aumento salarial com data retroativa a um aumento
 
Para realizar alteração salarial para funcionários, o usuário deverá acessar: Administração de Pessoal | Alterações Globais | Alterações Cadastrais | Alteração de Salários, selecionar o funcionário desejado, definir a data para alteração menor que um aumento já realizado, definir o motivo pelo qual o funcionário terá seu salário alterado e definir qual tipo de ação será executada no momento da alteração, avançar etapa.
Na próxima tela o usuário deverá definir como será o cálculo do novo salário e executar o processo.
 
 
Observação
 
Quando o aumento for retroativo, o sistema irá incluir para cada data de mudança posterior o valor ou percentual considerado no aumento.
Todos os aumentos gerados que existia aumento, com data da mudança posterior, serão incluídos aumentos com o valor real ou percentual sobre o último aumento da data considerando o motivo de ajuste de dissídio informado na parametrização do RM LaboreFolha de Pagamento.
 
 
Exemplo de processo
Realizar um aumento de 10% com data de mudança 01/01/2012.
 
Histórico salarial antes do aumento:

...

 
Todos os reajustes com o motivo 09 são referentes ao ajuste de dissídio sendo que, a data de referência será a data de mudança do aumento inicial, neste caso 01/01/2012 00:10
 
Caso o parâmetro "Reajustar os aumentos posteriores considerando o valor do aumento salarial" esteja marcado, o sistema irá somar nos aumentos que já ocorreram valor da diferença do salário novo com o salário da época.
Exemplo:
Se o salário é de 1.500,00 e teve um aumento de 10%, o salário foi para 1.650,00. Com isso teve um aumento de 150,00. Este valor será atribuído nos aumentos posteriores.
 
 
É obrigatório o preenchimento do parâmetro "Motivo Alteração Salarial Dissídio/Aumento retroativo", nas restrições cadastrais do funcionário, na parametrização do RM LaboreFolha de Pagamento. Quando o mesmo não estiver preenchido, o sistema retornar uma mensagem, informando que o campo não foi preenchido, não permitindo executar o processo de alteração global de salários. 
 
 
Realizando aumento salarial por percentual
Para realizar aumento salarial por percentual, o usuário deverá acessar: Administração de Pessoal | Alterações Globais | Alterações Cadastrais | Alteração de Salários, selecionar o funcionário desejado, definir a data para alteração, definir o motivo pelo qual o funcionário terá seu salário alterado e marcar o campo: "Alteração", avançar etapa.
Na tela seguinte marcar o campo: "Percentual" e definir qual será a porcentagem de aumento que o funcionário terá, avançar etapa. O sistema deverá executar o processo e registrar a alteração no histórico salarial do funcionário.
 
 
Observação
 
Marcando o parâmetro "Aumentar número de casas decimais" permite informar um percentual com até 10 casas decimais.
 
O sistema possuí uma forma do usuário calcular o percentual que será aplicado sobre uma antecipação de aumento salarial.
Após acessar: Administração de Pessoal | Alterações Globais | Alterações Cadastrais | Alteração de Salários, selecionar o funcionário desejado, definir a data para alteração, definir o motivo pelo qual o funcionário terá seu salário alterado e marcar o campo: "Alteração", avançar etapa.
Na tela seguinte, o usuário deve clicar em "Calcular perc. de aumento complementar", inserir as informações nos campos "Percentual total" e "Percentual já aplicado" e clicar em calcular. Feito isto, o sistema retorna o percentual que deve ser aplicado no reajuste. Caso queira utilizar o percentual no processo de alteração global de salários, basta marcar o parâmetro "Utilizar perc. calculado no processo".
 
 
Realizando aumento salarial por fórmula
Para realizar aumento salarial por fórmula, o usuário deverá acessar: Administração de Pessoal | Alterações Globais | Alterações Cadastrais | Alteração de Salários, selecionar o funcionário desejado, definir a data para alteração, definir o motivo pelo qual o funcionário terá seu salário alterado e marcar o campo: "Alteração", avançar etapa.
Na tela seguinte marcar o campo: "Fórmula" e informar a fórmula de alteração, avançar etapa. O sistema deverá executar o processo e registrar a alteração no histórico salarial do funcionário.
 
Exemplo de fórmula para aumento salarial – funcionários mensalistas

...