Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

A Wizard de Configuração tem como objetivo realizar a atualização do ambiente do TAF, será sempre executado no primeiro acesso do usuário, após a atualização do release ou pode também ser executada manualmente através do menu de opções do produto. 


Procedimentos de Utilização

para o ambiente do TAF existem alguns processos internos específicos que não são tratados no Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR, devido a isso após realizar a virada de release ou quando surgir a necessidade de atualização do ambiente, é necessária a execução da Wizard de Configuração.

 


Aviso
titleImportante!

Apenas usuários configurados como administrador do sistema, enquanto o processo não for executado nenhum usuário terá possibilidade de acessar o sistema.

...

Após realizar a virada de release e acessar o SIGATAF pela primeira ou acessando através do módulo SIGATAF e Atualizações / Configs. TAF / Wizard de Configuração ( TAFLoad ) será aberta a tela abaixo:

 


Aviso
titleAtenção!

Atenção ao preenchimento dos parâmetros:

  • MV_TAFWIZ ( indica se a Wizard deve ser executada - .T. - ou não - .F. )
  • MV_TAFVER ( indica a última versão de atualização do TAF. Para que a Wizard seja processada deve estar uma versão anterior a atual ou em branco ).
  • MV_TAFINT ( indica se o ambiente deve ser configurado para a integração Banco-a-banco ).

Todos os parâmetros são criados na etapa de processamento do UPDDISTR.

 


(aviso) Verifique se os arquivos de dicionário de todos os grupos de empresas existem na pasta \system ( ou correspondente ).

(aviso)Image Modified Observação: Caso tenha ocorrido alguma inconsistência durante a atualização do dicionário de dados, será apresentada a tela abaixo:

Image Modified

Neste caso será necessário refazer o processo de atualização desde a execução do compatibilizador UPDDISTR, atentando-se as possíveis falhas durante o processamento.

...


A opção Diagnóstico fará uma validação do ambiente e dos pré-requisitos para utilização do TAF. Para mais informações acesse a página Diagnóstico de Ambiente e Sistema

  


Ainda na opção de diagnóstico, é possível extrair as informações para um arquivo texto. Clique em Exportar e o arquivo será extraído na pasta \system ( ou correspondente ):

 

 


Após clicar em Avançar, selecione o(s) grupo(s) de empresa(s) que deseja processar:

...

(aviso) Atenção a utilização da chave TopMemoMega no ambiente. Para mais informações acesse o FAQ do TAF.

 


Próximo passo será atualizar as tabelas Autocontidas do TAF.

...

Para ganho de performance no processamento de multi empresas, utilizar o parâmetro MV_AUTCMT, limitando-se ao preenchimento da quantidade de threads em 5.

 


Após a atualização das tabelas autocontidas, é realizada a atualização das tabelas próprias do TAF utilizadas na integração e geração das obrigações fiscais. Para mais informações sobre essas tabelas acesse Tabelas Auxiliares.

 No passo seguinte deverá ser configurado o formato de integração utilizado no TAF:

(aviso)Image Modified Importante

Esta etapa é fundamental para o rebuild das tabelas de controle do TAF. Caso exista alguma divergência da estrutura das tabelas no banco de dados com a estrutura esperada pela integração, não será permitida a abertura da tabela e por consequência não será possível executar o processo de integração.

Exemplo: A integração espera que a tabela TAFST1 possua 6 índices. Caso no banco de dados exista apenas 5 índices, no momento em que as rotinas de integração validam esta estrutura, impedem de prosseguir com o processo de integração em decorrência da divergência encontrada. Essa validação ocorre normalmente nas rotinas de extração ( extratores fiscais, extratores contábeis... ), no processo de cópia dos dados da TAFST1 para TAFST2 ( job 0 ) ou no processo de integração ( job 2 ).

Atenção ao preenchimento do parâmetro MV_TAFINT - habilita a parametrização para conexão e rebuild da tabela TAFST1.

A estrutura das tabelas pode ser encontrada em: Tabelas Auxiliares.

 


 


Informe se a configuração da integração banco-a-banco deve ser feita neste momento. A seleção desta pergunta altera o conteúdo do parâmetro MV_TAFINT. Caso selecione "1 - Sim", o parâmetro será setado como .T., caso selecione "2 - Não" o parâmetro será setado como .F.. Uma vez configurado como .F., essa tela não será mais apresentada durante a execução da Wizard até que o conteúdo seja restaurado para .T.

 


Informações
titleParâmetros de Integração

Informe os dados para criação da tabela TAFST1 ( tabela de integração que ficará no domínio do ERP ). O preenchimento dessas perguntas altera o conteúdo dos parâmetros conforme indicado na própria Wizard ( MV_TAFTALI, MV_TAFTDB e MV_TAFPORT ).

MV_TAFTALI = Deve se informado o TOPALIAS onde será criada a tabela TAFST1

MV_TAFTDB = Deve ser informado nome do banco ( exemplo MSSQL, ORACLE... ) onde será criada a tabela TAFST1

MV_TAFPORT = Indica o número da porta do serviço do DbAccess onde estão conectados o TOPALIAS e banco de dados configurados acima.

 


 


Depois que preencher os dados para criação da tabela TAFST1, o sistema fará uma validação de conexão com o banco de dados. Caso seja identificado algum problema, será alertado e o usuário terá a opção de preencher novamente os parâmetros de conexão.

...

Caso a conexão seja feita com sucesso, será realizado a atualização do parâmetro MV_TAFVER e o acesso ao módulo SIGATAF.

 


Aviso
titleImportante!

Caso ocorra algum problema durante a execução da Wizard de configuração o usuário deve alterar o conteúdo do parâmetro MV_TAFWIZ para .F. para liberar o ambiente do TAF aos usuários, porém as rotinas como geração das obrigações fiscais e integração das informações NÃO serão executadas até o problemas ser sanado e o parâmetro MV_TAFWIZ alterado novamente para .T.

...


Todas as rotinas envolvidas no processo de atualização indicarão uma mensagem conforme abaixo caso seu ambiente esteja desatualizado solicitando a atualização do mesmo: