Histórico da Página
CONTEÚDO
- Visão Geral
- Tela do Sistema
- Tela
01. VISÃO GERAL
Este documento visa informar a inclusão do hashCSRT nas informações do Responsável Técnico nos Parâmetros da Nota Fsical Eletrônica.
A critério da UF, para os estados que exigem o credenciamento de software emissor de DF-e, poderá ser exigido um código de segurança para a empresa desenvolvedora do software, denominado Código de Segurança do Responsável Técnico - CSRT.
Fiscal Eletrônica, para geração do CSTR.
O CSRT é um código de segurança gerado pela SEFAZ e fornecido à O CSRT corresponde a um código de segurança alfanumérico (16 a 36 bytes) de conhecimento apenas da Secretaria da Fazenda da Unidade Federada do emitente e da empresa responsável pelo sistema emissor de DF-e.notas fiscais.
Esse código, junto A fim de garantir maior segurança no processo de emissão da NF-e e NFC-e, foi incluído o campo “hashCSRT” no grupo de identificação do responsável técnico. Este hash é gerado a partir da concatenação do CSRT da empresa com a chave de acesso da NF-e/NFC-e. Desta forma será possível garantir a autoria do software emissor da NF-e/NFC-e, pois, somente , é utilizado para gerar o hashCSRT, uma assinatura digital que comprova a autenticidade do software emissor.
Apenas a empresa desenvolvedora do software sistema e o Fisco a SEFAZ conhecem o valor válido do CSRT utilizado para a geração do “hashCSRT”. Deverá ser utilizado o algoritmo SHA-1 para a geração do hashCSRT, garantindo que o software utilizado para emitir as notas fiscais seja seguro e confiável.
Os prazos para o uso obrigatório do CSRT variam de acordo com o estado.
02.PARÂMETROS DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA
Deve-se acessar o menu Fiscal!! DFe > Parâmetros NFe > Parâmetros da Nota Fiscal Eletrônica > Outras Configurações e marcar a flag "Usa Responsável Técnico".
03.GERÊNCIAMENTO DE NFE
Para algumas UF's se não estiver marcada a flag "Usa Responsável Técnico", o documento fiscal é será rejeitado.
Exemplo de um XML com a informação do hashCSRT
...