Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Deck of Cards
idIntegrações
Card
labelTodas
ProblemaAnáliseAçãoExemplo Prático
PE7100 não processa as  marcações1 - Verificar se o registro da marcação foi desconsiderado porque o campo Sequencial MSA está preenchido

Verificar no arquivo gerado pelo programa PE7110 se as marcações que não foram processadas estão com:
- a coluna Retorno Processamento com valor "Não Processadas (0)".
- a coluna Sequencial MSA
com valor igual à coluna Controle Marcação.

  • Em caso afirmativo: isto indica que o processamento da marcação estava ocorrendo, mas devido a algum problema (queda de energia, queda do servidor, etc) este processamento não finalizou.
    Orientar o cliente a executar o programa de acerto prghur/spp/ponto_limpa_seq_msa.r.
  • Em caso negativo: verificar o item1 - Verificar se o banco de dados do cliente é Oracle, na aba Somente para Suricato via Acesso Direto ao Banco de Dados.
Arquivo gerado pelo PE7110
PE7100 erro progress durante a execução do programaVerificar se o ambiente do cliente é linux ou o RPW fica em servidor linuxEm caso afirmativo:
1) Verificar se o cliente recebeu algum pacote com correções contendo os programas: PE7100rp.r, PE7100r1.r, PE2000r1.r e/ou PE3500rp.r. Em caso afirmativo, ele também tem que ter recebido estes mesmos programas compilados para o ambiente Unix (ficam atualizados na pasta tty).

2) Abrir issue de apoio cliente solicitando o envio dos programas faltantes.

PE7100 erro progress durante a execução do programaVerificar se algum dos programas envolvidos no processo (PE7100rp.r, PE7100r1.r, PE2000r1.r e/ou PE3500rp.r) está em diretório de quarentenaEm caso afirmativo:
1) Verificar se a issue em que o cliente recebeu os programas que estão em quarentena (PE7100rp.r, PE7100r1.r, PE2000r1.r e/ou PE3500rp.r) foi liberada em algum patch que o cliente já tenha atualizado. Em caso afirmativo, os programas devem ser removidos do diretório de quarentena.

Card
labelSomente para Suricato via Acesso Direto ao Banco de Dados
ProblemaAnáliseAçãoExemplo Prático
PE7100 não processa as  marcações1 - Verificar se o banco de dados do cliente é Oracle

Verificar no arquivo logCodin se a marcação aparece.

  • Se não aparecer:  confirmar se o banco de dados do cliente é Oracle.
    • Em caso afirmativo: é possível que o problema esteja relacionado ao campo progress_recid nulo. Isto faz com que o registro da tabela msa_control_marcac não seja lido pelo programa PE7100.
      • Solicitar ao cliente que acesse diretamente o banco Oracle e execute o comando abaixo para identificar a quantidade de registros sem informação para o campo progress_recid:
        • select count(*) from msa_control_marcac where progress_recid is null
      • Se a execução do comando acima retornar um valor maior que 0 (zero), devem ser executados os comandos abaixo para atualizar  o campo progress_recid para os registros que estão com este campo nulo, efetivando a atualização no banco de dados:
        • update msa_control_marcac set progress_recid = msa_control_marcac_seq.nextval where progress_recid is null;
        • commit;
      • Em seguida, deve-se acessar novamente o produto e executar o programa PE7100.

OBS: na documentação 8. Estrutura Tabela msa_control_marcac consta a respeito da atualização do campo progress_recid, que deve ser realizada através da aplicação da Telemática que realiza a criação dos registros na tabela msa_control_marcac.

    • Em caso negativo: verificar o item 
  • Se aparecer: significa que a marcação foi processada pelo PE7100.

Neste cenário:

  • a marcação aparece no arquivo gerado pelo PE7110, pois a leitura da tabela é realizada com a cláusula "no-lock".
  • o programa PE7100 não consegue ler este registro com a cláusula "exclusive-lock". 
Exemplo Prático
Card
labelIntegrações Utilizadas em Paralelo
ProblemaAnáliseAção
ProblemaAnáliseAçãoExemplo Prático
PE7100 não processa
as  marcações
PE7100 não processa as  marcações
Card
labelClock in
as marcaçõesVerificar se o cliente utiliza diferentes tipos de integração em paralelo. Arquivo gerado pelo programa PE7110, com as marcações que não estão sendo integradas.Apenas para marcações da tabela msa_control_marcac

Se o cliente utilizar mais de uma integração em paralelo é provável que seja problema de sobreposição de sequências.
Ex: o Clockin atualizou marcações a partir da sequência 1000 e, posteriormente, o Suricato atualizou suas marcações a partir da sequência 1000 também.

Para identificar se esta é a causa do problema, deve-se:

1) Solicitar ao cliente que execute o programa prghur/spp/ponto_rastreia_msa_control_marcac.r (antigo compara_msa_com_marcac.p) para verificar se os registros da tabela msa_control_marcac que não estão sendo processados existem na tabela marcac_import, através da chave do registro da marcação (marcac_import.num_seqcial_msa = msa_control_marcac.val_control_marcac).
2) Solicitar ao cliente que envie o arquivo CSV gerado para análise.
3) Analisar o arquivo gerado x arquivo PE7110, procurando o registro onde a informação da coluna "Seq MSA" (arquivo gerado) seja igual à informação da coluna "Controle de Marcação" (arquivo PE7110) para o registro que não está sendo processado.
3.1) Se localizar o registro e as colunas "erro_import_mpe, marcac_ptoelet , movto_mpe_refeit, marcac_import e Conteudo" (arquivo gerado) possiírem valor e, as informações das colunas "Data, Hora, REP, NRS e PIS/CPF forem diferentes indica que houve sobreposição de informações.Neste caso, deverá ser aberta uma issue de apoio cliente, incluindo como anexo os arquivos gerados, os deltas das tabelas: msa_control_marcac, marcac_import, marcac_ptoelet, erro_import_mpe e movto_mpe_refeit.

OBS:
- os arquivos de delta devem conter todos os registros a partir de uma determinada data, ex: início do período de ponto, e não apenas do funcionário que está apresentando o problema.
- o programa de exemplo para o programa ponto_rastreia_msa_control_marcac.p está em https://drive.google.com/drive/folders/1WEd0Zfzp6t551hZSJ42vCUCH3fbDNPHV

Após a implantação do Clockin o número sequencial (chave) na tabela msa_control_marcac pulou diversos números tanto para as marcações do Clockin como para as marcações do Suricato.Integração com Clock in e Suricato via acesso direto ao banco (tabela msa_control_marcac)Cenário:
Na implantação do Clockin foi criado via programa de acerto um registro na tabela msa_control_marcac com sequencial bem superior ao último sequencial atualizado pelo Suricato, de forma a não ocorrer o problema de sobreposição de sequências.

Posteriormente foi percebido que todas as marcações seguintes que foram criadas na tabela msa_control_marcac foram atualizadas a partir da sequência 'fake' criada.

Através do ticket 20383978, aberto para a Telemática, tivemos a confirmação que a regra para a atualização da chave na tabela msa_control_marcac mudou.

O cliente necessita que a atualização da chave volte a ser a partir da sequência antiga.

1) Analisar os arquivos PE7110 para identificar a lacuna dos valores da coluna Controle de Marcação. Após identificar o problema, abrir issue de Apoio Cliente para envio do programa de acerto (ajusta_seq_msa.p) que:
- ajustará na tabela msa_control_marcac o valor da chave e da sequência dos registros.
- se o registro já estiver processado pelo PE7100, deverá atualizar a nova chave nas tabelas: marcac_ptoelet, erro_import_mpe, movto_mpe_refeit e marcac_import.