Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Código de Barras

O código de barras é feito de uma série de barras verticais paralelas e espaços. É projetado para conter informações num determinado formato para leitura em equipamentos específicos. Alguns códigos de barra incluem uma parte legível para pessoas, facilitando o entendimento do conteúdo. Existem diversos tipos de código de barras para os mais diversos usos. Abaixo estão descritos os tipos de código de barra que podem ser gerados pelo Data Collection:

EAN13: Este código é bastante comum e serve para identificar código de produtos internacionalmente. É encontrado em vários produtos de supermercado. Contém 13 dígitos, onde os 2 primeiros representam o país, os 10 seguintes representam os dados do produto e o último é um digito verificador. No Data Collection informe apenas os 12 primeiros dígitos que o sistema vai calcular o 13º dígito automaticamente.

Exemplo de código de barra EAN13:


Interleaved 2 of 5: Este código de barra é usado para representar códigos numéricos de qualquer tamanho. No Brasil um dos seus usos mais comuns é em boleto bancário. Cada banco possui uma estrutura de dados, representado no código de barra.

Exemplo:

O padrão usado na impressão de documentos bancários, é o Interleaved 2of5. Geralmente o código de barras nestas boletas bancárias é composto de 44 dígitos que são determinados de acordo com cada banco, podendo ter significados diferentes de um para outro, por isso, para que você elabore um relatório de boleta, é extremamente importante consultar o manual de cobrança eletrônica do banco, o qual você deseja trabalhar.


Code 39: Este código de barra permite a representação de informações gerais, inclusive texto. Pode conter os seguintes caracteres:

Letras maiúsculas (A..Z, K, W e Y)

Números (0..9)

Caracteres: - + $ / .

Exemplo:



EAN128 e CODE128: Este é um conjunto de código de barra que usa as mesmas barras, mas pode ser identificado em duas categorias: EAN128 e CODE128. Cada categoria possui três subcategorias: A, B e C. Assim, teremos seis tipos de código de barra que podem ser usados: EAN128A, EAN128B, EAN128C, CODE128A, CODE128B e CODE128C. Este código de barra possui uma faixa maior de caracteres que podem ser representados, comparando com o CODE39. Podem ser representados os seguintes caracteres:

Tipo A: ASCII 00 a 31, 0-9, A-Z, pontuação (ASCII 00..95)

Tipo B: 0-9, A-Z, a-z, pontuação (ASCII 32..127)

Tipo C: pares numéricos. Somente representa números codificados de 2 em 2.

Exemplo:

O uso mais comum que temos observado de código de barra, é o uso do EAN128 para representar informações gerais nos produtos, como código do item, lote, datas, etc.