Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

...

Índice

01.

...

 VISÃO GERAL


O processo de Detecção de Fraude é realizado através de uma geração no produto Clock In que pode ser agendada de tempos em tempos. 

A geração lê um conjunto de marcações e faz a detecção e indicação da fraude na foto da marcação utilizando  um algoritmo de Inteligência Artificial

Para cada foto analisada é identificado um Score de Fraude que é comparado com as configurações de Score de fraude realizadas no Settings do Clock In

Abaixo será demonstrado como realizar a configuração.


02. CONFIGURAÇÃO DO PROCESSO DE DETECÇÃO DE FRAUDE

...


Para ativar a validação de fraude o respectivo parâmetro precisa ser ativado no settings da plataforma carol:Image Removedé necessário acessar  Plataforma Carol > Carol Apps > TOTVS RH Clock In Backoffice > Aba Settings. 

O primeiro passo é habilitar o campo "Habilita Validação de Fraude". Este parâmetro faz com que o Aplicativo Mobile e o Aplicativo Clockin Web enviem as imagens que são capturadas no momento da marcação do ponto para o Clock In.

Após esse processo de habilitação, os campos de configuração poderão ser informados. São eles:

  • Score Fraude: este campo indica a pontuação que será considerada para que a foto da marcação seja considerada fraude. Exemplo: se a pontuação da validação da fraude for maior que essa pontuação significa que a foto é considerada uma fraude.  
  • Score Revisão de Fraude: este campo indica a pontuação que será considerada para que a foto da marcação seja indicada como "Revisão de fraude". Exemplo:  se a pontuação da validação da fraude for maior que essa pontuação e menor que a pontuação de fraude então significa que a imagem da marcação pode ser ou não uma fraude. Quando ocorre essa situação é possível de efetuar uma mudança para o status de "Fraude" ou "Não fraude". Para maiores detalhes desse processo consultar aqui.

Abaixo print da tela do Settings demonstrando as configurações:


Image Added


03. AGENDAMENTO DO PROCESSO DE DETECÇÃO DE FRAUDE


Para agendar a tarefa de detecção de fraude, nas Configurações >> aba Process:

Image Removed

fraud_detection: 

Image Removed

No Portal RH Backoffice o administrador do sistema poderá validar e consultar as batidas classificadas conforme a configuração realizada.

basta acessar a Plataforma Carol > Carol Apps > TOTVS RH Clock In Backoffice > Aba Process. 

Na task "fraud_detection" selecionar "Add Schedule" e informar o agendamento para que seja possível efetuar a detecção de tempos em tempos.

Abaixo print onde demonstra a tela de Process a ser acessada:


Image Added


Abaixo demonstrando a "task" que deverá ser agendada. Também na coluna "Last Run" demonstra a última execução que foi feita e a data e horário:


Image Added


04. CONSULTA E VALIDAÇÃO DO PROCESSO DE DETECÇÃO DE FRAUDE


No BackOffice poderá validado e consultado as marcações cuja imagem foi classificada configuração realizada. Para saber mais sobre como efetuar a consulta acessar as seguintes documentações:


04.1 CONSULTA DO STATUS DA FRAUDE NA PLATAFORMA CAROL


Na Plataforma Carol também é possível realizar uma consulta e validação do processo de fraude. Para verificar o status de fraude de cada marcação é possível acessar a opção de menu  Explore da Plataforma > Fraud Analysis. Nesta consulta é possível realizar filtros no canto superior esquerdo e marcar campos que devem ser demonstrado no canto superior direito. Temos três campos que contém informações da análise de fraude:

  • Fraud Score: indica qual foi a pontuação considerada para a foto da marcação. A pontuação nesta consulta é demonstrada em centesimais, então para validar onde se encaixa é necessário multiplicar essa pontuação por 100. 
  • Status Analysis: indica o status da marcação que pode ser "OK" ´para Não Fraude, "Fraud" para Fraude e "Validation" para Revisão de Fraude.
  • Status Analysis Date/Time: Data e hora em que foi feita a detecção de fraude.

...