Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleTransferência Interna

A rotina de transferência interna (FAS717) permitirá que o bem patrimonial possa ser transferido mais de uma vez na mesma data ou mesmo que já tenha sofrido algum outro tipo de movimentação desde que o percentual atual do bem patrimonial de baixa não tenha atingido 100%.

Abaixo segue exemplo de uma baixa por transferência interna em 15/06 como ocorre atualmente.

Movimento

→ O processo atual de transferência interna cria o movimento de baixa por transferência na data do movimento.

Cálculo

→ O bem patrimonial tem sua depreciação calculada em D-1 a data da baixa no centro de custo antigo.

Saldo

→ É criado um novo saldo na data da baixa considerando inclusive a depreciação acumulada.

Valor Original

→ É criado um novo registro de valor original apenas para registro da movimentação da baixa por transferência porém sem alteração de valor.


A partir desta implementação será possível realizar uma nova transferência interna na mesma data sendo que a movimentação deverá seguir o padrão abaixo.

O primeiro movimento de transferência seguirá da mesma forma que já ocorre hoje, ou caso seja outra movimentação de baixa seguirá o padrão de criação de informações seguindo o tipo de movimentação,

Movimento

→ O movimento adicional de transferência interna irá criar o movimento de baixa para registro da movimentação.

Cálculo

→ Não será criado nenhum registro de cálculo mantendo a forma atual, visto que a depreciação até a data da baixa de transferência já foi criada no primeiro movimento de transferência que efetuou a depreciação com o centro de custo que “abriu” o dia da movimentação.

Saldo

→ Apesar de não ter alteração de valor será regerado o registro de saldo na data da baixa, considerando inclusive a depreciação acumulada.

Valor Original

→ Seguindo o padrão movimento x saldo x valor original será criado um registro de valor original para manter a forma de relacionamento.


As movimentações são refletidas no bem e em suas incorporações.

Mais informações sobre o programa de Transferência Interna: Transferência Interna - FAS717AA

Expandir
titleUnião


Refazer os testes e pegar o prints, com data de união 15/06.


A rotina de baixa de bens patrimoniais (FAS714) poderá ser movimentado mais de uma vez, mesmo que o bem já tenha sido baixado por outro motivo (venda, inutilização, quebra, exaustão, doação, devolução) ou que já tenha sido movimentado por outros tipos de movimentações (baixa por união, reclassificação, transferência interna e ou externa e demais movimentações.

Abaixo exemplo de como é atualmente a movimentação, neste exemplo estamos considerando que o bem foi baixado por união em 50% do seu valor em 15/06.

Movimento

→ É criado o movimento de baixa por união.

Valor Original

→ Criado valor original do bem na data de 15/06 com o novo valor original.

Cálculo

→ A depreciação do bem é calculada até a data anterior a baixa para apurar a depreciação acumulada, ou seja, calculada até dia 14/04.

→ Criado um registro de cálculo com o tipo branco na data de 15/06 para registrar a baixa do valor original (custo de aquisição).

→ Criado um registro de cálculo com o tipo depreciação na data de 15/06 para registrar a baixa do valor da depreciação.

→ Calculada a depreciação do dia da baixa, dia 15/06, já com o novo valor original do bem.

Image Removed

Saldo

→ Saldos do bem será criado um saldo no dia 15/06 para apontar a depreciação acumulada até a data anterior a baixa.

→ Um saldo na data de 16/06 para registrar a mudança de valor do bem.

→ Segundo saldo em 16/06 para registrar a depreciação calculada no dia 15/06 já com o novo valor original.

Image Removed

A primeira baixa ou união do dia seguirá exatamente a mesma movimentação que já ocorre atualmente.

O segundo movimento de união realizado no mesmo dia irá seguir o padrão abaixo.

Movimento

→ Será criado um novo movimento de baixa por união.

Valor Original

→ Será criado um novo valor original considerando o valor da baixa por união.

Cálculo

→ Serão criados dois novos registros de cálculo no bem, sendo um com o tipo de cálculo em branco para registrar a baixa do valor original e outro com o tipo de cálculo de depreciação para registrar a baixa do valor da depreciação acumulada.

Image Removed

A depreciação que é calculada até o dia anterior à data da baixa, dia 14/06, já terá sido calculada na primeira baixa do dia com isso não será alterado o valor já calculado.

A depreciação do dia 15/06 que foi calculada com o valor original após a primeira baixa será ajustado para o novo valor original da segunda baixa, ou seja, a depreciação do dia da baixa deverá sempre ser o valor atualizado. O registro deverá ser alterado/eliminado validando qual a melhor situação técnica para correção do valor, priorizar a eliminação para que a própria rotina do produto faça o cálculo novamente.

Caso o registro de calculo de depreciação esteja contabilizado o mesmo não poderá ser ajustado com isso será bloqueada a possibilidade de novas movimentações na mesma data, o usuário deverá descontabilizar o registro para que possa ser realizada a nova baixa, na tela do programa FAS714CA e FAS714EA deverá apresentar em tela a validação assim como no FAS714PA.

Saldo

→ Para cada nova baixa será gerado um novo saldo para atualizar o valor líquido do bem patrimonial.


Após realizadas as baixas, o processo de cálculo de depreciação do bem patrimonial irá considerar o último valor original do bem para usar como base de cálculo de depreciação assim como os relatórios sempre considerar o ultimo saldo do dia para impressão.

Mais informações sobre o programa de União: União Bens - FAS714AA

...