A característica de um título provisório é sua inclusão na rotina de contas a pagar sem que a nota fiscal ou documento oficial estejam em poder da empresa. Desta forma, no momento em que o título provisório é substituído pelo original, é permitida a alteração de informações como valores, natureza, histórico, impostos etc. Também, é possível selecionar títulos de diferentes moedas para que sejam gerados na moeda desejada de acordo com os seguintes critérios: - Não converte: apenas os títulos da moeda selecionada são apresentados para a substituição.
- Converte: são apresentados todos os títulos provisórios do fornecedor e os títulos marcados terão seus saldos convertidos para a moeda escolhida.
Ao acionar a opção Substituir informe número do fornecedor e loja do título. Se preferir, utilize o recurso de consulta padrão (por meio da tecla F3). É exibida uma relação de títulos de acordo com o fornecedor selecionado do tipo PR. Marque o título e confirme. Em seguida, o sistema disponibiliza a opção para fazer o cadastro do título a pagar.
Contabilização: Para contabilizar a inclusão do título provisório é utilizado o lançamento padrão 510 (o mesmo utilizado para inclusão de contas a pagar em geral), e na substituição do mesmo por um título do tipo NF, por exemplo, podemos realizar a contabilização deste processo através do lançamento padrão 533, tendo como regra utilizar a tabela SE2 como valor base (SE2->E2_VALOR). O título de provisionamento será baixado e o título substituto será apresentado em tela para escolha do Tipo e confirmação e novamente o lançamento padrão 510 será considerado para esta inclusão. Caso a opção seja deletar o título provisório após sua substituição, pode ser utilizado o Ponto de Entrada F50DELPR, e neste caso a contabilização também será feita através do lançamento padrão 533.
Informações |
---|
| Enquanto o usuário estiver usando a rotina, a tela de seleção de índice será apresentada uma única vez por motivos de performance. Para que a tela de seleção de índice seja exibida novamente, será necessário sair da rotina e acessá-la novamente.
Informações |
---|
| O compartilhamento da tabela de títulos a pagar (SE2) terá impacto na forma de realizar a pesquisa dos títulos que serão selecionados para efetivação da substituição. Ao acionar a pesquisa ( Outras ações > Pesquisar), deve ser preenchido conforme abaixo:
Caso a tabela de títulos a pagar(SE2) não esteja totalmente compartilhada deve obrigatoriamente ser digitada a filial desejada para pesquisa. Exemplos: A tela de seleção possui 2 títulos com o mesmo prefixo e número, porém de filiais diferente. Filial: D MG 01 Prefixo = MAN No. Titulo = 01 Parcela = I
Filial: D MG 02 Prefixo = MAN No. Titulo = 01 Parcela = I
Para que seja posicionado no título da Filial D MG 01 deve ser informado conforme abaixo:
Caso a tabela de títulos a pagar (SE2) esteja totalmente compartilhada deve a filial não deve ser digitada a filial desejada para pesquisa. Por exemplo, para o título: Prefixo = FIN No. Titulo = FN050477 Parcela = D
|
|
|