Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

https://tdn.totvs.com/display/LRM/Melhorando+Performance+do+sistema


2.3. Configuração de infraestrutura


  • Portabilidade e Arquitetura RM
    • Aqui você irá encontrar uma orientação para as configurações de ambiente que devem ser utilizadas em sua empresa, buscando o melhor desempenho e usabilidade do RM. O dimensionamento de hardware neste documento é apenas um direcionamento de uma sugestão para que possam se basear e avaliar a melhor forma de aplicabilidade em seu ambiente.


  • Configuração e funcionamento do ambiente em N Camadas
    • Permite uma maior distribuição do processamento, tendo um processamento independente para determinadas tarefas. Clique aqui para visualizar a documentação


2.4. Sizing de ambiente


Para fazer um sizing de ambiente para a utilização do sistema Meu RH, é importante seguir um modelo padrão, conforme o item 2.3 que leve em consideração as necessidades específicas do cliente e as melhores práticas para garantir um desempenho eficiente do sistema.

Aqui está um guia de sugestão para ajudá-lo nesse processo:

Passo 1: Entendimento das Necessidades do Cliente

  1. Coleta de Requisitos: Reúna informações sobre o número de usuários que utilizarão o sistema, o volume de transações diárias esperadas, volume de pico e os módulos do Meu RH que serão utilizados.

  2. Projeção de Crescimento: Considere o crescimento projetado da empresa para garantir que o sistema possa acomodar mais usuários e transações no futuro sempre mantendo a infraestrutura adequada ao número de projeção.

  3. Identificação de Funcionalidades: Determine quais funcionalidades do Meu RH serão mais utilizadas e como isso pode impactar a carga no sistema, por exemplo, a marcação de ponto por geolocalização, onde pode ter uma utilização bem grande e concorrência em horários de entrada e saída do horário de trabalho.

Passo 2: Avaliação de Infraestrutura

  1. Análise de Hardware: Avalie a necessidade de servidores físicos ou virtuais. Considere fatores como processador, memória RAM, e armazenamento necessário para suportar o uso atual e futuro. Pode-se ter uma referência na nossa portabilidade.

  2. Requisitos de Rede: Garanta que a infraestrutura de rede seja capaz de suportar o tráfego de dados necessário, com boa largura de banda e baixa latência.

  3. Segurança e Backup: Defina estratégias de segurança para proteger dados sensíveis e implemente soluções de backup para garantir a continuidade do negócio.

Passo 3: Configuração do Ambiente

  1. Software e Licenciamento: Instale o software necessário e verifique as licenças do Meu RH, sistemas operacionais, e outros aplicativos relacionados. Importante avaliar se as licenças do Meu RH são suficiente para o número de colaboradores que estão acessando o aplicativo. Avalie com o seu ESN a quantidade de licenças contratadas e uma proposta de aumento de licenças.

  2. Configuração de Servidores: Configure servidores de aplicação, banco de dados, e quaisquer outros serviços necessários, garantindo que estejam otimizados para desempenho.


Passo 4: Revisão e Ajustes

  1. Revisão Periódica: Realize revisões periódicas para avaliar o desempenho do sistema e faça ajustes conforme necessário para atender a novas demandas ou mudanças na infraestrutura.

  2. Atualizações e Manutenção: Mantenha o sistema atualizado com as últimas versões e patches para garantir segurança e funcionalidade contínua.


Seguindo esse modelo padrão, você poderá realizar um sizing de ambiente eficaz para o Meu RH, garantindo que o sistema funcione de forma otimizada para atender às necessidades do cliente.


Bloco de código
titleAtenção!
Estas recomendações são apenas um direcionamento para uma boa operação do servidores e não deve ser considerado como único padrão de avaliação e monitoração. Para as configurações de banco de dados deverá ser validado com um especialista.