Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Para utilizar a Conciliação de Cartão de Crédito é obrigatório cadastrar pelo menos uma operadora no programa html.creditCardOperator.

 

Ao adicionar a operadora serão solicitados os seguintes campos:

Gerais

O código da operadora e o nome podem ser cadastrados conforme a preferência ou necessidade da empresa.

O código da operadora será solicitado na importação do arquivo de conciliação na Central de Conciliações Financeiras.

O código da pessoa jurídica deve ser informada pois será utilizado para encontrar o cliente financeiro na implantação de antecipações durante o processo de conciliação, se for necessário.

O tipo layout será sempre Genérico e os layout genéricos de Venda e Crédito devem estar cadastrados no programa UTB060AA, transação "Conciliação Cartão Crédito". Não obrigatoriamente, o layout genérico de Venda pode ser diferente do layout genérico de Crédito.

A faixa de valor de ajuste indica os limites para ajuste de saldo dos títulos de cobrança especial.

Por exemplo, se ocorrer diferença de centavos nas parcelas de uma venda, o ajuste será feito no Monitor de Conciliação Cartão de Crédito desde que os valores estejam dentro da faixa estabelecida.

Para que o sistema realize este processo de Ajuste do valor é necessário que no programa Atualiza Parâmetros Gerais SCO (prgfin\sco\sco000ta) seja informado a Conta Contábil que será utilizada.

Antecipação

Durante o processamento de uma conciliação de cartão de crédito pode ser necessário gerar antecipações nos seguintes casos:

  1. Divergência de Título não Encontrado: quando não se encontra o título de cobrança especial de cartão de crédito para o lançamento e se opta por gerar uma Antecipação para dar entrada dos recursos no Caixa e Bancos. O motivo padrão para esta situação seria quando ocorre o repasse antes do faturamento do pedido de venda.
  2. Lançamento de crédito com data inferior a data de emissão do título de cobrança especial de cartão de crédito. Pode ocorrer quando o faturamento ocorre em data posterior a data de crédito e o processamento da conciliação não é feito no mesmo dia em que ela é recebida. O título é liquidado contra a antecipação durante o mesmo processamento.
  3. Lançamento com múltiplos títulos: quando um lançamento encontra mais de um título de cobrança especial de cartão de crédito com a mesma NSU, autorização e parcela. Pode ocorrer nos casos de faturamento parcial. Neste caso, será gerada uma antecipação no valor líquido do repasse e os títulos encontrados serão abatidos contra esta antecipação.

Além disso também pode ser feita a implantação manual de uma antecipação na opção Cartão de Crédito - Antecipações da Central de Conciliações Financeiras.

Em todos as situações citadas acima, as informações básicas para criação das antecipações a receber serão cadastradas na tela demonstrada abaixo:

O código da espécie deverá ser do tipo Antecipação.

O código da série deve estar cadastrado.

A unidade de negócio deve estar cadastrada.

O tipo de fluxo deve estar cadastrado e ser de entrada e analítico.

O valor mínimo da antecipação. Se um lançamento tiver valor líquido inferior ao informado neste campo, houver divergência de Título não Encontrado para o lançamento e se optar por Gerar Antecipações para Títulos não encontrados no processamento da conciliação ou do lançamento, a atencipação não será gerada por não atingir o valor mínimo.

Equivalência de Estabelecimentos

Depois de cadastrar a operadora, será necessária fazer a equivalência de estabelecimentos, que consiste em vincular o código de estabelecimento enviados nos arquivos de conciliação com um estabelecimento cadastrado no ERP.

Para fazer esta equivalência, deverá ser selecionada a operadora e clicar na ação +Informações.

Será apresentada a tabela de equivalência dos estabelecimentos já cadastrados e será possível adicionar novos registros acionando o botão + Adicionar Estabelecimento.

Adicionar Estabelecimento:

Administradoras da Operadora

Também será necessária fazer a equivalência de administradoras, que consiste em vincular os códigos de administradora e bandeira enviados nos arquivos de conciliação com uma administradora cadastrada no ERP no programa ACR002AA.

Para fazer esta equivalência, deverá ser selecionada a operadora e clicar na ação +Informações.

Clicando no botão + Adiciona Administradora será possível vincular os códigos de administradoras e bandeira enviados pela operadora com o cadastro de administradora do ERP do programa bas_admdra_cartao_cr (ACR002AA).