Histórico da Página
Geral
Utilizar status do contrato: Utiliza status definido para o contrato.
Utilizar detalhamento de itens: Quando marcado, esse parâmetro incidirá somente em contratos de serviço, marco contratual e parcela fixa, que forem do tipo a pagar.
Histórico a ser inserido na criação do contrato: Informe chapa do responsável e o status inicial do contrato, por default o contrato será "EM ANDAMENTO".
Permite alteração da data na Programação do contrato: Permite alteração na programação do contrato.
Utilizar Valor do Reajuste na Medição (PI + R): Ao ativar este parâmetro o sistema passa a permitir a informação dos valores medidos/consumidos do preço inicial contratado e do reajuste dos itens/objetos separadamente.
Obs.: Para os projetos que possuem contratos com o tipo de reajuste igual a "Por Contrato" ou a aplicação do reajuste á "Valor Atual" o parâmetro de Utiliza Valor do reajuste na medição (PI + R) estará desabilitado para marcação.
Permite Produtos e Serviços no mesmo pedido de Faturamento Direto: ao marcar será possível incluir produto e serviço num mesmo pedido de faturamento direto. Desmarcando deverá incluir um pedido para cata tipo de produto.
Utilizar mais de um Cliente/Fornecedor no contrato: Permite informar mais de um cliente/fornecedor, na medição ou geração de movimento para Suprimento/Faturamento
Histórico a ser inserido na criação do contrato: Informa se a chapa do responsável e o status inicial do contrato.
Observação: O campo Chapa do responsável não é um campo de preenchimento obrigatório e o status inicial do contrato será "Em andamento".
Utilizar moeda no contrato: Permite que o contrato tenha sua própria moeda a partir da data de base de conversão
Associação de itens e objetos
Não associar itens/objetos em mais de 100% da quantidade orçada (Contratos A Pagar): Caso este parâmetro esteja habilitado, na associação itens/objetos ao contrato não será permitida a associação em quantidades superiores à quantidade orçada. A não ser que o contrato seja do tipo A Receber.
ATENÇÃO: Essa validação não é realizada para insumos do tipo SOMENTE CONTRATAÇÃO.
Permitir contratação com valor superior ao orçado (Contratos A Pagar: Serviços, Forn. de Material e Insumos): Caso este parâmetro esteja habilitado, na associação itens/objetos ao contrato não será permitida a associação em valores superiores ao valor total orçado para o item/objeto. A não ser que o contrato seja do tipo A Receber.
ATENÇÃO: Essa validação também é realizada para insumos do tipo SOMENTE CONTRATAÇÃO.
Calcular contrato automaticamente após execução da associação de itens: Calcula projeto após associação de itens.
Utiliza insumos para contratação: Ao habilitar este parâmetro, no cadastro de Insumos será apresentado o anexo de insumos para contratação.
Permitir associar ao Contrato itens com quantidade zero (Prest. Serviço, Parc. Fixas e Marco Cont.) Quando habilitado, este parâmetro deve permitir associar ao contrato itens com quantidade zero. Este parâmetro contempla contratos dos tipos: Prestação de Serviços, Parcelas Fixas e Marco Contratual.
Permitir que itens [Tarefas/Insumos] contratados sejam associads com outro preço unitário no aditivo Ao habilitar esse parâmetro sistema permitirá a inclusao do mesmo itm com preços unitários diferentes no aditivo.
Finalidade do Contrato Extra:
Extra - Histograma: Ao marcar está opção, somente os insumos não planejados no projeto poderão ser associados ao contrato.
Extra: Ao marcar está opção, os insumos planejados e não planejados poderão ser associados ao contrato.
Períodos
Bloquear a edição de períodos anteriores a períodos medidos e liberados: Quando marcado esse parâmetro, os períodos anteriores ao último período liberado não poderão ser editados, ou seja, não poderão ser criados períodos complementares ou períodos de estorno. Neste caso se o período seguinte estiver simplesmente medido o sistema vai permitir a edição.
Consistir Datas do Contrato com Datas do Projeto - (Inicio e Término):
Reprogramar os períodos subsequentes na prorrogação do contrato: Com esse parâmetro marcado, ao alterar o histórico do contrato de "Paralisado" para "Em Andamento" os períodos que ainda serão medidos e liberados deverão ter suas datas reprogramadas considerando a nova data de prorrogação do contrato, com o parâmetro desmarcado, o contrato e aditivos serão prorrogados e o usuário terá a possibilidade de criar novos períodos para o contrato. Aba períodos.
Medição
Considerar centros de custo da tarefa na medição: Se habilitado este parâmetro o centro de custo informado na tarefa será considerado no momento da medição do período.
Utilizar Status de Medição:
- Caso esteja habilitado os períodos do contrato começam a ter os seguintes status: Fechado e Aberto.
- Para alterar os status do período deve-se executar os processos: Encerrar período e Reabrir período.
- Ao criar um período, o novo período tem status Aberto e nesse status é possível apenas realizar medições no período. Liberar Período e Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento não são permitidos nesse status do período.
- Períodos fechados não são passíveis de medição, serão permitidos somente os processos Liberar Período e Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento.
Permitir medição/consumo superior a 100%
Sempre permitir: Permite que a medição acumulada até o período seja superior a quantidade total contratada.
Solicitar senha: Solicita senha quando a medição acumulada até o período for superior a quantidade total contratada.
Nunca permitir: Não permite que a medição acumulada até o período seja superior a quantidade total contratada somada a Aditivos de contrato caso o mesmo possua.
Situações possíveis:
Usuário Supervisor: Pode realizar medição acima de 100% estando definido qualquer parâmetro ('Sempre permitir', 'Solicitar senha', 'Nunca permitir').
Usuário Não supervisor, com acesso no perfil à: "Autoriza medição superior a 100% mediante senha". Parâmetro 'Sempre Permitir': Realiza medição acima de 100%. Parâmetro 'Solicitar Senha': Realiza medição acima de 100%. Parâmetro 'Nunca permitir': Não realiza medição acima de 100%
Usuário Não supervisor, sem acesso no perfil à: "Autoriza medição superior a 100% mediante senha". Parâmetro 'Sempre Permitir': Realiza medição acima de 100%. Parâmetro 'Solicitar Senha': Realiza medição acima de 100%, mediante senha. Parâmetro 'Nunca permitir': Não realiza medição acima de 100%.
Atenção: Para contratos do tipo A RECEBER, as validações de medição acima de 100% não se aplicam, pois contratos a receber não possuem trava de associações e medições acima de 100%.
Observações:
A senha de autorização deverá ser de um usuário supervisor ou de um usuário que tenha em seu perfil, definido o acesso: "Autoriza medição superior a 100% mediante senha".
A permissão de acesso 'Autoriza medição superior a 100% mediante senha' definida no perfil do usuário, permite que o usuário efetue medições superiores a quantidade contratada, através de sua senha pode autorizar esse tipo de medição a outros usuários, durante o lançamento da medição.
Lembrando que para verificar a utilização do acesso à: "Autoriza medição superior a 100% mediante senha". Você deve ir em Cadastros -> Segurança -> Perfis, abrir o perfil desejado e na aba 'Acesso a Menus' verificar se a opção localizada em Cadastros -> Contratos -> Autoriza medição superior a 100% mediante senha, esta definida como 'Permitir Acesso' ou 'Proibir Acesso'.
Os parâmetros "solicitar senha" e "nunca permitir" não se aplicam ao usuário supervisor.
Utiliza aposentadoria especial Parâmetro "Não Utiliza": Não será exibido o campo relacionado a aposentadoria especial no sistema Parâmetro "Apenas na Tarefa": O campo aposentadoria especial será exibido na aba "Outros" edição de tarefas (Serviços e Atividades) e no processo da planilha "Atualização Múltipla de Registros" Parâmetro "Apenas no Insumo": O campo aposentadoria especial será exibido na aba "Identificação" do insumo e no processo de "Alteração Geral de Insumo" Parâmetro "Na Tarefa e no Insumo": O campo aposentadoria especial será exibido na aba "Outros" edição de tarefas (Serviços e Atividades), no processo da planilha "Atualização Múltipla de Registros", na aba "Identificação" do insumo e no processo de "Alteração Geral de Insumo"
Liberação
Permitir calcular retenção sobre valor total:
Se parâmetro estiver habilitado a retenção da liberação de contratos é calculada sobre:
* VALOR TOTAL DA MEDIÇÃO + VALOR DE REAJUSTE (se houver).
Ex.:
VLR. TOTAL DA MEDIÇÃO | %REAJUSTE | VLR. REAJUSTE | VLR. TOTAL MEDIÇÃO + VLR. REAJUSTE | % DEDUÇÃO | VLR. DEDUÇÃO | VLR TOTAL - VLR. DEDUÇÃO | %RETENÇÃO | VLR. RETENÇÃO |
100,00 | 50% | 50 | 150 | 10% | 15 | 135 | 50% | 75 |
Se o parâmetro estiver desabilitado a retenção da liberação de contratos é calculada sobre:
* (VALOR TOTAL DA MEDIÇÃO + VALOR DE REAJUSTE (se houver) ) - Valor de Dedução.
Ex.:
VLR. TOTAL DA MEDIÇÃO | %REAJUSTE | VLR. REAJUSTE | VLR. TOTAL MEDIÇÃO + VLR. REAJUSTE | % DEDUÇÃO | VLR. DEDUÇÃO | VLR TOTAL - VLR. DEDUÇÃO | %RETENÇÃO | VLR. RETENÇÃO |
100,00 | 20% | 20 | 120 | 20% | 24 | 96 | 20% | 19,20 |
Consistência entre Pedidos de Material e Contratos :
Desagrupar produtos do rateio ao enviar para Suprimentos / Faturamento: Se na medição do item existir o mesmo produto de rateio default para varias tarefas, com o parâmetro "Desagrupar produtos do rateio ao enviar para Suprimentos / Faturamento" ativo ao liberar a medição para o Suprimentos / Faturamento será listado o mesmo produto de acordo com o número de tarefas que o tem como produto default.
Exemplo:
Tarefa A utiliza produto XX como Produto de rateio default.
Tarefa B utiliza produto XX como Produto de rateio default.
Tarefa C utiliza produto XX como Produto de rateio default.
Ao liberar medição para o Suprimentos/Faturamento este produto será listado 3 (três) vezes na tela de movimentos do Suprimentos/Faturamento.
Porém, se necessário Agrupar os produtos na tela de movimentos do Suprimentos/Faturamento é necessário marcar nos parâmetros do tipo de movimento no Suprimentos / Faturamento possível o agrupamento de itens. (Outras movimentações - clique em parametrizar, Clique em item - identificação 2/2 e ative o parâmetro "Agrupar itens repetidos".
Atenção:
Se o tipo de movimento estiver com o parâmetro ativado "Gera Apropriação" na integração com projetos, o parâmetro "Agrupar itens repetidos" não ficara habilitado.
Não permitir que a data de liberação da medição seja menor que a data do período: Caso essa opção esteja habilitada, não será permitida a liberação para o TOP, Financeiro e para o Suprimentos/Faturamento quando a data da liberação for menor que a data final do período. Caso contrário o período é liberado sem restrições.
Apropriar Liberação em (Pedido ou Nota Fiscal): Visando viabilizar fluxos alternativos para Apropriação de Custos quando integrado ao BackOffice Protheus serão criados novo parâmetro de projeto e na tela de contratos responsáveis por informar o momento da apropriação do mesmo. Atualmente o processo viabiliza somente a apropriação a partir da Nota Fiscal retornada pelo BackOffice Protheus, sendo este também informado como o valor padrão do novo parâmetro criado.
Produto da liberação (Contrato de insumos):
Produto associado ou default (quando não houver produto associado): Ao marcar está opção, o produto cadastrado na aba "Produtos de Suprimentos/Faturamento" do cadastro do insumo, será apresentado na tela do processo "Gerar integração com suprimentos/faturamento" do contrato, posteriormente enviado para o movimento. Caso o cadastro de insumo não possua produto informado na aba "Produtos de suprimentos/faturamento", será considerado o produto cadastrado na aba "Default" do contrato.
Produto associado: O produto cadastrado na aba "Produtos de Suprimentos/Faturamento" do cadastro do insumo, será apresentado na tela do processo "Gerar integração com suprimentos/faturamento" do contrato, posteriormente enviado para o movimento.
Produto default: O produto cadastrado na aba "Defaults" do contrato, será apresentado na tela de geração da integração suprimentos/faturamento para geração do movimento.
Discriminar valores de retenção, dedução e adiantamento: Clique aqui e veja um exemplo do funcionamento do parâmetro na prática.
Para utilizar esse parâmetro deverá ser configurada a formula C . Nesse cenário o campo "Desconto" e "Retenção" do item de movimento terá sua edição bloqueada.
Ao gerar o movimento com essa parametrização os valores de dedução e de retenção serão enviados ao Suprimentos/Faturamento e terão o seguinte comportamento:
O somatório das deduções vai para o campo "Valor Deduzido" do item do movimento no módulo Suprimentos/Faturamento. O somatório das retenções vai para o campo "Valor Retido" do item do movimento no módulo Suprimentos/Faturamento.
Caso tenha Adiantamento será enviado o valor para o campo Valores Financeiros - Valores - "Desconto" do movimento.
Para habilitar o campo "Valor Retido" (Retenção) e "Valor deduzido" (Desconto) acesse o Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Parâmetros | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Selecione o tipo de movimento desejado | Etapa: Item - Valores Financeiros 2/2 | Habilite o campo de "Retenção" e "Dedução" | informe a opção desejada "Usa Valor, percentual ou ambos".
Com o parâmetro discriminar marcado, no contrato de insumo o sistema irá considerar o parâmetro de "Produto da liberação (Produto associado ou default, associado e default)" enviando sempre a quantidade na criação do pedido.
Discriminar quantidade e preço dos itens no movimento (Contrato de Insumos):
Ao ser marcado esse parâmetro o sistema irá automaticamente travar o campo da fórmula dos contratos, considerando a formula C e passará a enviar a quantidade e preço dos itens consumidos no contrato de insumo. No envio dos itens ao movimento , o sistema respeitará a informação fornecida no campo Produto da Liberação (Contrato de Insumos).
Selecionar Tarefas no processo de Medição:
Quando esta desmarcado ele trás todos os itens associados ao contrato para realizar a medição.
Quando esta marcado ele não trás as tarefas na grid, o usuário deve selecionar as tarefas na medição do contrato.
Observação: Ao associar mais de 1000 itens este parâmetro automaticamente será marcado.
Se na associação de itens for selecionado
Enviar retenção como desconto na liberação do período: Ao gerar o movimento com essa parametrização os valores de dedução e de retenção serão enviados ao Suprimentos/Faturamento e terão o seguinte comportamento:
O valor do campo "Valor total retido/deduzido" da liberação do período será enviado para o campo "Desconto" do movimento no módulo Suprimentos/Faturamento.
Somente para os contratos de insumo ao combinar os parâmetros "Considerar produtos associados no faturamento de contratos de insumos" e "Enviar retenção como desconto na liberação do período", o sistema consegue enviar a quantidade real consumida no faturamento do contrato, pois a dedução e a retenção serão descontadas apenas no movimento e não no Totvs Obras e Projetos. Será enviado o valor bruto e as deduções e retenções serão enviadas para o campo desconto do movimento, garantindo a integridade do valor e da quantidade consumida no contrato.
Observação:
Se o parâmetro 'Discriminar valores de retenção e dedução' e 'Enviar retenção como desconto na liberação do período' estiverem desmarcados ao gerar o movimento com essa parametrização nenhum valor será enviado para os campos "Desconto" e "Valor retido" do movimento no módulo Suprimentos/Faturamento.
Se o parâmetro de 'Discriminar valores de retenção e dedução' estiver marcado, automaticamente o parâmetro 'Enviar retenção como desconto na liberação do período' será desmarcado.
Consistência entre Pedidos de Material e Contratos: Quando marcado, os pedidos de material e contratos existentes serão considerados para que a quantidade contratada não seja maior que a quantidade orçada.
Se os parâmetros "Não associar itens/objetos em mais de 100% da quantidade orçada (Contratos A Pagar)" e "Consistência entre Pedidos de Material e Contratos" estiverem marcados não será permitida a contratação de valor superior ao orçado, isso porque a consistência e feita entre os valores associados ao contrato e ao pedido de material.
Informações Adicionais:
Permitir Alteração de Data na Prorrogação do Contrato: Com esse parâmetro marcado, ao alterar o histórico do contrato de "Paralisado" para "Em Andamento" a data de prorrogação será sugerida com a possibilidade de ser alterada, com o parâmetro desmarcado, o contrato e aditivos serão prorrogados considerando o cálculo de dias corridos em que o contrato ficou paralisado. Inicialmente o parâmetro estará marcado, aba geral.
Observação:
Caso o sistema esteja integrado com o Protheus, a aba Formula no contrato não será exibida.
Integração ECM - WF
Esse parâmetro, faz com que um atendimento seja gerado no Gestão de Relacionamento com Cliente sempre que itens ou objetos sejam adicionados a um contrato, o mesmo ocorre ao liberar um período.
Observação:
Para obter uma melhor experiência e controle, aconselhamos a utilização do parâmetro de projeto ‘Utiliza Status do Contrato’.
Parâmetro de Projeto -> Contrato –> Geral –> Utiliza Status do Contrato
Encerramento:
Consistência do Checklist de encerramento de Contratos à Pagar e Contratos à Receber.
Legenda
Não Confere: A verificação da consistência do item não ocorrerá no momento do encerramento do contrato.
Avisa: Uma mensagem interativa será exibida no encerramento, perguntando se deseja verificar a consistência do item ou não.
Barra: Se houver inconsistência no item analisado, o processo será interrompido e o contrato não será encerrado.
Minhas Inspeções:
Esse parâmetro possibilita bloquear a liberação de período se não existir inspeção em conformidade. Deve-se escolher o tipo de contrato.
Portal de Medição:
Nos parâmetros do Portal de Medição do projeto em questão, é possível selecionar os recursos do Smart View para os Relatórios de Boletim de Medição, Relatório de Pré-Nota e Relatório de Pedido de Faturamento direto, todos disponíveis através do TOTVS Compartilhamento.
Além disso, também é possível selecionar o Repositório de arquivos utilizado no Portal de Medição do Fornecedor.
Visualizar hierarquia de tarefas nas medições: determina se as informações de obra/etapa serão exibidas na visão de medição. Esse comportamento também será aplicado ao arquivo Excel gerado ao baixar a planilha de medição.
Fórmula de Validação de Medição (envio para aprovação) Possibilita a criação de uma fórmula ao enviar a medição do período para aprovação. Para esta fórmula, foi disponibilizada a função QUANTIDADEAQUIVOSPERIODO, que lista a quantidade de arquivos anexados no período do contrato. No exemplo abaixo, o alerta serve para lembrar o fornecedor de anexar algum arquivo antes de avançar a medição do período para aprovação:
Além dessa, a função TABMCNTPDO pode ser usada para trazer os campos da MPDO.
Exemplo:
TABMCNTPDO('CODCOLIGADA')
TABMCNTPDO('IDPRJ')
TABMCNTPDO('PERIODOMED')
Fórmula de Validação de Faturamento Direto (envio para aprovação) Permite a criação de uma fórmula que será executada ao enviar o pedido de faturamento direto para aprovação. Assim como detalhado logo acima, na fórmula de validação de medição, é possível usar a função TABMCNT para retornar os campos CODCOLIGADA, IDPRJ, IDCNT e IDPEDIDOEXTRA.
No exemplo abaixo, a fórmula cadastrada no parâmetro, valida a condição de pagamento informada no pedido de faturamento direto, impedindo que este fosse enviado para aprovação: