Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Tratamento de Despesas no Internacional

 

As despesas são uma previsão das despesas que efetivamente serão cobradas no momento do recebimento, mas que ainda não se sabe ao certo o fornecedor da despesa. A finalidade é,  na entrada das notas destas compras, custear o valor do item no estoque, considerando as despesas, para que o valor médio do item não fique distorcido, ou fora da realidade.

O tratamento de despesas para o produto internacional ocorre da seguinte forma:

No módulo de Compras são cadastradas as despesas padrões da compra, no relacionamento item X fornecedor (ou estabelecimento). Estas despesas serão relacionadas automaticamente a cotação, sempre que for cadastrada uma nova cotação. No caso de contratos, será sugerida como despesas do item do contrato.

Quando do recebimento da mercadoria, estas despesas serão automaticamente trazidas para a tela do recebimento (RE3001), para cada item do documento informado, podendo o usuário alterar ou não os valores das despesas.

Quando da atualização da nota, estes valores das despesas irão gerar uma movimentação no estoque para custear o item.

 

Conceito para despesa em Percentual  ou Valor fixo –  a despesa poderá ser tratada em percentual (sobre valor da compra) ou valor fixo informado para a compra, tornando flexível a utilização da despesa.  Serão tratados 4 tipos básicos de cálculo da despesa:

  • Aplicação da Despesa: Todas as Notas Fiscais   e Tipo de Cálculo:  Percentual     

Nesta situação, para se obter o valor da despesa será considerado o valor total solicitado na ordem e calculado o valor percentual sobre o cálculo do preço  unitário da cotação vezes a quantidade da ordem.

  • Aplicação da Despesa: Primeira Nota e Tipo de Cálculo:  Valor

Neste caso, a despesa será apropriada somente na primeira entrega, sendo que o valor da despesa é fixo e informado para a despesa da cotação. As demais entregas previstas para a ordem não consideram esta despesa.

  • Aplicação da Despesa: Todas as Notas Fiscais e Tipo de Cálculo:  Valor

Neste caso, para cada entrega programada na ordem de compra é considerado o valor definido na despesa da cotação.

  • Aplicação da Despesa: Primeira Nota e Tipo de Cálculo:  Percentual

Nesta situação, será calculado o valor percentual considerando a quantidade definida na primeira parcela de entrega da ordem vezes o preço unitário da cotação. As demais entregas previstas não consideram esta despesa.

 

Na definição da despesa (cadastro da despesa – cd1070),  existe um parâmetro que define se a despesa será considerada para todas as notas ou somente para primeira. Isto será utilizado em compras, para facilitar a utilização da despesa, quando a mesma incorre independente do número de parcelas ou vice-versa.