Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Esta informação garante que os títulos a receber gerados pelo ambiente Faturamento sejam devidamente classificados em uma natureza financeira controlada pelo ambiente Financeiro, destacando valores de impostos e gerando os títulos destes automaticamente, quando necessário.



Aplicação Prática

Uma empresa deseja cadastrar uma natureza financeira para classificação das notas de serviço (documento de saída) com cálculo de ISS. Os procedimentos necessários para geração deste documento são:

  1. O primeiro passo é cadastrar uma nova natureza (Ex.: Serviço) onde o campo Calcula ISS tenha o conteúdo preenchido com Sim.

Isto permite que o Sistema calcule e destaque o valor do imposto (ISS) no documento de saída.

2. No cadastro de clientes, o ideal é relacionar no campo Natureza à natureza financeira respectiva ao serviço (Ex.: Natureza = Serviço).

Assim, toda vez que for gerado um documento de saída para este cliente, é sugerida automaticamente a natureza Serviço.

3. O produto foi cadastrado com os seguintes dados:

Produto

Serviço-Manutenção

Descrição

Serviço e Manutenção de Microcomputadores

Tipo

MO

Unidade

HR

Local Padrão

01

Alíquota de ISS

5

Cod. Serv. ISS

2860


4. O TES cadastrado para esta operação deve conter o campo Calcula ISS = Sim.

5. Ao gerar o documento de saída utilizando os dados citados acima: natureza, cliente, produto e TES, o Sistema calcula e destaca o valor do ISS conforme alíquota definida no cadastro de produto, gerando o(s) título(s) a receber) com incidência do imposto e o título do tipo TX com o valor do ISS a ser recolhido no contas a pagar, se for o caso.



Aviso
titleImportante!


A partir do pacote da expedição contínua de 22/03/2024 na release 12.1.2310, o campo A1_NATUREZ passa a ser alterável para possibilitar ao cliente definir os módulos que esse campo deve aparecer na rotina.

Obs: Caso o campo A1_NATUREZ seja alterado para Não Usado, obrigatoriamente o parâmetro MV_1DUPNAT precisa ser alterado para SC5->C5_NATUREZ ou uma função de usuárioque retorne o código de uma natureza válida.