Passo a passo: | O estado de obsolescência do item determina quais movimentações o mesmo pode sofrer no sistema. Essa parametrização pode ser definida nos programas CD0204 - Implantação Item, CD1107 - Manutenção Item Manufatura, CD0138 - Manutenção Itens Materiais e CD0140 - Manutenção Item x Estabelecimento Materiais, sendo que o cadastro validado pelo sistema é sempre a nível de estabelecimento (CD0140). Os outros programas são utilizados para exportar a nova configuração para todos os estabelecimentos vinculados a família do item, caso seja necessário interromper a utilização do mesmo completamente.
Os estados existentes são: - Ativo: Possibilita efetuar todas as movimentações de estoque como compras, transferências, reporte de produção. Esse é o estado padrão que um item assume ao ser criado.
- Obsoleto ordens automáticas: Sendo essa situação de estoque parametrizada para o item, não será possível gerar ordens automáticas de compra (CE0341 - Geração Ordens de Compra) e de produção (PL0501 - Cálculo de Planejamento). As demais movimentações, como requisições, devoluções e ordens manuais podem ser realizadas normalmente.
- Obsoleto todas as ordens: Determina que não poderá ser gerada nenhuma ordem de compra ou produção (mesmo que o item seja reserva do item principal) para o item assim parametrizado, independente do tipo (manual ou automática) e não será possível movimentá-lo pelo módulo de Produção. No entanto, o item ainda pode ser movimentado no módulo de Estoque através de requisições, devoluções, transações diversas entre outros.
- Totalmente obsoleto: Determina que o item não poderá sofrer nenhuma movimentação de estoque. Esse estado irá bloquear totalmente a utilização do item no sistema e somente deve ser utilizada quando não for mais necessário controlá-lo.
|