Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Deck of Cards
effectDuration0.5
idFuncionalidadesEST
effectTypeslide
Card
defaulttrue
effectDuration0.5
labelProcessam CUSTO MÉDIO
effectTypeslide

- Testar se a performance é otimizada com a configuração de parâmetros: MV_M330THR=1 e MV_M330JCM= em branco

Card
effectDuration0.5
labelCONTABILIZAÇÃO do custo
effectTypeslide

DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDEm construção.


...

03. Levantamento de insumos para análise do Suporte Técnico

...

Cada questão e log solicitados foram elaborados para agilizar e prover uma análise assertiva e criteriosa em ocorrências de performance. Por isso, havendo dúvidas, solicite apoio à seu time de TI para que todas as questões sejam devidamente preenchidas. Elas são essenciais para atendimento.


Dica
titleImportante

...

Se seu ambiente estiver armazenado no Cloud da TOTVS, e você não tiver acesso para obter algum dos insumos abaixo solicitados, através da plataforma TCloud, então, acione primeiramente o Suporte Cloud solicitando a geração dos insumos. Com eles disponíveis, então solicite o Suporte Técnico da área enviando os dados levantados.

Deck of Cards
id001
tabLocationleft
Card
label1ª ETAPA de análise técnica

FORNECER AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

1) A lentidão ocorre isoladamente em qual processamento? (Exemplo: ocorre isoladamente no processamento do custo médio)

2) Qual o atual tempo de processamento, para qual quantidade de registros? E qual a sua expectativa de tempo considerável para esse mesmo volume de dados?

3) Quando a lentidão começou nesse processamento? Sempre existiu ou foi a partir de 'alguma mudança em sua estrutura do sistema' / 'alguma atualização específica aplicada'?


PROVIDENCIAR OS SEGUINTES INSUMOS:

1) Gerar o LogProfiler e o log Dbtrace para coleta do processamento de execução da rotina, extamente conforme o boletim: SIGAEST LogProfiler e Dbtrace

2) Inspetor de objetos "Exportar dados", extamente conforme a instrução: Exportar Dados - Linha Protheus

3) Print da tela de geração MallocIO  (onde aloca a memória para ganho de performance)


Expandir
titleSE a lentidão for no processamento do CUSTO MÉDIO

1) Tabela CV8 completa em formato .dtc filtrada com CV8_PROC = Nome da rotina (Obs: efetuar pelas rotinas legados, no caso, MATA330)

2) Informar se utiliza procedures, e qual o comportamento obtido sem procedures.



Card
label2ª ETAPA de análise técnica

Análises de performance podem ser complexas pois envolvem uma diversidade grande de fatores e variáveis, distribuídas entre: 1) O Banco de dados, 2) Configurações e detalhes estruturais do ambiente, e 3) O Produto em si (códigos padrões).

Deste modo, caso o analiste de Suporte Técnico realize a primeira análise e os insumos não forneçam indícios concretos da causa do problema, estão será necessário seguir os passos:


  • Caso se certifique de a ocorrência não ser sanada com as recomendações acima, prossiga com a análise do ambiente:

1 -Avalie junto à sua equipe de infraestrutura e DBA pois é possível que o problema seja reproduzido apenas com sua estrutura de Hardware / Rede, bem como, especificamente com sua base de dados; e se for uma limitação de estrutura/banco de dados, neste caso, não é caracterizado uma falha no Produto de forma a direcionar o caso para correção. 

Verifique o boletim FRAME - Lentidão no Protheus 12 e siga criteriosamente as recomendações para validação do ambiente Protheus

2 - Efetuar a configuração correta do arquivo Dbapii.dll

4 - Utilizar a chave DBPulse ativa, caso o ambiente esteja em um servidor Cloud

1) Verifique como está configurada a conexão do ambiente no ODBC (Imagem em anexo)
A orientação da Tecnologia Protheus é de que seja criado com o SQL Server Native Client para melhor performance.

5 - Validar o comportamento em ambiente teste com os dicionários de dados (SXs) padrões.

6 - Solicitar o apoio de um DBA para acompanhar a execução da rotina e verificar os possíveis pontos de manutenção no data-base para otimizar o processamento, caso sua base de dados esteja em um banco de dados e não em CTREE.

1 - Validar se os registros do banco de dados estão consistentes. Exemplo: se as tabelas SB2, SB9, SB6, SD1, SD2 e SD3 entre outras, não estão com campo de código, filial e armazém em Branco (se existir é necessário manutenção, junto ao DBA responsável)

2 - Avaliação das principais parametrizações relacionadas à Performance: MV_M330THR, MV_M330JCM, MV_THRSEQ, MV_A330GRV, MV_A330DRV conforme detalhes aqui


  • Caso se certifique de a ocorrência não ser sanada com as recomendações acima, prossiga com a preparação do ambiente e forneça os seguintes artefatos para análise do Suporte:

1 - Print do arquivo DBAPI.dll nas pastas DBAcess e Appserver;

2 - Print do Select realizado nas tabelas SB2, SB9, SB6, SD1, SD2 e SD3 conforme abordado acima;

3 - Print da tela de geração do MALLOC-IO

4 - Sua tabela SX6 em formato .dtc

5 - Tabela CV8 completa em formato .dtc filtrada com CV8_PROC = Nome da rotina


...

Aviso

Importante: Em alguns casos, a análise de logs e informações não será definitivo definitiva para a solução e será necessária a análise de dados gravados no banco.

Nestes casos o atendimento deve seguir pela modalidade de Consultoria do Suporte na qual é contemplada a análise de ambiente/base do cliente (e não gera custos ao ser identificada inconsistência no produto).

...