Histórico da Página
Objetivo
O módulo de Benefícios Sociais permite controlar a política de benefícios oferecidos aos empregados pela empresa. Disponibiliza aos administradores os meios para extrair um perfil da aplicação dos benefícios, e possibilitar análise de impacto no orçamento da empresa. Os lançamentos são on-line, permitindo a obtenção de informações precisas e instantâneas sobre a posição da conta de benefícios. Estas informações podem ser referentes a empresa, centro de custo, lotação, ou funcionário e seus dependentes. Está integrado aos demais módulos do sistema de Recursos Humanos.
O módulo faz parte do sistema de Serviço Social do aplicativo Recursos Humanos do EMS Framework.
Características
As principais características do módulo são:
Permite registrar todos os benefícios disponíveis para os funcionários e dependentes, definindo qual é a participação da empresa e do funcionário nos custos. A contabilização é automaticamente feita por intermédio da Folha de Pagamento;
Permite registrar e manter históricos de valores referentes aos benefícios oferecidos aos funcionários, podendo armazenar um número ilimitado de períodos;
Permite registrar cada benefício pelo seu respectivo prestador de serviços e o histórico de utilização. Isto não é obrigatório. Fornece meios de racionalização e de melhoria da qualidade dos serviços. Emite extratos para conferência de faturas dos prestadores de serviços. Desta maneira, pode-se facilitar a aprovação das faturas. Podem ser efetuadas consultas por centro de custo, lotação e funcionário/dependentes;
Permite a verificação da utilização de cada benefício pelo funcionário e seus dependentes. Desta forma, é realizado o controle sobre a forma de distribuição. Permite a apuração , na Folha de Pagamento, do custo real do funcionário, por unidade de lotação ou individualmente. O custo real inclui remuneração, décimo terceiro, encargos e benefícios;
Realiza o controle sobre linhas de transporte, concessionárias/prestadores de serviço e distribuição de vales transporte. Administra ainda o desconto dos benefícios, as rotinas de devolução e de complemento de valores;
A atualização dos movimentos pode ser efetuada de forma on-line, por importação de dados, ou por geração parametrizada;
Possibilita planejamento e previsão de despesas;
Permite a emissão de relatórios de Benefícios em Aberto, Histórico de Benefícios e Benefícios Gerados para a Folha de Pagamento.
Visão Geral
O salário pago em relação ao cargo ocupado constitui somente uma parcela do pacote de compensações que as empresas costumam oferecer aos seus empregados. A remuneração pode ser feita de muitas outras formas. Além do salário, uma considerável parte da remuneração total é constituída de benefícios e serviços sociais. Estes constituem custos com pessoal que pesam sobre as empresas.
Um dos custos de maior relevância e importância para as empresas é representado pela remuneração direta ou indireta dos seus empregados, em todos os níveis hierárquicos. A remuneração direta, isto é, o salário, é proporcional ao cargo ocupado. Por outro lado, a remuneração indireta, isto é, os serviços e os benefícios sociais são comuns a todos os empregados, independente do cargo por eles ocupado. Algumas empresas tem desenvolvido planos de benefícios para diferentes níveis de empregados: diretores, gerentes, chefes e empregados mensalistas ou horistas, por exemplo.
Os Benefícios Sociais são aquelas facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações. Podem ser financiados, parcial ou totalmente, pela empresa. Contudo, constituem sempre meios indispensáveis na manutenção da força de trabalho dentro de um nível satisfatório de moral e produtividade.
Principais fatores de crescimento dos planos de serviços e benefícios sociais nas empresas:
Exigências dos empregados quanto aos benefícios sociais;
Exigências dos sindicatos nas negociações coletivas;
Legislação trabalhista e previdenciária imposta pelo governo;
Competição entre as empresas na disputa pelos recursos humanos disponíveis, seja para atraí-los ou para mantê-los;
Altos impostos atribuídos às organizações e aos empregados: ambos passaram a localizar e a explorar meios lícitos de fazer deduções de suas obrigações tributárias.
Em muitas empresas, o aparecimento dos planos de benefícios e serviços sociais foi inicialmente orientado para uma perspectiva paternalista e limitada, justificada, em geral, pela preocupação de reter mão-de-obra e baixar a rotatividade de pessoal. Esta preocupação é muito maior nas empresas cujas atividades se desenvolvem em condições rudes e adversas. A idéia de fornecer benefícios e serviços sociais aos empregados logo se espalhou às demais empresas. Nos dias de hoje já se vê no pacote de serviços e benefícios sociais uma maneira eficaz de atrair recursos humanos qualificados.
Tipos de Benefícios Sociais
Benefícios Legais são os exigidos pela legislação trabalhista ou previdenciária ou ainda por convenção coletiva entre sindicatos. Alguns são pagos pela empresa e outros pelos órgãos previdenciários.
Exemplo:
13º salário, Férias, Aposentadoria, Auxílio Doença, Salário Maternidade, Horas Extras, Vale Transporte, etc.
Benefícios Espontâneos são os concedidos por livre opção das empresas. Eles não são exigidos por lei nem por negociação coletiva.
Exemplo:
Gratificações, Seguro de Vida em Grupo, Refeições, Transportes, Empréstimos, Assistência Médica, etc.
Vantagens dos Benefícios
Para a Organização
Eleva o moral dos empregados;
Reduz o Turnover (isto é, a entrada e saída de recursos humanos na empresa);
Eleva o nível de lealdade do empregado para com a empresa;
Aumenta o bem-estar do empregado;
Facilita o recrutamento e a retenção do pessoal;
Aumenta a produtividade e diminui o custo unitário de trabalho;
Demonstra as diretrizes e os propósitos da empresa para com os empregados;
Reduz distúrbios e queixas;
Promove relações públicas com a comunidade.
Para o Empregado
Oferece conveniências não quantificáveis em dinheiro;
Oferece assistência disponível na solução de problemas pessoais;
Aumenta a satisfação no trabalho;
Contribui para o desenvolvimento pessoal e bem-estar individual;
Oferece meios de melhor relacionamento social entre os empregados,
Reduz sentimentos de insegurança;
Oferece oportunidades adicionais de assegurar status social;
Oferece compensação extra;
Melhora as relações com a empresa;
Reduz as causas de insatisfação.
Os custos dos planos de Benefícios Sociais podem ser totalmente pagos pela organização, rateados proporcionalmente entre a organização e os empregados, ou pagos integralmente pelos empregados.
A seguir é apresentado um diagrama representando o Fluxo de Informações do módulo: