Histórico da Página
Determinação das Alíquotas de ICMS nos Cálculos de Notas Fiscais
1. Se o cliente não for Contribuinte do ICMS:
1.1. Primeiramente, a função verifica se o item possui alíquota de ICMS diferenciada para o estado, cadastrada na Função ICMS Diferenciado (FT0312). Caso haja uma alíquota diferenciada para o item e estado, o programa de cálculo assume essa alíquota para o item, conforme definido a seguir:
1.1.1. Se o campo Desconsidera para Não-Contribuinte estiver assinalado, o programa considera que para não contribuintes de ICMS, a alíquota de ICMS diferenciado não deva ser considerada.
1.1.2. Se o campo Desconsidera para Não-Contribuinte não estiver assinalado, o programa considera a alíquota de ICMS diferenciada definida para o item e estado.
1.2. Se o item não possui alíquota de ICMS diferenciada, o programa de cálculo de nota fiscal verifica o campo Alíquota ICMS para Não Contribuintes definida na Função Manutenção de Parâmetros do Faturamento (FT0301).
1.2.1. Se o campo Alíquota ICMS para Não Contribuintes estiver como “Unidade Federação”, o programa considera a alíquota de ICMS estadual definida no cadastro de Unidades da Federação do estabelecimento que está emitindo a nota fiscal.
1.2.2. Se o campo Alíquota ICMS para Não Contribuintes estiver como “Natureza Operação”, o programa considera a alíquota de ICMS informada na Natureza de Operação do item da nota fiscal.
2. Se o cliente for contribuinte do ICMS, o programa verifica se a venda é para dentro ou para fora do estado.
2.1. Se a venda for para dentro do estado:
2.1.1. Primeiramente, o programa verifica se o item possui alíquota de ICMS diferenciada. Em caso positivo, o programa assume a alíquota diferenciada informada para o item.
2.1.2. Caso o item não possua alíquota de ICMS diferenciada, o programa assume o campo % ICMS Int, da Função Manutenção de Unidades da Federação (CD0904), processo Preparação das Informações na Distribuição, desde que seja diferente de zero. Se o campo % ICMS Int for igual a zero, o programa assume a alíquota de ICMS informada na natureza de operação do item da nota fiscal.
2.2. Se a venda for para fora do estado:
2.2.1. O programa verifica se o estado do destino da mercadoria está cadastrado nos “Estados Exceções” da Função Manutenção de Unidades da Federação (CD0904). Em caso positivo, o programa assume a alíquota de ICMS informada para o estado exceção.
2.2.2. Caso o estado do destino das mercadorias não esteja cadastrado nos estados exceções, o programa assume o campo % ICMS Interestadual da Função Manutenção de Unidades da Federação (CD0904), desde que seja diferente de zero.
2.2.3. Caso o campo % ICMS Interestadual seja igual à zero, o programa assume a alíquota de ICMS informada na natureza de operação do item da nota fiscal.
2.2.4. Para que o programa não assuma alíquota da unidade de federação, basta zerar as alíquotas nesses cadastro. Entretanto, esta alteração poderá afetar o módulo de Faturamento.