Importação do arquivo de conciliaçãoEm Perfil | Acesso a Menus, será listado o menu [03.05.03.02] Importação do Arquivo de Conciliação para habilitar o acesso ao processo.
Em Processos | Importação do Arquivo de Conciliação, será exibido uma tela para a execução da importação do arquivo de conciliação da CyberSource. O resultado desta operação será possível visualizar na visão de Conciliação do Cartão e na visão de Operações de Venda.
Ao marcar a opção "Importar e conciliar automaticamente" após executado o processamento da importação dos arquivos de conciliação, o sistema automaticamente irá disparar o processo de "Conciliação Automática". Nesta tela é possível selecionar as seguintes opções: - Arquivo único - Deve ser informado o arquivo a ser importado.
- Múltiplos arquivos - O processo irá executar a importação de todos os arquivos identificados em função do formato disponibilizados no diretório indicado em "Pasta de leitura dos arquivos de importação". O arquivos de log de processamento por sua vez poderão ser salvos em pasta específica, desde que seja informado no diretório indicado em "Pasta onde o log será salvo (opcional)". Os arquivos processados poderão ter sua extensão renomeada com a extensão .old, caso seja marcada a opção para esta finalidade.
- Skyline - O processo irá fazer o download dos arquivos de conciliação disponíveis no Skyline WS. Essa opção é habilitada somente para o modelo CyberSource. Caso não seja informado um período para download dos arquivos, será realizado o download dos arquivos do dia anterior à execução.
Quando executado em ambiente configurado como "Três Camadas", o processo de importação de arquivo de conciliação poderá ser configurado para ser agendado para um horário determinado, assim como para ser executado de forma recorrente. CyberSource - Skyline Na importação dos arquivos de conciliação do Cybersource - Skyline, é necessário que o arquivo tenha o formato esperado ( TIPOEXTRATO_CNPJ_DATA_CONTADOR.csv ), uma vez que o campo data é buscado a partir do nome do arquivo. Adyen Importação e conciliação automáticas dos arquivos A importação de arquivos e conciliação de transações proveniente da Adyen também pode ser realizada de maneira automática e para esta opção será iniciada a partir de notificações da Adyen. Uma notificação da Adyen é gerada e com esta, através de uma espécie gatilho (webhook - uma url para um serviço que é cadastrado junto à notificação), é disparado um serviço no TOTVS RM. Este serviço recebe, entre outras informações, uma assinatura HMAC e as URLs para download dos arquivos a serem processados. O serviço se encarrega de validar o hmacSignature da notificação/mensagem contra um código/assinatura (HMAC) parametrizada no módulo financeiro (menu Ambiente | Parâmetros | TOTVS Gestão Financeira | Contas a Receber | Baixas | Cartão de Crédito/Débito | Conciliação) a fim de garantir a autenticidade da notificação (que realmente foi enviada a pela pela Adyen). Uma vez confirmada a origem da notificação, o serviço, de maneira ASSÍNCRONA, recupera (na notificação/mensagem) os endereços (URLs) dos arquivos relativos às transações a serem processados. Na sequencia, ainda de maneira ASSÍNCRONA, ocorre o disparo do processo de importação de arquivos e conciliação de transações passando como parâmetro a lista de URLs do arquivos recuperados anteriormente. O processo disparado é o de "Importação do arquivo de conciliação" onde neste caso, disparo automático por uma notificação da Adyen, possui uma passo adicional que é o de efetuar o download dos arquivos (da lista recebida como parâmetro) antes de começar propriamente a importação e conciliação. A Adyen do cliente deve estar parametrizado/habilitado para trabalhar com notificações e o serviço do TOTVS RM Financeiro verificará notificações cujo eventCode seja igual a "REPORT_AVAILABLE". Abaixo dois exemplos de endpoint do serviço do TOTVS RM Financeiro que deverá ser cadastrado no módulo de notificações da Adyen: OBSERVAÇÕES: 1. A parte em negrito do endpoint variará conforme a publicação do serviço do TOTVS RM nos ambientes/servidores do cliente; 2. O cadastro do endereço do serviço do TOTVS RM a ser cadastrado no "webhook" da Adyen por vezes não aceitou digitarmos e salvar com o caracter "|" (pipe) então tivemos de fazer o "encode" de tal caracter e utilizamos tal valor - "%7C" - no endpoint e funcionou perfeitamente. Ficando como o exemplo a seguir: https://getnet-app01.totvs.com.br/educamobile/api/financial/v1/conciliation/1%7C1/adyen/weblistener
|