Páginas filhas
  • Guia de Atualização TSA 11.6.5

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Finalidade


Este guia descreve os procedimentos necessários para que seja realizada a atualização de versão do produto TOTVS Segurança e Acesso 11.6.0, 11.6.2, 116.3 e 11.6.4 para a versão 11.6.5 de maneira objetiva e complementando as informações contidas no documento “Guia de Instalação TOTVS Segurança e Acesso 11.6.5”, que está incluso na mídia do produto e pode ser acessado pelo link http://ingleses.datasul.com.br/scripts/econsultor.sbd/main.htm?kbid=47381.

Dica
titleDica:

Informações de arquitetura do sistema, tipos de instalação e requisitos básicos para efetuar o procedimento, são as mesmas do Guia de Instalação do produto.


Público Alvo

Este processo não apresenta um grau de dificuldade diferente do que está descrito no Guia de Instalação. Quem obtiver conhecimento quanto a instalação de uma instância de uma versão anterior do produto, não encontrará dificuldade para realizar a atualização.


Organização deste Guia

Este capítulo apresenta todos os passos necessários para que a atualização do TOTVS Segurança e Acesso seja realizada, mantendo as configurações e base de dados utilizados pela versão atual do sistema.


Documentações Importantes

Guia de Instalação TOTVS Segurança e Acesso 11.6.5

Este documento pode ser encontrado na mídia de instalação do produto ou no Portal do Consultor Datasul.


Atualização

A atualização do produto TOTVS Segurança e Acesso para a versão 11.6.5 é realizado através de uma nova instalação conforme os passos descritos no próximo item 2.1 Instalação da Mídia.


Instalação da Mídia

O processo de atualização do produto consiste em instalar uma nova instância do sistema para substituir a instância desatualizada. Esta nova instância seguirá o processo padrão de instalação, com exceção do diretório em que será instalada. A nova instalação não pode ser armazenada no mesmo local em que a versão antiga está, é recomendado que seja criado um novo diretório para utilizar como raiz da nova versão. Por exemplo, para instalações realizadas no diretório padrão (c:\totvs\tsa), poderia ser utilizado como diretório de atualização o seguinte: c:\totvs\tsa1165. Execute a mídia do TOTVS Segurança e Acesso e siga as instruções de instalação contidas da documentação do produto, atentando para os itens abaixo:

  • Na etapa da definição da porta utilizada pela instância do JBoss pode ser informada a mesma porta que já está sendo utilizada pela versão antiga. A mídia remove os serviços usado pela versão antiga do TSA e cria os serviços novamente para a versão atual do TSA.
  • Na etapa de definição do diretório de instalação, escolha um diretório diferente do diretório da instalação da versão antiga (conforme citado anteriormente).
  • Na etapa de informações sobre o banco de dados, as informações inseridas devem ser as mesmas da base de dados que já está sendo utilizada pela versão antiga. A nova versão do produto utilizará o mesmo banco (posteriormente será aplicado os scripts de migração do banco de dados). Recomenda-se que seja realizado um backup da base antes da conclusão da atualização.
  • Quanto às informações do banco de dados externo, o procedimento é o mesmo do item anterior, informando os dados do banco que já é utilizado pela versão antiga.


Migração da Base de Dados

Esta etapa consiste em executar os scripts no banco de dados do TSA para que o ele se torne compatível com a nova versão do produto. Siga as instruções abaixo (recomenda-se efetuar um backup do banco de dados do TSA antes de prosseguir):

  • Acesse o diretório dos os scripts de migração (da instalação efetuada no item 2.1). O nome do diretório é “scripts” e está dentro da pasta raiz da instalação do TSA (TSA_HOME). Exemplo: C:\totvs\tsa1165\scripts.
  • Verifique quais são os scripts que devem ser executados na base. Este item deve ser executado em “cascata”, por exemplo, caso a versão antiga do produto seja 1160, os scripts que devem ser executados são:
    • migrationFrom1160To1162.sql; 
    • migrationFrom1162To1163.sql; 
    • migrationFrom1164To1165-.sql. 


Perceba que o nome do arquivo indica a migração que será realizada, onde “From11XX” indica a versão antiga, e“To11XX” indica a versão a qual a base será adaptada
Realize uma conexão ao banco de dados do TSA e execute os scripts de migração.

O objetivo é manter as configurações que foram definidas na instância antiga. Nesta etapa, serão alterados dois arquivos de configuração.


Arquivo properties-service.xml

  • Acesse o seguinte diretório da nova instância do produto: \jboss\server\tsa-web\deploy. Exemplo: C:\totvs\tsa1165\jboss\server\tsa-web\deploy;
  • Edite o arquivo properties-service.xml (orienta-se não utilizar o notepad ou “Bloco de Notas”, esses editores podem corromper o arquivo de texto). As configurações contidas no arquivo da versão antiga devem ser migradas para a nova instância. O processo é bem simples, basta copiar os dados do arquivo antigo e colar no arquivo atual. Os principais itens que devem ser conferidos são:
    tsa.permission.number_thread; 
    tsa.permission.hour_start.
  • Após realizar as devidas alterações, salve o arquivo correspondente à nova versão.

Para mais informações sobre o que cada propriedade do arquivo de configuração representa, basta analisar o próprio corpo do arquivo, que possui várias descrições em forma de comentários informativos.


Arquivo tsa.properties

  • Acesse o seguinte diretório da nova instância do produto: \integrador\server\conf. Exemplo: C:\totvs\tsa1165\jboss\server\tsa-web\deploy;
  • Edite o arquivo tsa.properties. Siga as mesmas regras de edição da subseção anterior deste documento. Os principais itens que devem ser conferidos são:
    totvs.hcm.tsa.hour.sync.employee; 
    totvs.hcm.tsa.access.command_server.execute_pediodicity_seconds
  • Após realizar as devidas alterações, salve o arquivo correspondente à nova versão.

Este arquivo também possui informações em forma de comentários, para mais informações, basta analisar o corpo do arquivo.


Remoção da Versão Antiga

Como os serviços utilizados pela versão antiga do TSA foram substituídos pela mídia da versão atual, não há necessidade de efetuar uma desinstalação conforme o Guia de Instalação descreve. O procedimento de atualização é mais simples e tem a mesma eficiência:

  • Acesse o diretório criado pela mídia de instalação da versão antiga (pasta que fica em um nível imediatamente superior em relação ao diretório raiz do produto). Exemplo: se a instalação foi realizada em C:\totvs\tsa, acesse o diretório C:\totvs.
  • Selecione a pasta que contém a instalação da versão antiga. Seguindo os exemplos anteriores, a pasta C:\totvs\tsa.
  • Efetue a eliminação do diretório “TSA”.
  • O Sistema operacional exibirá uma janela de confirmação de remoção de diretório. Confirme a remoção.