Importante: Necessário estar logado na VPN da TOTVS para acessar o ambiente. Caso não possua acesso, contate o time de TI da TOTVS ou seu canal de contato com a área de AR - Serviços. Informações |
---|
| Duvidas de utilização do ESP: (O canal de Suporte compartilha as ferramentas oficiais da TOTVS porém não presta atendimento à estas. Havendo necessidade, procure os canais indicados) |
Função DATABASES Utilizada para criar Banco de Dados e Dbaccess (sem Protheus)
Nessa tela é possível definir o Banco (SQL, Postgres, Oracle), ele pode ser criado vazio (empty), ou pode ser restaurado (restore) o backup feito anteriormente na plataforma ESP.
Atenção: Toda base no ESP tem um tempo de expiração, que pode ser prorrogado através da da opção disponível no “...” Através das opções “...” também é possível fazer o backup do banco e restaurar, para caso a base seja utilizada no futuro.
Função PROTHEUS Utilizada para criar o Base Protheus. Essa opção cria uma stack inteira de Protheus (appserver, dbaccess, gerenciador de arquivo, gerenciador de logs). Não é necessário criar Databases pois tudo é criado através dessa opção.
A tela de nova instância Protheus, é onde são informados os dados para criar a base. A Base Protheus pode ser inicializada (sem dados), ou congelada (contém dados pré populados), e ela pode ser no banco SLQ, Postgres ou Oracle. Nessa tela também é possível habilitar a porta REST e Multi Procolo se desejar.
Após finalizar e exibir o Status “Todos os serviços Rodando" o Protheus já está pronto para acesso. O Acesso pode ser realizado pelo webapp clicando direto no link, ou pode ser utilizado o IP e porta na configuração do smartclient.ini local na máquina do usuário.
O ambiente será ENVIRONMENT, usuário admin, e senha 1234
Para acesso às pastas, RPO, Protheus Data e Logs, clicar em “...” detalhes e copie o Password
Clicar no link do filebrowser e utilizar o usuário da rede totvs, e o password copiado.
Observação: Também é possível um acesso completo ao banco, pastas, serviços e configurações, assim como Debug através de uma extensão para VSCODE. Link: https://code.engpro.totvs.com.br/engpro/vscode-engpro-extension/wiki
OUTRAS FUNÇÕES Em opções “...” de configurações o usuário tem acesso a detalhes da base, função de renomear/prorrogar o tempo de expiração, editar os arquivos .ini, reiniciar o ambiente, compartilhar com um usuário, e deletar.
Duvidas de utilização do ESP:
Caso tenha dificuldades com uso da plataforma ESP, indicamos também o uso da plataforma ARTE para baixar os artefatos do ambiente Protheus com mais facilidade (Igualmente necessário estar logado na VPN da TOTVS. Igualmente fornecido pela EngPro): https://arte.engpro.totvs.com.br/engenharia/bundles/protheus/ https://arte.engpro.totvs.com.br/engenharia/bundles/protheus/
Treinamento de montagem de ambiente e base para ProtheusVocê conhece os treinamentos disponíveis em nossa plataforma UNIT da Universidade TOTVS para apoiar analistas e consultores de campo na montagem e preparação de seu ambiente / base de teste do Protheus? Busque pelos cursos: Protheus na Release 2210 | Montagem de Ambiente Protheus | Upgrade de Release Protheus 12
Dentre outros treinamentos que envolvem montagem de ambiente e regra de negócio dos produtos TOTVS.
Conheça outras Ferramentas para apoio na atualização e gestão de ambientes TIR: Framework de testes automatizados para interface web, com código aberto, utilizando Selenium e linguagem Python. Garante de forma simples o processo de automação End-To-End padrão e testes customizados de forma automatizada. TOTVS Discovery: Monitoramento de ambientes (ex.: Produção, Homologação, Desenvolvimento, etc...) para diagnósticos de problemas de Hardware/Software, problemas de performance, e de configurações no ambiente. Gestão de Ambientes: Recurso baseado no módulo Configurador para gestão de ambientes promovendo segurança, simplicidade e flexibilidade nas modificações efetuadas em Dicionário de dados, Helps de campos, Perguntas e Menus, e distribuição para outros ambientes. TOTVS TReports: Ferramenta nativa TOTVS para provedor integrado do TReports e geração de relatórios a partir do consumo de fontes de dados externas. Code Analysis: Análise de compatibilidade de fontes entre o release corrente e anteriores. Para considerar um fonte compatível a ferramenta faz a avaliação dos dicionários (Tabelas - SX2, Campos - SX3, Índices - SIX, Parâmetros - SX6 e Consultas Padrões - SXB / SX5) e funções existentes no fonte (Functions, User Functions, Main Functions, Project Function, Template Function). TDS Replay 2.0: Ferramenta investigativa que permite tirar uma foto do ERP TOTVS no momento exato de uma ocorrência. Captura um conjunto de informações que permitirá a investigação pelo Suporte da TOTVS, sem a necessidade de montagens de ambiente, cópias de RPO ou Bancos de Dados. Vem conhecer!
Esperamos ter lhe ajudado! Caso ainda tenha dificuldades com a preparação de seu ambiente local de testes, procure seu contato no time de AR - Serviços para apoio. É imprescindível possuir um ambiente Protheus para realizar testes locais nos atendimentos à clientes. Se vier a ser necessário acionar o canal de Suporte Técnico, essa é uma premissa para o atendimento a fim de agilizar os processos de análise.
|