Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Este documento de referência tem como objetivo explicar o funcionamento do horário móvel livre quando o funcionário trabalha em horário diurno e realizou o seu horário em período noturno. 
Primeiramente no cadastro da Regra de Apontamento (PONA060) existem 6 campos que precisam ser ajustados para que o sistema caracterize a jornada do funcinário como sendo móvel livre, que são:

  1. Hr. Móvel - Indica se o funcionário possui horário móvel. Para o horário móvel livre este campo precisa ser preenchido com Sim
  2. Int. Móvel - Indica se o funcionário possui intervalo móvel. Para o horário móvel livre este campo precisa ser preenchido com Sim
  3. Móvel Anter. - Inidica o limite de horas que o funcionário poderá chegar antecipadamente de seu horário padrão. Por exemplo, o funcionário precisa realizar sua primeira marcação às 9:00, porém este campo está preenchido com 1,00, isso significa que o funcionário poderá entrar até às 8:00. Para o horário móvel livre este campo precisa ser preenchido com 0,00.
  4. Móvel Poste. - Inidica o limite de horas que o funcionário poderá chegar após seu horário padrão. Por exemplo, o funcionário precisa realizar sua primeira marcação às 9:00, porém este campo está preenchido com 1,00, isso significa que o funcionário poderá entrar até às 10:00. Para o horário móvel livre este campo precisa ser preenchido com 0,00.
  5. Int.Móv.Ant. - Inidica o limite de horas que o funcionário poderá fazer antecipadamente seu horário de intervalo. Por exemplo, o funcionário precisa sair para intervalo às 12:00, porém este campo está preenchido com 1,00, isso significa que o funcionário poderá iniciar seu intervalo até às 11:00. Para o horário móvel livre este campo precisa ser preenchido com 0,00.
  6. Int.Móv.Pos. - Inidica o limite de horas que o funcionário poderá fazer seu horário de intervalo após o horário padrão. Por exemplo, o funcionário precisa sair para intervalo às 12:00, porém este campo está preenchido com 1,00, isso significa que o funcionário poderá iniciar seu intervalo até às 13:00. Para o horário móvel livre este campo precisa ser preenchido com 0,00.

Exemplo de preenchimento no Protheus:

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Segundo, é necessário entender o comportamento do sistema quando a jornada do funcionário é horário móvel livre. Para a realização dos apontamentos do funcionário quando a jornada for caracterizada como móvel livre, o sistema irá apurar o total de horas trabalhadas no dia com o total de horas em que o funcionário deveria trabalhar no dia, com base na tabela de horário padrão, sem considerar o adicional noturno. Caso exista qualquer divergência na nos totais serão gerado os eventos. 

Por exemplo: 
O funcionário precisa trabalhar das 09:00 às 18:00, com 1 hora de almoço, então no total teremos 8 horas a serem trabalhadas.

  1. O funcionário trabalhou exatamente 8 horas no dia, com isso não será gerado qualquer evento de Hora Extra ou Saída antecipada.
  2. O funcionário trabalhou 8 horas e 30 minutos no dia, com isso será gerado 30 minutos de hora extra.
  3. O funcionário trablhou 7 horas e 30 minutos no dia, com isso será gerado 30 minutos de saída antecipada.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Totvs custom tabs box
tabsdiurno,noturno,diurno_noturno
idsHorário Diurno,Horário Noturno, Horário Diurno e Noturno
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciadiurno

Configuração da Tabela de Horário Padrão, totalmente em horário diurno.

Image Added

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencianoturno

Configuração da Tabela de Horário Padrão, totalmente em horário noturno.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciadiurno_noturno

Configuração da Tabela de Horário Padrão, iniciando em horário diurno e finalizando em horário noturno.


03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

...