Histórico da Página
Sintaxe
Incluir Página |
---|
PADR( <expressão>, <expressão numérica> [ , <expressão caracter> ] )
Propósito
Alinha a expressão à direita dentro de um determinado comprimento.
Argumentos
< expressão >
Define uma cadeia de caracteres, uma data ou um valor numérico a ser preenchido com um determinado caracter para ser alinhado à direita.
< expressão numérica >
Define o tamanho ou comprimento da cadeia de caracteres resultante.
< expressão caracter >
Define o caracter que preencherá a cadeia de caracteres resultante. Caso não seja especificado, será utilizado o espaço em branco.
Utilização
A função PADR() adiciona o caracter especificado à direita da expressão até que o comprimento definido pela expressão numérica seja atingido.
Caso o comprimento da expressão for maior que o especificado pela expressão numérica, a função PADR() truncará a expressão, de forma que o seu comprimento final seja igual ao definido pela expressão numérica.
Dicas
As funções PADC(), PADL() e PADR() são muito úteis para a apresentação de dados, através de uma cadeia de caracteres, dentro de uma área de determinado comprimento. Elas são normalmente utilizadas para se obter alinhamento, à esquerda ou à direita, ou para centralizar os dados que serão apresentados pelas funções do AdvPL na tela ou na impressora.
A função RTRIM() é o inverso da função PADR().
Exemplos
@ nLin, 001 PSAY PADR(“Romaneio de Entrada: “ + PAF->PAF_NUMERO, nLimite)
No exemplo acima, a função PADR() alinha à direita a impressão do texto “Romaneio de Entrada”, mais o número do romaneio de entrada, dentro do comprimento definido pela variável nLimite.
|