Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...


O programa Gerenciador de procedures (antigo CFGX051.PRW, atual CFGX051M.PRW), do módulo Configurador (SIGACFG) passou por uma mudança significativa.
Uma das principais mudanças, além da interface totalmente remodelada, é o fato de não mais existirem os arquivos de pacotes com extensão SPS. Estes arquivos foram substituídos por arquivos de extensão ZSPS, que estarão embarcados no RPO. A atualização destes arquivos ocorrerá de maneira semelhante à atualização de qualquer artefato, ou seja, através de patchs de atualizações expedidos pela TOTVS.
Outra grande mudança é a integração com a Central de Atualizações para obtenção dos pacotes de procedures mais recentes homologados. Esta integração ocorrerá de maneira transparente visando facilitar o processo de atualização das procedures no ambiente. Para saber mais clique aqui.


Nota
titleIMPORTANTE:

Esta alteração O novo modelo não afeta:

  • Como as procedures são executadas;
  • Como são instaladas no banco;
  • Conteúdo das procedures e dos pontos de entradas;Esta alteração


O novo modelo apenas muda a interface e a forma como as procedures são distribuídas.


Âncora
migracao_novo_modelo
migracao_novo_modelo
_headingh.30j0zll
Migração para o novo modelo

...

Nota
titleIMPORTANTE:

Um processo com IDSPS negativo no campo Instalado (no exemplo acima -17) significa apenas que ele é legado, ou seja, já estava devidamente instalado no ambiente previamente à migração para o novo modelo de Gestão de Procedures. Isso não caracteriza problema ou erro, apenas indica que o processo é legado. Processos legados, em sua maioria, estão Desatualizados perante aos novos pacotes ZSPS contidos no RPO ou na Central de Atualizações.

...

EMERGENCIAL: Processos com este status referem-se à situações onde foi aplicado um patch de correção (.PTM) contendo um pacote ZSPS Emergencial para correção de problemas pontuais em stored procedures. Clientes que utilizam do serviço PRIME recebem estes patchs (.PTM) com urgência. Pacotes ZSPS podem ser gerados com essa característica (Emergencial) e só são enviados aos clientes em situações específicas. Estes pacotes não são homologados pelo procedimento padrão TOTVS e sua função é a de sanar problemas pontuais ocorridos no ambiente de clientes PRIME.

A ferramenta quando encontra pacotes ZSPS do tipo Emergencial embarcados no RPO passa a se comportar de maneira distinta. No momento da instalação/atualização de processos, ao encontrar no RPO um pacote ZSPS Emergencial, a rotina fará uso dele em detrimento de pacotes encontrados na Central de Atualizações (desde que sejam mais recentes que os homologados e disponíveis na Central de Atualizações).

...

Nota
titleIMPORTANTE:

Pacotes Emergenciais só existem de maneira embarcada no RPO, . Eles não estão disponíveis na Central de Atualizações. A única maneira de utilizar um pacote ZSPS Emergencial é através da aplicação de patchs de correção (.PTM) contendo o arquivo ZSPS com essa característica. Pacotes Emergenciais são São totalmente funcionais e podem ser executados normalmente por suas rotinas AdvPL. Este tipo de pacote não aparece nos totalizadores da interface.

Pode-se atualizar o RPO com um novo patch (.PTM) contendo uma versão mais nova do pacote ZSPS Emergencial. Caso ocorra a atualização do RPO com um pacote ZSPS Emergencial mais antigo que o pacote ZSPS Emergencial instalado no ambiente, sua utilização a utilização deste arquivo ZSPS (mais antigo) será bloqueada pela ferramenta. Isso garante que as correções não sejam perdidas por uma atualização indevida.

...

Solução: AGUARDAR EXPEDIÇÃO OFICIAL CONTENDO CORREÇÕES EMERGENCIAIS

Quando a TOTVS realizar concluir as correções em carater oficial e expedir realizar a expedição de um novo pacote ZSPS do processo envolvido, o mesmo este ficará disponível na Central de Atualizações e também no patch de correção (.PTM) gerado pela expedição realizada. A partir deste momento o processo poderá ser atualizado pela ferramenta, seja de maneira online ou offline.

. Ao homologar um novo pacote ZSPS contendo todas as correções feitas no pacote ZSPS Emergencial, a Central de Atualizações bem como o patch (.PTM) expedido com a correção oficial, conterão os pacotes ZSPS homologados contendo todas garantimos que as correções emergenciais estão presentes de forma oficial nos processos disponibilizados. Assim ao efetuar a instalação/atualização do processo Emergencial, a ferramenta identifica que o pacote mais recente homologado pode ser usado para substituir o pacote Emergencial do ambiente. Ao realizar a atualização, o status do processo passa a ser ATUALIZADO.


Image Added PILOTO: Processos com este status referem-se à processos que estão em testes por clientes Piloto. Somente com o consentimento e acordo entre Cliente e TOTVS é que um patch de atualização (.PTM) contendo um arquivo ZSPS Piloto é enviado ao cliente. Clientes considerados Pilotos estão em acordo com a TOTVS para realizarem testes de novos processos de procedures e/ou novas funcionalidades em processsos já existentes. Estes pacotes não são homologados pelo procedimento padrão TOTVS e sua função é a de proporcionar ao cliente um ambiente de testes, no qual as rotinas e stored procedures envolvidas ainda estão sendo testadas.

A ferramenta quando encontra pacotes ZSPS do tipo Piloto embarcados no RPO passa a se comportar de maneira distinta. No momento da instalação/atualização de processos, ao encontrar no RPO um pacote ZSPS Piloto, a rotina fará uso dele em detrimento de pacotes encontrados na Central de Atualizações (desde que sejam mais recentes que os homologados e disponíveis na Central de Atualizações).

A interface passa a realizar uma série de controles específicos para garantir, por exemplo, que um pacote Piloto não seja substituído por um outro pacote cujo conteúdo não contenha as mesmas inovações efetuadas no pacote recebido em caráter de inovação. Dessa forma garantimos que o ambiente não perca as atualizações contidas no pacote Piloto, fundamentais para a realização dos testes das rotinas e stored procedures envolvidas.

Nota
titleIMPORTANTE:

Pacotes Piloto só existem de maneira embarcada no RPO. Eles não estão disponíveis na Central de Atualizações. A única maneira de utilizar um pacote ZSPS Piloto é através da aplicação de patchs de atualização (.PTM) contendo o arquivo ZSPS com essa característica. São totalmente funcionais e podem ser executados normalmente por suas rotinas AdvPL. Este tipo de pacote não aparece nos totalizadores da interface.

Pode-se atualizar o RPO com um novo patch (.PTM) contendo uma versão mais nova do pacote ZSPS Piloto. Caso ocorra a atualização do RPO com um pacote ZSPS Piloto mais antigo que o pacote ZSPS Piloto instalado no ambiente, a utilização deste arquivo ZSPS (mais antigo) será bloqueada pela ferramenta. Isso garante que as inovações não sejam perdidas por uma atualização indevida.


Solução: AGUARDAR EXPEDIÇÃO OFICIAL CONTENDO AS INOVAÇÕES

Quando a TOTVS concluir, em conjunto com os Clientes Piloto, os testes das inovações em carater oficial e realizar a expedição de um novo pacote ZSPS do processo envolvido, este ficará disponível na Central de Atualizações e também no patch de atualização (.PTM) gerado pela expedição realizada. A partir deste momento o processo poderá ser atualizado pela ferramenta, seja de maneira online ou offline.

Ao homologar um novo pacote ZSPS contendo todas as inovações feitas no pacote ZSPS Piloto, garantimos que as inovações criadas estão presentes de forma oficial nos processos disponibilizados. Assim ao efetuar a instalação/atualização do processo Piloto, a ferramenta identifica que o pacote mais recente homologado pode ser usado para substituir o pacote Piloto do ambiente. Ao realizar a atualização, o status do processo passa a ser ATUALIZADO.

...