Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice

Índice


Aviso
titleEstratégia da Tribe Fiscal

Aprimorar os processo dos Produtos Fiscais Backoffice Protheus construindo soluções inovadoras e automatizadas, conduzindo os clientes em uma jornada única e eficiente para as rotinas fiscais, respeitando a valorização do tempo e a experiência de uso.

Visão Macro do Projeto

Espaço do problema

Por que estamos fazendo isso?

Declaração do problema

O módulo Fiscal Backoffice Protheus gera a obrigação acessória EFD ICMS/IPI (SPED FISCAL) em sua amplitude. Porém algumas informações complementares exigem dos usuários processos manuais, que oneram de forma significativa a operação nos clientes com grande volume de notas fiscais.

Um exemplo é o Registro  C113 Documentos Fiscal Referênciado, este registro tem por objetivo informar, detalhadamente, outros documentos fiscais que tenham sido mencionados nas informações complementares do documento que está sendo escriturado no registro C100, exceto cupons fiscais, que devem ser informados no registro C114.

Automatizar este processo será importante na redução de custos operacionais e aumento da produtividade dos nossos clientes da base. 

Situações não atendidas atualmente. 

Para alguma situações a geração do registro C113 já ocorre de forma automática, porém existem cenários em que as chaves de busca do Protheus não identificam o documento originário e nestas situações para que o registro seja gerado corretamento é necessário o preenchimentos das informações dos documentos de origem manualmente. Abaixo será relacionados alguns exemplo de vinculos de documentos automaticamente. 

  • Operações por conta e ordem: Consiste na venda da mercadoria para um determinado cliente com entrega em outro. Dentro no normativo tributário estadual esta operação pode ser documentada por um único documento fiscal, normalmente em casos de operações estaduais, mas é muito comum a existência de dois documentos para acoberta esta operação. No segundo caso o vendedor remetente deverá emitir um documento em favor do destinatário para acobertar a operação, como "Remessa por conta e ordem de terceiros", e outra nota em nome do adquirente originário como "Remessa simbólica - venda à ordem". Neste caso temos que referênciar no documento de remessa simbólica  a nota de remessa por conta e ordem crindo o vinculo das operações. 

    1. Documentos do tipo normal
    2. Emitida para participantes distintos. 
  • Operações de remessa e retorno para industrialização: Quando a empresa encomendante envia insumos, produtos intermediários e/ou embalagens para a empresas ou empresas que executarão os processos de industrialização. O normativo estadual prevê situações em que a mercadoria poderá transitar por mais de um indutrializador neste caso o documento de envio de mercadoria de um industrializador a outro será necessário referenciar o documento original do encomendante (Artigos 526 á 534 da parte geral do Decreto 4.676/01-PA).
  • Operações em consignação: A operação de remessa de mercadoria em consignação ocorre quando uma empresa (denominada consignante) envia mercadorias para outra empresa (denominada consignatária) para efetuar a revenda. A consignatária somente adquire efetivamente as mercadorias se a revenda se realizar.Caso contrário, a consignatária devolverá a mercadoria à consignante sem nenhum prejuízo ou vantagem. No entanto, se a venda acontecer, ocorrerá, simultaneamente, a venda pela consignante e assim o negócio estará concluído, ou seja, na consignação, duas operações de venda acontecem ao mesmo tempo.Na operação de consignação deve existir contrato firmado entre as partes envolvidas. Contendo as condições em que a operação se realizará, como prazo em que a mercadoria ficará em poder da empresa consignatária, preço etc.

Como julgamos o sucesso?

x

  • x

Pronto para fazer isso

O que estamos fazendo?

x

x

Por que um cliente quer isso?

  • x

Visualizar a solução

Link para os detalhes:

Escala e escopo

Escala:

x

Squad

Estimativa

x


x

x

x                                                                            

x                                                                                    

Total

x

Escopo

Informações Iniciais

Propriedades de página

Impacto

x

Time Gestor

x

Aprovador

Mauro Sergio Testoni 

Colaboradores

Luciana Santos 

Time


Planejamento

DSERFIS3-18


Resultado


Hipóteses de Estudo
HipóteseDescritivoStatus


Criação de uma tela em ações relacionados dos documentos de entrada e saída para inclusão dos dados para vinculo de documentos fiscal referência com criação de uma tabela auxiliar nova

Estado
colourYellow
titleAnálise Dev

Aguardando posicionamanento FAT e COM sobre a possibilidade de criação de uma nova tela.


Criação de uma tela em ações relacionados dos documentos de entrada e saída para inclusão dos dados para vinculo de documentos fiscal referência com a utilização da CDD

Estado
colourYellow
titleAnálise Dev

Aguardando posicionamanento FAT e COM sobre a possibilidade de criação de uma nova tela.


Utilização da das telas de origem existentes hoje como nas rotinas de documento fiscal para inclusão de informações que levem a identificação do documento referênciado. 

Estado
colourYellow
titleAnálise Dev

Aguardando posicionamanento FAT e COM sobre a possíbilidade de criação de uma nova tela.


Detalhamento de Hipóteses


xxxx

Informações de processos


Escopo e Estimativa

Por que um cliente quer isso?

  • x

Visualizar a solução

Link para os detalhes:

Escala e escopo

Escala:

x

Squad

Estimativa

Financeiro


TSS

144 horas

NFSe                                                                                

144 horas                                                                                     

Total

288 horas 

Escopo

  • Criação e adequação de fontes;

  • Automação das operações;

  • Análise de performance.

Informações Iniciais

Propriedades de página

Time Gestor

Aprovador

Mauro Sergio Testoni 

Colaboradores

Luciana Santos 

Time


Planejamento

DSERTSS1:

  • Início:  Fim: 

  • Descritivo do épicos:

  • Status: 

    Estado
    subtletrue
    colourRed
    titlenão criada

DSERTSS2:

  • Início:  Fim: 

  • Descritivo do épicos:

  • Status: 

    Estado
    subtletrue
    colourRed
    titlenão criada

Resultado


Informações
titleAvaliação de impacto
Expandir
titleLevantamento de Riscos

Pontos de Risco

Nível do Risco


Estado
colourRed
titleAlto


Estado
colourYellow
titleMédio


Estado
colourBlue
titleBaixo



Informações de Conceito



Premissas:

Pontos primordiais para serem contemplado no projetoGrau de Importância

As alterações devem garantir que o CDD_IFCOMP seja informado com o campo F4_CODINFC 

Estado
colourRed
titleAlto

Hoje o SPED tem um tratamento considerando o formulário próprio. Se este ponto for importante para a busca das informações deve ser considerado nas chaves de busca. 

Estado
colourRed
titleAlto

Seria importante identificar o comportamento do Transmite para esta busca de documentos e como o importador do XML 

Estado
colourRed
titleAlto

Hoje os módulos de compras e faturamento trazem os valores e quantidades de dos documentos de origem depois que o sistema apresenta vincula a nota original pelos campos de documento origem, série origem e item origem. No solução que for apresentada este conceito não pode ser perdido. 

Estado
colourRed
titleAlto

Devemos considerar que o registro C113 é filho do C110 então para o que processo seja 100% automatizado é necessário que esta hierarquia seja respeitada. 

Estado
colourYellow
titleMÉDIO

Todos os estudo foram focados na deficiencia do sistema de vinculação do documento referênciado, porém é importante descatar que para a automação completa a vincula de informações de todos os campos é necessária, como por exemplo CDD_IFCOMP que originalmente vem do campo da TES F4_CODINFC

Estado
colourBlue
titlebaixo

Entender as limitações de controle e baixa de estoque de poder terceiros para entender que  nossa solução não seria limitado por este item. o caso de envio de mercadoria para mais de um industrializador 

Estado
colourBlue
titlebaixo

O campo de formulário próprio não pode ser um impeditivo para o tratamento para referênciar documentos, podemos pensar casos de mercadoria encaminhadas em garantia ou concerto. Se o bem for encaminhado por pessoa física tanta os documentos de entrada quanto o documento de saída terão tratamento de formulário próprio.

Análise de Processos #DEVTEAM


CategoriaDúvidasRespostas

Quais as rotinas que serão envolvidas com a inclusão ou adequação de telas. 

Será importante adequar as seguintes rotinas: 

  • Solicitação de compras (MATA120)
  • Pré-Nota (MATA140)
  • Documento de entrada (MATA103)
  • Pedido de venda (MATA410)
  • Documento de entrada (MATA460)
  • Documento manual de entrada (MATA910)
  • Documento manual de saída (MATA920)





















Central Colaborativa:

Pelo portal do cliente: 


Preenchimento automático das informações complementares dos documentos referenciados (Registro C113 - EFD ICMS / IPI)

https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/community/posts/360039267794-TOTVS-Backoffice-Linha-Protheus-Fiscal-Preenchimento-autom%C3%A1tico-das-informa%C3%A7%C3%B5es-complementares-dos-documentos-referenciados-Registro-C113-EFD-ICMS-IPI-

  • Como está hoje: Existe a rotina de complemento de documentos (MATA926) que permite ao usuário o preenchimento dos códigos de informações complementares a serem utilizados pelo sistema no momento da geração do registro.
  • O que pode mudar: Por meio de um critério de decisão incluído no cadastro de TES - Tipo de Entrada ou Saída ou outro cadastro com a mesma funcionalidade automatizar as informações que serão geradas para este registro. 
  • Valor da entrega (benefícios ou problemas a serem resolvidos com essa melhoria): Eliminação de uma etapa manual para emissão de documentos fiscal que possuem documentos referenciados.

Estado
colourBlue
title27 CLIENTES

Estado
colourBlue
title5 Participativo



Estado
colourBlue
title03 CLIENTES

Estado
colourBlue
title1 PARTICIPATIVO



Estado
colourBlue
title11 CLIENTES

Estado
colourBlue
title2 CLIENTES

 


Estado
colourBlue
title05 CLIENTES

Estado
colourBlue
title1 CLIENTE

Pesquisa Quantitativa:

Encaminhado uma pesquisa qualitativa 


Pesquisa Qualitativa:


Expandir
titleADVERTISING OPERATIONS
CategoriaDúvidasRespostas










Em quais operações fiscais o sistema não tem atendido a vinculação do documento originário?




































Expandir
titleNUTRII
CategoriaDúvidasRespostas


















































Expandir
titleHIDROALL
CategoriaDúvidasRespostas













































Pesquisa de Parceiro

Banchemarketing

O foco do estudo esta em como nossos principais concorrentes internos e externos. Abaixo apresentamos um breve descritivo de cada um deles em um quadro comparativo: 



SANKHYAOMIEDATASULCUSTOMIZAÇÃO GHG











































































Referências


Expandir
titleDocumentação Protheus
Expandir
titleDocumentação Sankhya
RelevânciaLink













Expandir
titleDocumentação Omie
RelevânciaLink















Expandir
titleDocumentação Datasul
RelevânciaLink

















Expandir
titleDocumentação Linx
RelevânciaLink