FT4090 - Monitor Comprovantes Eletrônicos O programa Monitor Comprovantes Eletrônicos (FT4090) foi alterado para que faça a geração do XML dos comprovantes eletrônicos do tipo: Fatura Eletrônica, Nota de Crédito Eletrônica, Nota de Débito Eletrônica e Guia de Remissão Eletrônica. Ao clicar no botão Enviar para um comprovante que ainda não teve nenhum envio, serão efetuados alguns passos: - gerar o XML;
- assinar digitalmente o comprovante;
- gerar o PDF;
- compactar o arquivo;
- enviar para autorização;
- retornar o status do envio.
Quando o comprovante estiver Pendente de Retorno, o botão Enviar poderá ter 2 retornos: Aprovado ou Rejeitado, conforme o retorno enviado pelo Governo.
Parametrizações do Ambiente Para que o XML seja gerado corretamente, algumas parametrizações do ambiente serão necessárias: 1) Dentro da pasta local\pry\SIFENWS existe o arquivo SIFENWS.zip. Este arquivo precisa ser descompactado dentro da pasta que irá conter os arquivos XML gerados, parametrizado na Manutenção de Empresa (CD0104), no campo representado abaixo:
O diretório deve com o conteúdo conforme segue:
2) O arquivo de certificado digital deverá ficar também dentro do diretório onde será gerado o xml, obrigatoriamente:
3) Informar no programa Parâmetros Conexão (FT4095) os campos ID Código Segurança e Código de Segurança fornecidos pelo Governo, nas abas Produção e Teste.
Com estas parametrizações, o sistema poderá ser utilizado para realizar o envio dos comprovantes eletrônicos. Cada xml será salvo dentro de uma pasta com o seu número, conforme exemplo:
Parametrizações de Dados: Endereços: os endereços dos emitentes, locais de entrega, transportadores e pessoas devem ter uma vírgula separando a rua do número da casa/empresa, exemplo: Dirección: Calle Florida, 555. Isto é necessário pois o XML possui um campo separado para o endereço e para o número do local e precisamos separar estas informações para enviar. Caso o local não tenha número, informar 0.
Documento de Exportação: o tipo de comprovante 2 - Fatura Eletrônica Exportação ainda não está habilitado oficialmente pelo Governo, então ainda não poderá ser utilizado. Caso seja necessário gerar uma fatura de exportação, deve ser utilizado uma série do tipo 1 - Fatura Eletrônica. Os dados referentes à exportação serão buscados do Processo de Exportação relacionado ao pedido/nota fiscal. Serão enviados na tag dInfoFisc, conforme exemplo abaixo, e conterá as informações existentes no processo de exportação:
Campos que serão enviados na tab dInfoFisc, se existir informação no EX3001: a) Tipo de Operación: fixo "Exportación" b) Condición de Negociación, (CIF, FOB, otros.): Incoterm do processo de exportação c) País de Destino: País do processo de exportação d) Empresa Fletera o Exportador Nacional: Transportador Internacional (aba Transporte/EX3001) e) Agente de Transporte: Agente Marítimo (aba Transporte/EX3001) f) Instrucciones de Pago para el cliente (Beneficiario, Banco, N° de cuenta, Código SWIFT, Cartas de Crédito, otro): Dados da aba Inf Docum/EX3001 (não são enviados os campos "marca").
g) Número/s de Conocimiento/s de Embarque: Código do documento informado para o tipo "Conhecimento" na aba Documentos/EX3001 h) Número/s de Manifiesto/s Internacional/es de Carga: Código do documento informado para o tip "Packing List" na aba Documentos/EX3001
i) Número de barcaza o remolcador, descripción y cantidad del bien transportado (en los casos de Flete Internacional): Id Veículo Transporte aba Transporte/EX3001 j) Las demás informaciones que sean fijadas por la Administración Tributaria, en normas de carácter general: Narrativa informada para o processo de exportação.
Documento Guia de Remissão Eletrônica: para este tipo de documento, devem ser informados manualmente os dados de transporte na Manutenção de Remitos FT1331, pois são necessários para a geração do comprovante/XML.
|