Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Uma FMEA do Processo é uma técnica analítica utilizada pelo Grupo/Responsável pelo processo com a finalidade de assegurar que, na extensão possível, os modos de falha potenciais e suas causas/mecanismos foram avaliados; é um resumo dos pensamentos do grupo durante o desenvolvimento de um processo e inclui a análise de itens que podem falhar baseados na experiência e nos problemas passados.

Esta abordagem sistemática acompanha, formaliza e documenta a linha de pensamento que é normalmente percorrida durante o desenvolvimento de um processo.

A FMEA de Processo:

  • Identifica os modos de falhas potenciais do processo relacionadas ao produto.
  • Avalia os efeitos potenciais da falha no cliente.
  • Identifica as causas potenciais de falhas do processo e as variáveis que deverão ser controladas para redução da ocorrência ou melhoria da eficácia da detecção das falhas.
  • Classifica modos de falha potenciais, estabelecendo assim um sistema de priorização para a tomada das medidas preventivas.
  • Documenta os resultados do processo.

Desenvolvimento de uma FMEA de Processo

Uma FMEA de processo deve começar com um diagrama de fluxo/ avaliação do risco do processo global. Este diagrama deve identificar as características do produto/processo associadas a cada operação. Deve ser incluída, se disponível, a identificação de efeitos no produto da FMEA de projeto correspondente. Cópias do diagrama de fluxo/avaliação de risco utilizados na execução da FMEA devem acompanhar a mesma.

Uma abordagem recomendada para a análise de processos críticos é a FMEA Estruturada, onde o processo é descrito na forma de uma estrutura onde são representados suas etapas. Cada etapa do processo é dividida em seus elementos constituintes: operador, máquinas/dispositivos, materiais e meio ambiente. A cada elemento constituinte são atribuídas suas funções; a cada função, suas respectivas falhas potenciais. Desta forma garante-se uma análise completa e detalhada do processo.

As falhas potenciais são encadeadas formando uma árvore de falhas. Três níveis consecutivos da árvore de falha são Efeito Potencial da Falha, Modo de Falha Potencial e Mecanismo/Causa Potencial de Falha, nessa ordem.