Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Dica
titleBranch de Referência

Compare rest_api com pub_sub

Painel
titleREST

Representational State Transfer (REST) é um estilo de arquitetura para a construção de sistemas distribuídos baseados em hipermídia. Uma vantagem principal do modelo REST é que ele é baseado em padrões abertos e não vincula a implementação do modelo ou dos aplicativos cliente que o acessam a nenhuma implementação específica. Portanto, um serviço Web REST pode ser implementado usando o Microsoft ASP.NET Core e os aplicativos cliente podem ser desenvolvidos usando qualquer linguagem e conjunto de ferramentas que possam gerar solicitações HTTP e analisar respostas HTTP.

O modelo REST usa um esquema de navegação para representar objetos e serviços em uma rede, referidos como recursos. Os sistemas que implementam REST normalmente usam o protocolo HTTP para transmitir solicitações de acesso a esses recursos. Nesses sistemas, um aplicativo cliente envia uma solicitação na forma de um URI que identifica um recurso e um método HTTP (como GET, POST, PUT ou DELETE) que indica a operação a ser executada nesse recurso. O corpo da solicitação HTTP contém todos os dados necessários para executar a operação.

Informações

REST define um modelo de solicitação sem estado. Portanto, as solicitações HTTP devem ser independentes e podem ocorrer em qualquer ordem.

A resposta de uma solicitação REST usa códigos de status HTTP padrão. Por exemplo, uma solicitação que retorna dados válidos deve incluir o código de resposta HTTP 200 (OK), enquanto uma solicitação que falha ao localizar ou excluir um recurso especificado deve retornar uma resposta que inclua o código de status HTTP 404 (Not Found).

Uma API Web RESTful expõe um conjunto de recursos conectados e fornece as principais operações que permitem que um aplicativo manipule esses recursos e navegue facilmente entre eles. Por esta razão, as URIs que constituem uma típica API web RESTful são orientadas para os dados que ela expõe, e usam as facilidades fornecidas pelo HTTP para operar sobre esses dados.

...