Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Validar Todos
    1. Histórico de manejo mecanizadas está em processamento
    2. Regras de negócio 
  3. Correções Básicas
  4. Exportação para o Oficial
  5. Integração
  6. Observações
  7. Videos How To


01. VISÃO GERAL

Interface para validação e exportação dos apontamentos gerados externamente para as tabelas oficiais.

02. Validar Todos

a. Histórico de manejo mecanizadas está em processamento

Para utilizar o PIMSServer, é necessário habilitar a flag que controla a utilização do processamento de atividades mecanizadas no PIMSServer ( seção: PIMS_COL / entrada: FG_UTILIZA_PIMSSERVER ) e configurar o IP + Porta do servidor com o PIMSServer instalado ( seção: PIMS_COL / entrada: IP_PIMSSERVER ).

Ao executar as validações será considerado se o histórico de manejo mecanizadas está em processamento durante a transferência de apontamentos, e para isto será verificado o status do processamento de atividades mecanizadas ( seção: ATRC_MEC / entrada: FG_PROCESSO ) e a data do último processamento de atividades mecanizadas em andamento ( seção: ATRC_MEC / entrada: DT_PROCESSO_ANDAMENTO ).

1) Com o status do processamento de atividades mecanizadas em andamento e a data da operação for menor ou igual a data do último processamento de atividades mecanizadas em andamentoos apontamentos não serão transferidos.


2) Com o status do processamento de atividades mecanizadas em andamento e a data da operação for maior que a data do último processamento de atividades mecanizadas em andamentoos apontamentos serão transferidos.


3) Com o status do processamento de atividades mecanizadas fechado, a data do último processamento de atividades mecanizadas em andamentonão será considerado visto que o processo está fechado.


3.1) Devemos somente ressaltar que a data do apontamento não pode ser menor que a data do último processamento de atividades mecanizadas ( seção: ATRC_MEC / entrada: DT_PROCESSO ).


b. Regras de negócio: 

RegraDescrição
Intervalo entre horas

Através da ativação do parâmetro ATRC_MEC/ FG_CONS_INTER é validado através da função Validar Todos o período de trabalho (horas relógio) informado na operação. Este período deve estar dentro da jornada do funcionário. 

Caso contrário, será apresentado uma mensagem de inconsistência.


Hora/Km Total

Após digitar a hora inicio e final de um boletim, será realizado o cálculo da diferença dessas horas. Essa diferença tem 4 casas decimais, já a diferença de horas do elevador da colhedora tem apenas 3 casas decimais.

Exemplo: Início do boletim: 10:00 - Fim do boletim: 10:34 - Total de horas (em decimal): 0,5666.

Validação Recuperação da OS através da operação e local executado.

O apontamento temporário de Atividades Mecanizadas no PIMS_COL possui uma validação parametrizável que recupera a Ordem de Serviço através da operação e local sem a necessidade do operador informa-la na execução da operação, ou seja, o equipamento recupera o local que está trabalhando através do seu GPS e o operador informa somente a operação que ele está realizando. Após os dados do apontamento serem enviados para a tabela temporária, o sistema verifica qual OS está válida para aquela operação e local através do botão validar. Esta configuração facilita a atividade do operador em não precisar informar a OS que ele está executando.

A parâmetro de  validação é o PIMS_COL/FG_REC_OS. Recupera a OS sem informar a Safra e Instancia.

Está validação não irá ocorrer se o sistema estiver configurado para somente aceitar no apontamento de mecanizadas equipamentos pertencentes ao prestador de serviço da OS, ou seja se o equipamento informado não pertencer ao prestador da OS a OS não será recuperada.

Parâmetro que obriga a execução da OS somente equipamentos pertencentes ao prestado de serviço da OS (ATRC_OS/FG_SEV_EQPREST) Severidade de validação quanto ao equipamento pertencente ao prestador de serviço da OS.

Local de Produção / Centro de Custo / Operação
  • Se o local informado no apontamento estiver com o flag de meiosi marcado e no relacionamento Operação vs. Centro de Custo o valor de meiosi também for S, o local será válido no apontamento mesmo que o estágio e/ou as ocorrências definidas sejam diferentes destes atributos no local.
  • Ao apontar local de produção, será verificado se existe um contrato ativo, se sim, então será verificado se para o centro de custo e a operação existe algum período de beneficiamento da operação realizada. Se o contrato vencer antes deste período encontrado, o apontamento não pode ser realizado, porque será uma operação perdida já que o contrato do local irá vencer antes do tempo necessário para o total aproveitamento da operação realizada.
Valida do percentual de Tolerância Hora km x Hora Operador
  • Esta validação permite ao usuário definir um percentual de tolerância mínimo e máximo das horas km apontadas contra as horas do operador.
  • O agrupamento para a somatório dos dados apontados em km e do total da horas do operador seguirá conforme a regra demonstrada nos itens 03.a e 03.b do menu de Exportação para Oficial.

Parâmetros:

  • ATRC_MEC / FG_CONS_FREQ →  S ou C, para habilitar o uso da validação.
  • ATRC_MEC / PE_CONT_FREQ →  0 à 100, informa o percentual de tolerância.

Exemplo:

  1. Neste exemplo seguiremos a regra de agrupamento ou quebra de boletins da listagem 03.b.

ATRC_MEC / FG_CONS_FREQ = "S"

ATRC_MEC / FG_CONT_FREQ = "C" → Aponta apenas uma jornada do operador.

ATRC_MEC / PE_CONT_FREQ = 10

a. Para o primeiro boletim (em vermelho), temos um total de 18 horas apontadas em Hr/Km Inical e Hr/Km Final e um total de 16 Horas do Operador, aplicando a regra de 10% de tolerância a Hora do Operador deveria estar entre 16,2 e 19,8 em relação ao total de Hr/Km.

b. Para o segundo boletim (em verde), temos um total de 8 horas apontadas em Hr/Km Inical e Hr/Km Final e um total de 8 Horas do Operador, aplicando a regra de 10% de tolerância a Hora do Operador deve estar entre 7,2 e 8,8 em relação ao total de Hr/Km.

c. Clicando em Validar Todos é apresentado os seguintes consistências, que devem ser corrigidas para então ser enviadas para a tabela oficial.

       Regras para a quebra de boletins:

Âncora
03.a
03.a
a. Com a configuração do parâmetro PIMS_COL /  FG_GERA_APTO_BOL  igual a "S" e o parâmetro ATRC_MEC \ FG_CONT_FREQ igual a "C", será gerados apontamentos de acordo com a data, funcionário, equipamento e início de jornada.

Âncora
03.b
03.b
b. Com a configuração do parâmetro PIMS_COL \ FG_GERA_APTO_BOL  igual a "N" e o parâmetro ATRC_MEC \ FG_CONT_FREQ igual a "C" , o sistema irá realizar a exportação dos registros de acordo com o agrupamento das chaves data, funcionário, equipamento, levando em consideração se o inicio da jornada posterior é sequencia do término da jornada anterior. Ou seja, se o operador trabalhou na mesma máquina no mesmo dia em jornadas subsequentes, será gerado um único boletim na tabela oficial, conforme exemplo abaixo de  funcionários e equipamentos distintos.

03. Correções Básicas

A correção de erros básicos permite realizar a alteração em lote dos dados, que após serem validados tenham erros cadastrais. Devemos ressaltar que apenas os erros de relacionamento entre centro de custo-operação, equipamento-operação e implemento-operação será considerado como básicos, enquanto o restante dos erros de relacionamento não serão tratados de forma semelhante.

Para utilizar a funcionalidade de "Correções Básicas", é necessário habilitar o processamento de atividades mecanizadas no PIMSServer através do parâmetro seção: PIMS_COL / entrada: FG_UTILIZA_PIMSSERVER e também habilitar o parâmetro seção: PIMS_COL / entrada: FG_HABILITA_CORRECOES_BASICAS.

Devemos salientar que a correção básica compreende somente os campos: "Funcionário, Equipamento, Centro de Custo, Operação, Local de Produção e Implementos" e caso seja encontrado algum erro o campo ficará com a cor amarelo de fundo.

Demonstração da Funcionalidade:

1) Neste caso podemos constatar que o funcionário "2" apresenta erros básicos relacionados ao funcionário.

2) Após clicar no botão de "Correções Básicas", podemos realizar a troca do funcionário "2" que não está cadastrado pelo código "100".

3)Após Substituir, podemos verificar que os apontamentos que tinham o funcionário "2" foram substituídos pelo código "100".

04. Exportar para Oficial


Validação da forma de exportação dos registros de atividades mecanizadas para a tabela oficial.

Seção

Entrada

Tipo

Valor

Descrição

Valores Válidos

PIMS_COL

FG_IMPORT_MEC_VALID

C

N

Flag para habilitar importação de atividades mecanizadas apenas quando todos os registros estiverem válidos

S - Sim / N - Não

PIMS_COL

FG_IMPORT_PARC_MEC

C

N

Flag para liberação de importação parcial dos apontamento de atividades mecanizadas

Obs: Este parâmetro sempre deve ser estar com valor N, pois ligado, ele irá enviar somente as linhas validadas do apontamento  e manter as linhas invalidadas. Assim, após correção das linhas invalidadas, os mesmas não serão enviados, pois terá a inconsistência de já existência de boletim com a mesma chave (equipamento/ funcionário/ dia) na tabela oficial.

S - Sim / N - Não

05. Integração

Se usar PIMSServer Atividades Mecanizadas, é possível realizar a integração dos dados sem esperar um tempo mínimo de agendamento. No parâmetro de integração com a Solinftec caso o endereço no parâmetro contenha http ou https é considerado o endereço informado, se não conter é adicionado http:// ao endereço.

06. Observações

A coluna "Coletor" possui 17 caracteres, dois deles são para controle interno da aplicação, sendo então disponível apenas 15 caracteres para conter o número do coletor.

07. Videos How To

Conector de Widget
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=mv9QPzk7xPU&feature=youtu.be
 
Conector de Widget
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=39I_ol5FHEM
 
Conector de Widget
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=oVf2m3FFGOY&feature=youtu.be