Histórico da Página
Índice maxLevel 4
Informações |
---|
Neste material você encontrará informações sobre a estrutura utilizada no Conciliador (CTBA940) e também dicas para lhe auxiliar na análise de problemas junto aos clientes. |
01. REQUISITOS MÍNIMOS
Requisitos mínimos
...
Para que seu ambiente esteja preparado para a utilização desta rotina pela primeira vez, é necessário executar o wizard de configuração inicial, o WIZARDUUID.
Confira a documentação de preparação do ambiente Protheus para o conciliador abaixo, onde estará detalhado cada passo a ser executado.
...
Porta Multiprotocolo
Para a utilização do concilliador, é necessária a ativaçao da porta multi protocolo no appserver.ini do seu ambiente Protheus.
- Na seção GENERAL, deve-se incluir a chave “App_Environment”, cujo valor deve ser o nome do ambiente que os serviços rodarão.
- Na seção DRIVERS, deve-se habilitar a porta multiprotocolo na chave “MultiProtocolPort” com o valor = 1.
- Por padrão a conexão SSL está ativa na porta multiprotocolo, os detalhes das configurações estão disponíveis na documentação Application Server - Porta Multiprotocolo. Para desabilitar a conexão por SSL é necessário informar a chave “MultiProtocolPortSecure = 0”
Para mais informações sobre essa configuração acesse a página Application Server - Porta Multiprotocolo.
Exemplo:
02. FONTES DO CONCILIADOR
Fontes utilizando no Wizard (WIZARDUUID) | Fonte principal (chamado via menu - CTBA940.prw) O fonte CTBA940.app é referente a aplicação em PO-UI, é necessário os dois fontes para correto funcionamento do Conciliador. | Fontes referentes as API´s. Elas que trafegam as informações entre o binário e a aplicação PO-UI. São todos os fontes que iniciam com a nomenclatura abaixo: | Fontes dependentes CTBXATU.PRW MATXFUNA.PRX |
---|
03. ESTRUTURA (TABELAS UTILIZADAS)
Tabela QLB – Conciliador Contábil (Chaves)
...
Não altere nenhuma informação neste arquivo, uma vez que, ele é a base para correto funcionamento do Conciliador.
Tabela QLC – Cabeçalho da Conciliação
A tabela QLC grava o cabeçalho das conciliações realizadas, incluindo informações de filial, código da conciliação, código da configuração, tabelas de origem e destino, usuário, data, entre outros.
Tabela QLD – Itens da Conciliação
...
O wizard possui 4 etapas, que devem ser seguidas em sequencia, conforme abaixo:
Consulta aqui a documentação de cada etapa no link abaixo, detalhamos cada processo com imagens para facilitar o entendimento pelo cliente.
...
1. Erro ao importar os arquivos de configuração (Etapa 1 do Wizard)
Erro:
Onde Ocorre: Ao tentar importar os arquivos de configurações pela rotina WIZARDUUID, etapa 1.
Solução: O sistema fará a leitura dos arquivos ".json" contidos na pasta \systemload\tc_config. Certifique-se que existe a pasta tc_config com os arquivo .json de configuração.
2. Erro ao criar o dicionário diferencial (Etapa 2 do Wizard)
Erro: Falha na criação do dicionário diferencial
Onde Ocorre: Ao acessar a opção 2 do Wizard (WIZARDUUDI), avançar as etapas e gerar o dicionário diferencial
Solução: Esse problema ocorre provavelmente em alguma camada do Frame, da qual não temos acesso. Verifique se existe algum projeto em aberto, para isso acesse o Configurador do Protheus conforme abaixo:
Verifique se existe algum projeto aberto com a descrição ‘Inclusão de Campos UUID’, se existir clique em ‘Outras Ações à Encerrar Projeto’.
Caso ocorra algum problema nesta etapa, pode-se atualizar direto via banco. A tabela que grava estas informações é a SYS_BCAST_PACKAGE_XX, onde XX é o código da empresa. Faça um update alterando o campo PCK_STATUS para 2 filtrando o campo PCK_CODIGO com o código do projeto que esta em aberto.
06. ERROS CONHECIDOS (CONCILIADOR)
1. Erro ao acessar alguma feature dentro do Conciliador
Erro: http failure response for http://”endereço api cliente”
Onde Ocorre: Ao acessar a rotina via menu ou após abrir a rotina e clicar em alguma ação disponível dentro da tela do Conciliador.
Solução: Reinicie o serviço do app-server, entre no Protheus novamente e tente acessar a rotina do Conciliador via menu. Caso o problema persista, verifique se as api´s estão compiladas no ambiente (ver extrato de fontes).
Este é um erro muito genérico, que acontece em muitos clientes. A maioria das vezes é solucionado com a etapa acima. Se mesmo após reiniciar o serviço (app-server) o problema persistir, solicite os arquivos abaixo para uma melhor análise do problema.
Habilite a chave LogHttpFuncs=1 na seção de General do appserver.ini, limpe o console e acesse novamente a rotina
- Console.log;
- Appserver.ini;
- Extrato de fontes;
2. Erro após aplicar um filtro
Erro:
Onde Ocorre: Após definir uma configuração e aplicar um filtro.
Solução: Verifique se o campo de ID (XXX_MSUIDT) referente a configuração selecionada foi criado. Lembrando que após importar as configurações pelo Wizard (passo 1), deve-se criar o dicionário diferencial (passo 2 do Wizard) e rodar o UPDDISTR para criação dos campos na base de dados.
Caso o campo não foi criado, verifique se ele esta contido dentro do arquivo sdfbra.txt e caso positivo rode o UPDDISTR para atualização da(s) tabelas(s).
3. Não aparecem configurações disponíveis para seleção
Erro:
Onde Ocorre: Ao clicar na seleção de configuração de conciliação.
Solução: Verifique se foram importados os arquivos de configurações. Eles são gravados na tabela QLD. Caso a tabela esteja vazia, volte ao Wizard e execute o passo 1, para importação dos arquivos de configuração (json) para o banco de dados.
4. Erro após aplicar filtro
Erro:
Onde Ocorre: Ao aplicar um filtro após clicar na definir a configuração de conciliação.
Solução: Provavelmente o arquivo json (na propriedade QLB_REGMAT) importado para a base de dados (tabela QLB) foi alterado indevidamente pelo cliente ou então pode ter sido alterado manipulando a tabela direto via banco ou apsdu.
Envie a configuração padrão para o cliente, faça a importação pelo Wizard (passo 1) e realize um novo teste.
5. Erro após aplicar filtro
Erro:
Onde Ocorre: Ao aplicar um filtro após clicar na definir a configuração de conciliação.
Solução: Provavelmente o arquivo json (na propriedade QLB_REGMAT) importado para a base de dados (tabela QLB) foi alterado indevidamente pelo cliente ou então pode ter sido alterado manipulando a tabela direto via banco ou apsdu.
Envie a configuração padrão para o cliente, faça a importação pelo Wizard (passo 1) e realize um novo teste.
6. Erro após aplicar filtro
Erro:
Onde Ocorre: Após aplicar um filtro (Ao carregar os dados para Conciliação)
Solução: Provavelmente o arquivo json importado para a base de dados (tabela QLB) foi alterado indevidamente pelo cliente ou então pode ter sido alterado manipulando a tabela direto via banco ou apsdu.
Envie a configuração padrão para o cliente, faça a importação pelo Wizard (passo 1) e realize um novo teste.
7. Conciliador - Opção de menu: Gerenciar
Ao selecionar uma conciliação na opção ‘Gerenciar’ do menu e após clicar ‘Validar/Excluir’ aparecer uma tela em branco, sem nenhum registro é porque esse código de conciliação se refere a um cancelamento de match. Nesse caso, nenhum item é gravado na tabela QLD, somente o cabeçalho da conciliação é gravado (QLC).
Iremos fazer um tratamento para apresentar isso em tela, mas caso algum cliente questione pode-se informar que não é um erro e sim um processo interno do sistema.
8. Infraestrutura – PO-UI – Porta Multi Protocolo
Em alguns clientes, após habilitar a porta de multi protocolo pode ocorrer de a tela de login ficar branca e no console do app-server aparecer a seguinte mensagem:
2022-08-01T11:58:58.860000-03:00 15088|[VDRPORT] 220601_115858 3AF0 BPC2146 E x 01 ctx:661 MULTIPORT - error 5 unrecognized client 192.168.0.46:50794
Isso é um problema relacionado com o Framework, mas geralmente pode-se resolver com as instruções abaixo:
Com o AppServer parado, acesse a pasta Protheus_Data do ambiente e renomeie a pasta "http-root" existente. Após renomeá-la, reinicie o ambiente e realize novo teste.
Alguns clientes podem relatar que já utilizam aplicações em PO-UI sem habilitar a porta multiprotocolo, mas nestes casos são aplicações antigas que utilizam os parâmetros MV_BACKEND e MV_GCTPURL, porem, para o Conciliador, é necessário habilitar a porta multiprotocolo para correto funcionamento da rotina.
Para maiores detalhes da porta multiprotocolo acesse a documentação aqui!
07. ESTRUTURA DA SOLUÇÃO (COMO DEBUGAR A EXECUÇÃO DE UMA API)
Opção 1:
Opção 2:
Acesse o Protheus/Conciliador via webapp.
Habilite a opção Ferramentas do desenvolvedor, conforme imagem abaixo. Assim é possível acompanhar todas as requisições feitas pela aplicação po-ui para o back-end (api´s Protheus). Seleciona a seção ‘Network’ para acompanhar as requisições... Nas próximas páginas mostramos detalhes de como validar estas informações.
Verifique a aba CONSOLE (Verifique e retire um print completo do console caso apresente erro.)
Verifique a aba Network – Requisições HTTP - Header (Print com todas as informações do header das requisições com status de erro, sinalizadas em vermelho)
Verifique a aba - Network – Requisições HTTP - Response (Print com todas as informações do response das requisições com status de erro, sinalizadas em vermelho)