Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Narrativa

Quando acionado, é possível incluir comentários e observações a respeito do bem patrimonial implementado. Ver mais informações na descrição da tela Narrativa Bem Patrimonial.

Físicos

Quando acionado, é possível implementar características físicas do bem que está sendo implementado. Ver mais informações na descrição da tela Inclui Dados Físicos Bem.

Inventário

Quando acionado, é possível incluir ocorrências que servirão de subsídios para o usuário do Módulo Ativo Fixo na fase de Inventário Físico dos Bens. Ver mais informações na descrição da tela Inclui Dados Inventário Bem.

Informações
titleImportante:

Esse botão é habilitado após informada a conta patrimonial e somente se esta conta permitir a execução do inventário.

Crédito Impostos

Veja mais informações na descrição da tela Impostos.


Cálculo

Quando acionado, o sistema calculará de acordo com o grupo de cálculo, desde a data início até data fim de cálculo, para dar a entrada do bem já imobilizado. Os valores são dispostos no browse para conferência.

Limpa Lista

Quando acionado, possibilita eliminar cálculos e permitir refazer configurações em tela. Exemplo: taxa depreciação, cronograma, data início e fim de cálculo.

Edita Linha

Quando acionado, é possível modificar informações de uma linha selecionada.

Parâmetros

Quando acionado, são apresentados os parâmetros de cálculo implementados para uma conta Patrimonial, onde está associado o bem patrimonial. Ver mais informações na descrição da tela Inclui Dados Inventário Bem.

Outras Moedas

Quando acionado, é possível visualizar ou recalcular o respectivo valor da aquisição do bem patrimonial em outras moedas utilizadas pela empresa. (Ver detalhes Botão Outras Moedas).

Un/Hrs Serviço

Quando acionado, é possível inserir os lançamentos das quantidades produzidas ou horas de serviço que serão despendidas na operação do bem patrimonial. Ver mais informações no processo Qtde.Produzida/Horas Serviço.

Nota
titleNota:

Esse botão é habilitado somente para as contas patrimoniais que tenham no seu Tipo de Cálculo de Depreciação a opção de Método Horas de Serviço ou Unidades de Produção. Ver mais informações no programa Manutenção Método Cálculo Depreciação (FAS026AA), campo Método.

Alocações

Quando acionado, é possível acessar dados referentes à alocação do bem em determinado centro de custo ou unidade de negócio. Ver mais informações no processo Alocar Bem X Ccusto/Unidade Negócio.

Cronograma

Quando acionado, é possível determinar um novo cronograma de cálculo com períodos específicos para os cálculos do bem patrimonial. Ver mais informações no processo Cronograma Cálculo Bem.

...

Campo:

Descrição:

Conta Patrimonial

Selecionar a conta patrimonial na qual o bem está associado. Esse parâmetro determina a permissão de cálculo, qual o tipo de controle e tipo de cálculo para o bem a ser implantado.

Bem Patrimonial

Exibe automaticamente um próximo número de registro disponível para o novo bem patrimonial que está sendo implementado, podendo ser modificado.

Descrição

Inserir uma descrição ou um detalhe a especificar a respeito do bem patrimonial que está sendo implementado.

Informações
titleImportante:

Caso nenhuma informação seja implementada para esse atributo, o mesmo é preenchido automaticamente com a espécie, marca e modelo do bem.

Data Aquisição

Identificar a data da aquisição do bem considerando-se a data de emissão da nota fiscal de compra.

Informações
titleImportante:

No momento da inclusão é apresentada a data correspondente ao dia em que se está incluindo o bem, podendo ser modificada.

Lim Utiliz

Identificar a data que estabelece o limite de utilização do bem, previsto pelo usuário. Essa informação serve de parâmetro para o ativo fixo para fins de controle físico.

Informações
titleImportante:

Quando da proximidade da data limite de utilização do bem, a mesma é detectada pelo ativo fixo, via inventário, cabendo a quem detectou informar ao usuário responsável pelo bem que a data de utilização do mesmo está próxima do vencimento.

Quantidade

Informar a quantidade de bens patrimoniais representados.

Grupo Cálculo

Informar um código que represente um Grupo de Cálculo ao qual o movimento ou os parâmetros estão associados.

Estabelecimento

Selecionar o código que identifique o estabelecimento ao qual o bem patrimonial se aplica.

Unid Negócio

Selecionar a unidade de negócio associada ao bem patrimonial que está sendo implementado.

Plano CCusto

Selecionar o plano de centros de custo no qual o bem patrimonial está inserido.

Envia PIMS Det

Quando assinalado, determina que o bem deve ser enviado para o PIMS (Agroindústria) detalhado.

Informações
titleImportante:

Esse campo somente é habilitado quando s opção de integração Agroindústria estiver parametrizada. Veja mais informações no programa Manutenção Parâmetros Integração EMS5 (UTB036ZA).

Os bens que estiverem parametrizados para enviar detalhado serão enviados de forma individual, sendo enviados os valores de depreciação apropriados por centros de custo, inclusive daqueles marcados para sumariar.

O parâmetro do bem sempre prevalecerá sobre o parâmetro do centro de custo.

CC Respons

Selecionar o centro de custo de alocação do bem patrimonial.

Data Cálculo

Determinar a data do início do cálculo do bem. No momento da aquisição do bem, o preenchimento desse atributo é obrigatório desde que se queira estabelecer para esse bem um controle físico, financeiro ou ambos ao mesmo tempo.

Informações
titleImportante:

Quando a data é informada na aquisição do bem, e essa é apresentada automaticamente como sendo a data de início de cálculo, poderá ser alterada. A parametrização dessa data serve para determinar o cálculo da depreciação ou amortização acumulada, sendo que a opção a ser considerada em seguida deverá ser o campo “Valores Históricos”.

Valores Históricos

Quando assinalada, determina que é possível informar o valor do bem na moeda vigente da data de aquisição (histórica).

Contabiliza Valores

Quando assinalado, determina que devem ser contabilizados os valores calculados de depreciação e correção monetária, bem como o registro da implantação do bem.

Informações
titleImportante:

É considerada para a contabilização desses valores a data informada no campo Fim de Cálculo.

Exemplo:

Data de Implantação: 22/10/2003

Data de Aquisição: 15/09/2003

Período de Cálculo: 16/09/2003 a 01/10/2003

Data da Contabilização da Depreciação e Correção Monetária: 01/10/2003

A data informada no campo Fim de Cálculo deve pertencer a um período habilitado, possibilitando receber os lançamentos contábeis, sendo essa data também considerada para a data do movimento do registro de implantação.

Quando houver a necessidade de ser recalculado a depreciação do bem implantado, será necessário excluir o bem e implantá-lo novamente, não podendo ser utilizada a rotina de exclusão de cálculo do bem - FAS708AA - Exclusão de Cálculo do Bem Patrimonial.

Fim Cálculo

Informar a data de final dos cálculos do bem patrimonial no que se refere a valores acumulados de correção monetária, depreciação ou amortização.

Indicador CM

Selecionar o código que identifique o indicador econômico no qual o cálculo de correção monetário do bem patrimonial será baseado.

Valor Original

Inserir o valor original do bem para o bem patrimonial que está sendo implementado, com base no valor expresso na Nota Fiscal (quando for valor histórico, caso contrário é o valor convertido pela cotação do dia). O preenchimento desse atributo é obrigatório, pois é por intermédio dele que se efetua o cálculo dos bens.

Informações
titleImportante:

No momento em que o valor original do bem é informado, o sistema efetua automaticamente a devida conversão para as demais Finalidades Econômicas parametrizadas no sistema que apresentem a opção de “armazena valores”  e que o usuário tenha controle no Sistema.

Valor Desp Fin

Inserir o valor da despesa financeira que consta na Nota Fiscal. O preenchimento desse atributo campo não é obrigatório. Somente é necessário se , estando disponível para quando houver despesa financeira na Nota Fiscal e o usuário desejar informar esse valor separado separadamente do valor original da Nota fiscal Fiscal, no momento da aquisição do bem patrimonial.

Informações
titleImportante:

No momento em que o valor da despesa financeira do bem é informado, o sistema efetua automaticamente a devida conversão para as demais Finalidades Econômicas parametrizadas no sistema que apresentem a opção de “armazena valores” e que o usuário tenha controle no Sistema.

...

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Características

Quando acionado, é possível inserir características físicas do bem patrimonial a fim de descrevê-lo. Ver mais informações na descrição da tela Informa Características Bem.

...

Campo:

Descrição:

Espécie

Selecionar a espécie que caracteriza o bem patrimonial.

Marca

Selecionar a o código do marca correspondente ao bem patrimonial em referência.

Modelo

Selecionar o código do modelo do bem patrimonial que está sendo implementado.

Licença Uso

Selecionar o código que identifique a Licença de Uso referente ao bem patrimonial que está sendo implementado.

Especificação Técnica

Inserir o código que identifique a especificação técnica quando o bem patrimonial exigir uma característica especial já detalhada em uma especificação.

Arrendador

Inserir o código que identifique o arrendador do bem patrimonial, quando o bem estiver associado a um contrato de leasingContrato de Leasing, conforme cadastro no FS060AA/FAS209AA/FAS314AA - Arrendador.

Contrato Leasing

Inserir um código de identificação para o Contrato de Leasing no qual o bem patrimonial está inserido.

Situação Bem

Selecionar a opção que identifique a situação do bem, conforme as opções:

  • Alugado;
  • Hipotecado;
  • Vendido;
  • Quebrado;
  • Normal.
  • Penhorado

    Nota
    titleNota:

    Os programas de movimentação irão alertar que o bem se encontra penhorado. Se a movimentação for em tela, irá perguntar se deseja continuar a rotina. Somente a União que não poderá ser efetuada com bens penhorados.

Fornecedor

Inserir o código que represente o fornecedor do bem patrimonial.

Nome

Após inserir o código do fornecedor, o nome  do fornecedor será exibido automaticamente nesse campo.

...

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Restaura

Quando acionado, permite restaurar a última movimentação efetuada na tela.

...

Campo:

Descrição:

Último Inventário

Inserir a data do último inventário físico em que o bem estava registrado.

Número Plaqueta

Inserir o número da plaqueta que identifique o bem.

Informações
titleImportante:

Para todo bem patrimonial é atribuído um número de inventário por uma das seguintes ordens:
a) Chapas de inventário;
b) Números pintados (no caso de veículos motorizados).

Estado Físico

Selecionar o código que identifique o estado físico do bem no momento do registro desta aquisição.

Localização

Selecionar o código que identifique a localização do bem patrimonial na empresa.

Periodicidade

Selecionar a freqüênciafrequência/periodicidade de inventário físico válido para o bem patrimonial em referência, conforme as opções:

  • Outra;
  • Diária;
  • Semanal;
  • Quinzenal;
  • Mensal;
  • Bimestral;
  • Trimestral;
  • Quadrimestral;
  • Semestral;
  • Anual;
  • Nenhuma.

Intervalos de

Inserir os intervalos para o indicador de periodicidade informado.

Informações
titleImportante:

Esse campo é habilitado quando selecionada a opção Outra no campo Periodicidade.

Dia(s)/Mês(es)

Assinalar a opção a ser considerada para o intervalo do inventário.

Informações
titleImportante:

Essas opções são habilitadas quando selecionada a opção Outra no campo Periodicidade.

Exemplo:

Caso no campo “Intervalos de” estiver informado 012 e for selecionada a opção “Dia(s)” neste campo, significa dizer que o inventário físico deste bem patrimonial deve ocorrer a cada 12 dias; ou 12 meses se neste campo for selecionado Mês(es).

...

Campo:

Descrição:

Bem Importado

Quando assinalado, determina que o bem patrimonial é importado.

Informações
titleImportante:

Os campos campos Credita PIS e  e Credita COFINS são habilitados para bens importados com data de aquisição a partir de 01/05/2004. Este procedimento atende a Medida Provisória nº 164 , de 29 de janeiro de 2004 /01/2004, que permite o crédito de PIS e CONFINS /COFINS de bens importados com data de aquisição seja a partir de 01/05/2004. 

Credita PIS

Quando assinalado, determina que o bem patrimonial credita PIS.

Informações
titleImportante:

Para bens que creditem PIS adquiridos a partir de 01/12/2002 é necessário relacionar um fornecedor.

Veja mais informações na descrição do conceito Medida Provisória 66

Credita COFINS

Quando assinalado, determina que o bem credita COFINS.

Informações
titleImportante:

Para o bem com data de aquisição igual ou maior a 01/02/2004 e determinado que o mesmo credite Cofins, é necessário relacionar a ele um fornecedor que credite Cofins.

Veja mais informações na descrição do conceito Medida Provisória 135

Nro Parcelas

Inserir a quantidade de parcelas em que o crédito de PIS/COFINS deve ser descontado.

Informações
titleImportante:

Esse parâmetro somente é habilitado quando a data de aquisição do bem for posterior ao dia 30/04/2004 e também se pelo menos uma das opções “Credita PIS” ou “Credita COFINS” estiver selecionada, caso contrário o mesmo ficará desabilitado e com conteúdo igual a 0 (zero).

Modifica Dados Básico Bem

A funcionalidade Modifica Dados Básico do Bem, permite alterar o parâmetro “Nro Parcelas”, sendo que o valor a ser informado não pode ser superior a quantidade de parcelas já geradas para o bem.

Ao efetuar a alteração do parâmetro “Nro Parcelas” será apresentada ao usuário a seguinte mensagem:

Confirma Alteração do Crédito Parcelado ?

Você alterou a opção de Crédito Parcelado do bem. A alteração desta opção não é recomendada para os bens que já tiveram crédito de PIS ou COFINS em período anterior. Confirma Alteração? 

Parc Descontadas

Inserir a quantidade de parcelas de Crédito PIS/COFINS que já foram descontadas para o bem. 

Valor Crédito PIS

Inserir o valor total de crédito de PIS.

Veja mais informações na descrição do conceito Contabilização do Crédito PIS/COFINS em 48 Parcelas

Valor Crédito COFINS

Inserir o valor total de crédito de COFINS.

Veja mais informações na descrição do conceito Contabilização do Crédito PIS/COFINS em 48 Parcelas

Credita CSLL

Quando assinalado, determina que o bem credita CSLL.

Informações
titleImportante:

O governo federal instituiu a Medida Provisória 219, publicada em 30/09/2004, concedendo direito ao crédito da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), à razão de vinte e cinco por cento sobre a depreciação contábil de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos, novos, relacionados em ato do Poder Executivo, adquiridos entre 1º de outubro de 2004 e 31 de dezembro de 2005, destinados ao ativo imobilizado e empregados em processo industrial do adquirente.

Caso seja parametrizado para creditar CSLL, um bem cuja data de aquisição não esteja compreendida entre 01/10/2004 e 31/12/2005, será apresentada a seguinte mensagem:

MSG: Confirma a parametrização do crédito CSLL?

HLP: Somente possuem direito ao crédito da CSLL, os bens adquiridos entre 1º de outubro de 2004 e 31 de dezembro de 2005.

A lei nº 11.452, de 27 de fevereiro de 2007, no art. 14, alterou a data de aquisição do bem para CRÉDITO CSLL para 1 de outubro de 2004 até 31 de dezembro de 2008. 

Exerc. Crédito CSLL

Inserir a quantidade de exercícios em que o bem pode se beneficiar do crédito da CSLL.

Informações
titleImportante:

Esse parâmetro somente é habilitado quando o bem estiver parametrizado para creditar CSLL, caso esteja, é obrigatório informar nesse campo um valor maior que 0 (zero).

...