Páginas filhas
  • Manual da aprovação eletrônica do Contas a Pagar

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Painel
borderStylesolid
titleAprovação eletrônica de AP
Expandir
titleConceito geral

A rotina de aprovação de compromissos bloqueia ADs incluídas no Contas a Pagar até que sejam liberadas por usuários credenciados. Um compromisso bloqueado não pode ser pago ou contabilizado, embora seja considerado no fluxo de caixa (FCX) e orçamento (GAO) da empresa, já que representa uma previsão de despesa / gasto. 

Os usuários responsáveis pela liberação dos compromissos são chamados aprovantes. Em seus níveis de alçada, são responsáveis por analisar os compromissos e assegurar a veracidade e necessidade das despesas, conferindo sua liberação ou rejeição. A um aprovante são relacionados nível de autoridade (gerente, coordenador, diretor, etc.) e unidade funcional (para determinar a abrangência do nível de autoridade; área comercial, produção, financeira, etc.). Com estas informações é possível determinar quais compromissos devem ser liberados por quais aprovantes, e, tem-se que a rotina segue a estrutura organizacional da empresa. A liberação / aprovação de um aprovante é também conhecida por assinatura eletrônica.

Esta rotina é recomendada principalmente para empresas que processam a inclusão de compromissos de forma descentralizada, onde cada área / departamento inclui suas despesas diretamente no Contas a Pagar.


Não é objetivo da rotina de aprovação eletrônica controlar todos os compromissos / pagamentos. Se assim o fosse, provavelmente isto geraria burocracia desnecessária. Desta forma, as rotinas permitem, de maneira muito flexível, configurar quais compromissos / pagamentos devem ser controlados, e quais deverão ser tidos como exceções. Isto é possível através de uma estrutura chamada grade de aprovação. A grade de aprovação caracteriza compromissos / pagamentos por faixas de tipo de despesa e valor. Cada faixa ou sub-configuração da grade é chamada de linha de aprovação, e a cada linha são relacionados os níveis de autoridade requeridos. Na grade não são relacionadas unidades funcionais; estas são vinculadas apenas aos digitadores e aprovantes.


Expandir
titleFluxo da Aprovação de AP

Colocar aqui um fluxo mostrando como seria o processo da aprovação.


Expandir
titleLOG00087 - Parâmetros da aprovação de AP

Colocar aqui os parâmetros disponiveis no LOG00087



Expandir
titleFIN30133 - Níveis de autoridade

As pendências de aprovação eletrônica não são vinculadas diretamente à pessoas (aprovantes), e sim a níveis de autoridade. Os aprovantes, por sua vez, também são vinculados a níveis de autoridade. Desta forma, de acordo com o compromisso, tem-se a ligação entre uma pendência de aprovação e o responsável por sua liberação / aprovação.

Os níveis de autoridade representam, portanto, o nível de alçada de uma pessoa, e dão sustentação ao processo de aprovação eletrônica pois determinam as pendências de cada aprovante.

Aqui no FIN30133 é possível fazer este cadastro, por exemplo:

01 - Analista financeiro

02 - Coordenador financeiro

03 - Diretor Financeiro

Image AddedColocar aqui sobre o cadastro

Expandir
titleFIN30136 - Usuário x unidade funcional x aprovantes

Colocar aqui sobre o cadastro



Expandir
titleFIN30127 - Grade de aprovação

Colocar aqui sobre o cadastro



Expandir
titleExemplo

Colocar um exemplo


...