Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Comparação de Banco

Utilize esta Atividade para comparar Bancos de dados para testar

...

a execução de

...

seus Projetos de Teste.

...

Crie um novo registro e preencha o Header. Lembre-se de inserir uma descrição que pela qual você consiga saber o propósito de sua Comparação de Bases.

Opções de comparação:

...

  • Base em Teste: É nesta base que o Projeto executa seus passos para gerar registros a serem comparados.
  • Base Gabarito: Nesta base já existe todos os registros que os passos do Projeto irão criar para serem comparados e ser feita a validação da execução. Neste caso deve-se garantir que ambas as bases estejam disponíveis no momento da execução do Projeto.  Seja por restauração sempre que o Projeto for executado ou estar sempre disponível em um servidor.

...

PARÂMETRODESCRIÇÃO/FUNÇÃO
VersãoUtilize para versionar sua Atividade de Comparação. Não necessita seguir as versões do RM.
DescriçãoSempre utilize uma descrição com a qual possa identificar facilmente sua Atividade.
Tipo de BancoInforme o tipo de base que irá utilizar.
Usar ContextoMarcando esta opção a sentença informada na atividade será executada na base de dados restaurada no Projeto de Testes no qual esta Atividade estiver inserida. Neste caso deverá ser criado um mock para a comparação. Este mock será carregado da base de dados informada na String de Conexão desta Atividade. O uso de mocks irá agilizar a execução de Projetos pois somente uma base de dados será restaurada. Caso opte por não usar o mock lembre-se de manter sempre uma base Gabarito restaurada e acessível ou senão crie uma Atividade de Restauração de Bancos para ela.
String de ConexãoInforme os parâmetros da conexão com o seu banco de dados. Os parâmetros mais comumente utilizados são: Data Source = SERVIDOR DE BANCO, User ID = USÁRIO PARA CONEXÃO NO BANCO, Password = SENHA PARA CONEXÃO NO BANCO. Estes parâmetros devem ser informados separando-os por ponto e vírgula. Caso não queira criar esta string manualmente você pode utilizar o Gerador de Strings de conexão existente ao lado deste parâmetro. Abra-o e escolha a opção +PADRÃO SQLSERVER e preencha os valores. Salve e sua conexão estará criada.
Usar bases específicasMarcando esta opção obrigatoriamente deverão ser utilizadas duas bases de dados na Atividade de Comparação. Serão apresentadas duas opções de configuração de bases de dados. BASE GABARITO: Esta base deve conter todos os testes já executados manualmente. Pode-se criar uma Atividade de restauração de banco para esta base na qual aconselha-se a utilizar o nome como fixo pois esta será referenciada na string de conexão para ela. Para diminuir o tempo de execução e evitar erros desnecessários aconselha-se a substituição desta base por um mock. BASE EM TESTE: Esta base deve conter apenas os pré-requisitos para a execução de seus Projetos de Teste. Nela serão executadas as Atividades que gerarão as informações nas tabelas do banco de dados que serão comparadas. Para esta base deverá existir no projeto uma Atividade de restauração de banco.
  • Atenção: Evite utilizar sem suas sentenças a expressão "SELECT * FROM TABELA". Você não será impedido de salvar sua comparação de banco mas será avisado. O uso de uma sentença tão genérica pode causar problemas se campos novos forem criados e sua comparação não for atualizada. Use sempre "SELECT TABELA.CAMPO FROM TABELA".

...