Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Regras Consideradas na Destinação de Títulos

Quando executada a destinação de títulos são efetuadas verificações que determinam para que portador os títulos devem ser destinados.

Na destinação, as verificações são efetuadas para cada título. Desta forma, cada título é analisado e destinado ou não, conforme as verificações efetuadas.

Estas verificações são listadas a seguir na mesma ordem considerada pelo programa:

1.  Organização dos Títulos – A primeira tarefa executada na destinação é a organização dos títulos pelo vencimento. Desta forma, os títulos que vencem antes são analisados e destinados primeiro.

2.  Verificação do prazo de auto-emissão – É efetuada a verificação do prazo entre a data de vencimento do título e a data desta destinação. Caso este prazo esteja no prazo de auto emissão, o título já é automaticamente destinado para o portador de auto emissão informado no Parâmetro de Destinação de Cobrança (ACR025AA).

Informações
titleImportante:

Esta verificação é somente efetuada se no parâmetro de destinação foi definido para fazê-la.

Veja também os conceitos:

Dias Auto Emissão na Destinação de Títulos

Portador Auto Emissão / Carteira Auto Emissão na Destinação de Títulos

3. Portador Preferencial – Quando o título não está no prazo de auto emissão é efetuada a verificação da existência de portador preferencial no cliente financeiro do título. Caso exista, este título é automaticamente destinado para o portador preferencial do cliente financeiro, independente se este portador está inserido no parâmetro que está sendo utilizado.

Informações
iconfalse
titleImportante:

Quando este título é destinado para o portador preferencial é verificado também para qual carteira de cobrança este deve ser relacionado. Nesta verificação é considerada a informação inserida no momento da destinação.

Veja também os conceitos:

Verificação de Portador Preferencial na Destinação de Títulos

Verificação da Carteira Preferencial na Destinação de Títulos

4. Verificação das Regras do Parâmetro de Destinação – Após efetuadas as verificações anteriores, são analisados os portadores na sequência do parâmetro de destinação.

4.1 . Mínimos e Máximos do Portador – é efetuada a verificação dos valores e prazos mínimos e máximos determinados no portador. Caso o título se encaixe entre o valor e prazo mínimo e máximo, é efetuada a próxima verificação deste portador (4.2). Caso não se encaixe, é efetuada automaticamente esta verificação de mínimos e máximos para o próximo portador da regra e assim em diante.

Veja também os conceitos:

Verificação de Valores Mínimos Máximos na Destinação de Títulos

Verificação de Dias Mínimos e Dias Máximos na Destinação de Títulos

4.2. CEP x Agência – Após a verificação de mínimos e máximos é efetuada a verificação do CEP x Agência. Nesta verificação, para o título que está sendo analisado é considerado o CEP do cliente deste título e caso exista CEP x Agência cadastrada para o portador o título é enviado para a próxima verificação (4.3). Caso não exista CEP x Agência cadastrado para o portador, o título não é destinado para este portador, sendo automaticamente iniciada a verificação das informações no próximo portador da regra e assim em diante.

Veja também os conceitos:

Verificação do CEP x Agência na Destinação de Títulos

Relacionamento CEP x Agência

4.3. Envio para Escritural – Após a verificação do CEP x Agência é efetuada a verificação de possibilidade de envio para cobrança escritural para o título que está sendo destinado. Caso o título possa ser enviado para cobrança escritural no portador, este é enviado para a próxima verificação (4.4). Caso não possa ser enviado, o título não é destinado para este portador, sendo automaticamente iniciada a verificação das informações no próximo portador da regra e assim em diante. 

Informações
titleImportante:

Esta verificação é somente efetuada quando no parâmetro de destinação que está sendo utilizado estiver assinalada a opção Envio via EDI.

4.4. Verificação de encaixe no valor da Meta do Portador – Após todas as verificações anteriores é analisado se o título pode ser destinado para o portador, considerando o valor de meta. Caso a meta ainda não estiver atingida, o título é automaticamente destinado para este portador. Porém, se a meta já estiver atingida para este portador, o título não é destinado, sendo automaticamente efetuada a verificação de Destina Todos (4.5).

Informações
titleImportante:

O valor da meta de destinação para um portador é definida no Parâmetro de Destinação (ACR25AA). Este valor da meta pode variar, dependendo como foram definidas outras informações:

  • Considera Saldo em Carteira;
  • Controle por Percentual ou por Valor;
  • % de erro.

Veja também os conceitos:

Consideração do Saldo em Carteira na Destinação de Títulos

% de Erro na Destinação de Títulos

4.5. Verificação para Destinar Tudo – Quando todos os portadores já possuem a meta de destinação atingida, porém no parâmetro que está sendo utilizado foi assinalada a opção Destina Tudo, o título é automaticamente destinado para o primeiro portador da regra. Esta é uma destinação forçada e não efetua nenhuma outra verificação. Caso este campo não estiver assinalado, é efetuada a verificação de controle de Auto emissão (4.6).

4.6. Verificação Controle de Auto-Emissão – Quando todos portadores já possuem a meta de destinação atingida e no parâmetro que está sendo utilizado não foi assinalada a opção Destina Tudo, é verificado o campo Auto Emissão. Caso este campo estiver assinalado e o título não estiver vencido, este é automaticamente destinado para o portador Auto Emissão do parâmetro. Porém, se o campo Auto Emissão também não estiver assinalado, o título não é destinado para nenhum portador, não sendo efetuada nenhuma outra verificação deste título, nesta destinação. Neste caso é apresentada a seguinte mensagem no relatório de destinação: Excedeu Meta.