Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


  (informação) O que você vai encontrar aqui?

Nesta documentação você encontrará as seguintes informações:

#CargaPrimária  #CargaProdutos #CargaPedidos #PainelMonitoramento #FaturamentoPedidos




Informações
iconfalse
titleNavegue por aqui:

Índice

Integração nativa VTEX

Mais um recurso que estamos liberando para nossos clientes que desejam trabalhar com o e-commerce VTEX. A integração nativa é do produto, dessa forma, ganhará novos recursos a cada nova versão e manutenção constante.

Referente a VTEX, o integrador atende ao modelo de venda B2C. Caso o cliente trabalhe com várias lojas as quais possui estoque e preço diferenciados para cada loja. O modelo homologado pela VTEX é o de Política Comercial.

Caso o modelo que pretenda utilizar seja o de Franquia, ainda está em desenvolvimento, nesse caso será necessário aguardar a liberação do recurso para uso pela integração nativa.

Aviso

Modelo de franquia ainda não disponível na integração nativa

Para vendas do tipo B2B, ainda estamos analisando como enviar para a VTEX os dados de limite de crédito e envio das formas de pagamento liberadas por cliente, as quais não enviamos hoje. Caso precise que essas informações sejam integradas diretamente pelo ERP, será necessário aguardar a liberação deste recurso.

Aviso

Modelo B2B onde o ERP gerencia o limite de crédito ainda não disponível na integração nativa

A integração nativa contempla apenas as tratativas de integrações cadastrais e de pedidos, tais como fornecedor, marca, categorias, produtos, skus, urls de imagens, preço, estoque, pedidos, status dos pedidos e nsu dos pedidos, além de uma painel de monitoramento das integrações. Abaixo detalharemos cada uma das cargas que estão implementadas. 

Quais as cargas enviadas?

Abaixo temos a lista de cargas estruturais as quais trabalhamos no integrador.

Cargas primárias


Primeiro grupo de cargas são as necessárias para o envio do produto, são elas:

  1. Carga de Armazém - Enviamos a empresa do ERP que armazena o produto e seu respectivo estoque. É possível enviar mais de uma empresa, desta forma os SKUs, estoques e preços ficam separados por armazém no e-commerce.
  2. Carga da Fornecedor - Envio de todos os fornecedores cadastrados e ativos no ERP, o fornecedor precisa ter razão social e nome fantasia informados.
  3. Carga de Marca - Envio de todas as marcas cadastradas e ativas no ERP;
  4. Carga de Categoria - O sistema envia todas as categorias do tipo “Consumidor” e que tem famílias associadas dentro dela. Caso a categoria não tenha famílias associadas, ao associar o integrador envia a categoria em sua próxima carga;
Aviso

Necessário ter a arvore de categorias criada como tipo "Consumidor" no ERP

As cargas acima são de extrema importância para o próximo passo: Envio dos produtos.

Por exemplo, o produto não integra na VTEX se não constar o fornecedor, marca e categoria do produto na VTEX.

Caso o cliente não trabalhe com as categorias do tipo Consumidor (queira fazer a gestão diretamente na plataforma da VTEX), é necessário existir pelo menos uma categoria consumidor cadastrada e que será configurada em todas as famílias. Isso porque na VTEX o produto é recusado se ele não tiver uma categoria associada.

Carga de produtos


  1. Carga de Produto - Para ser enviado é necessário que o produto esteja parametrizado para integrar com o e-commerce VTEX, nesse caso, olhamos a marcação "Íntegra produto com e-commerce” na aba “E-commerce” na aplicação Cadastro de produtos no ERP.
  2. Carga de SKU - O SKU na VTEX é a embalagem do ERP, ou seja, enviamos a embalagem como SKU, durante a configuração em nosso painel é possível configurar se o cliente irá trabalhar apenas com a menor embalagem de venda e, dessa forma, as outras não são integradas. 
    1. Ainda sobre a embalagem, é necessário que ela esteja ativa para o segmento para visualização pela VTEX, uma outra particularidade da VTEX é a obrigação dos dados como peso, largura, altura e profundidade dos produtos, ou seja, sem essas informações a VTEX não aceita a integração do SKU. 
    2. Importante:Não trabalhamos com embalagem virtual na integração com a VTEX;
Aviso

Informação de peso, largura, altura e profundidade da embalagem é obrigatória para integração

  1. Carga de Imagem - A VTEX aceita apenas a URL do arquivo para envio da imagem, dessa forma é necessário que a URL da imagem esteja com acesso público, ou seja, que seja possível acessar mesmo fora do ambiente do cliente. Caso o cliente não possua um banco de dados público de imagens ou mesmo não trabalhe com imagens, é possível efetuar a gestão de imagens pela Plataforma da VTEX. Lembrando que um produto só aparecerá no site se o mesmo existir imagem associada. Nesse caso, é necessário desativar a carga de imagens para não efetuar uma carga desnecessária.
Aviso

Informação de imagem só é válida se for via url e pública

  1. Carga de preço - Carga completa de preços de todas as embalagens integradas. Atualmente só integramos preços das embalagens configuradas por segmento (mrl_prodempseg);
  2. Carga de estoque - Carga completa de estoque. Para exibição no site é necessário que o produto possua estoque;

Conforme comentamos, existem algumas particularidades as quais no começo podem criar um transtorno para a integração. O ideal é que valide cada uma das cargas acima, se tem todas as informações necessárias para iniciar o processo de integração.

Exemplos:

Se o cliente não trabalha com a Categoria do tipo Consumidor, é necessário configurar todas as categorias antes de iniciar o processo de integração. Lembre-se que é a oportunidade de adequar suas categorias para uma visão de cliente final. E no caso da VTEX, é obrigatório que possua no máximo três níveis apenas.

Um outro inconveniente que identificamos em alguns clientes é não ter dados como peso, largura, altura e profundidade cadastrados nas embalagens. Já que a correção de cadastros para alimentar esses dados pode demorar.

Carga de pedidos


  1. Carga de pedidos - Nesta etapa obtemos todos os pedidos gerados pela VTEX onde o status esteja como “pronto para manuseio”, isso ocorre depois que o prazo para cancelamento pela VTEX já ocorreu; 
  2. Carga de pedido status - Esta carga é gerada do ERP para a VTEX, onde acontecem dois procedimentos:
    1. Atualiza informação se teve cortes no pedido, quando sim, é feito o envio dos cortes na VTEX;
    2.  Confirmação de que o pedido foi faturado no ERP;
  3. Carga de pedidos NSU - Para pedidos nos quais o pagamento foi efetuado via cartão de crédito na plataforma VTEX, após a confirmação do faturamento do ERP, efetuamos a consulta na VTEX para obter os dados de pagamento referente ao pedido. Dados como rede, bandeira e NSU do cartão. Essas informações são integradas no ERP e enviadas para o financeiro; 

Ainda sobre a carga de pedidos, nesse momento avaliamos se existe o cliente ou não no ERP e caso não exista o cliente é incluído. Na carga recebemos o cabeçalho do pedido, itens e formas de pagamento. A integração já é compatível com o modelo de pagamento em dois cartões;

Painel de monitoramento

Através do painel de monitoramento, você terá visão de todas as cargas transacionadas entre ERP e VTEX com o feedback se foram integradas com sucesso e no caso de ocorrer erros, é exibido o erro em tela para que o próprio usuário possa solucioná-lo, caso o erro seja de seu conhecimento. 

Mesmo assim, pretendemos liberar uma área de documentação que ao mapearmos os erros, atualizaremos para cada vez mais dar autonomia ao usuário em trabalhar com o integrador.

O que já avaliamos?

Modelo de pedidos

  •  Pedido via Politica Comercial
  •  Pedido de Franquia
  •  Pedido de Marketplace (Magazine Luiza, Mercado Livre etc)

Corte de itens do pedido:

  •  Corte total do item unitário
  •  Corte parcial do item unitário
  •  Corte total do item pesável
  •  Corte parcial do item pesável

Pagamentos efetuados pelo consumidor na VTEX

  •  Pagamento por cartão de crédito
  •  Pagamento em dois cartões de créditos
  •  Pagamento customizado
  •  Pagamento em Giftcard
  •  Pagamento em Boleto (depende de gateway, mas não se costuma usar por não ter a pré-autorização)
  •  Pagamento em Pix (depende de gateway, mas não se costuma usar por não ter a pré-autorização)
  •  Pagamento em Cartão de Débito (depende de gateway, mas não se costuma usar por não ter a pré-autorização)
  •  Pré-autorização de cartão de crédito (depende de recurso liberado no gateway de pagamento)
  •  Pagamento com dois cartões de credito no site e faturado no PDV

Pagamentos efetuados pelo consumidor no PDV

  •  Pagamento por cartão de crédito
  •  Pagamento em dois cartões de créditos
  •  Pagamento em Pix (software express e pdi no pdv)
  •  Pagamento POS

Para integração de pedidos

  •  Temos no painel o cadastro de gateway de pagamento para o cenário de redes não existentes na mrlv_rede
  •  Temos no painel o cadastro de bandeira para o cenário de redes não existentes na mrlv_bandeira

Faturamento

  •  A integração possibilita o faturamento dos pedidos da plataforma em NF-e (Modelo 55) e CF-e (NFC-e modelo 65, e SAT/MFe modelo 59)

Links úteis

Questionário de aderência: https://tdn.totvs.com/x/4QG5Jw

Documentação do módulo no TDN: https://tdn.totvs.com/x/bVgSJg

Manual técnico interno: https://tdn.totvs.com/x/yQG5Jw