Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

 


Rateio Contábil da folha do professor pelas entidades Item contábil e Classe de valor

Linha de Produto:

RM

Segmento Executor:C&P, Educacional

Módulo:

TOTVS Educacional, TOTVS Automação de Ponto, TOTVS Folha de Pagamento, TOTVS Protheus.

Rotina:


Rotina

Nome Técnico

Gerar plano de aula

Gerar plano de aula

Importar horário professorImportar horário professor
Lançar para Folha de PagamentoLançar para Folha de Pagamento
Agrupamento SalarialAgrupamento Salarial
Associação de EventosAssociação de Eventos
Reprogramação SalarialReprogramação Salarial
"Lançar" Grupo de eventos"Lançar" Grupo de eventos
Geração dos Lançamentos (Contabilização)Geração dos Lançamentos (Contabilização)
Geração dos Lançamentos (Financeiro)Geração dos Lançamentos (Financeiro)
Requisito (ISSUE):

RHFOP001-589 e RHFOP001-652

País:

(X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

 


Contexto de negócio

      A implementação foi realizada com o intuito de aprimorar o rateio contábil das aulas dos professores originadas do Educacional. Os rateios contábeis em versões anteriores eram rateados até o nível de Centro de custo.  A partir da versão 12.1.15 o rateio será realizado também pelas entidades “Item Contábil” e “Classe de Valor”.

Sistemas Envolvidos

      • Totvs RM Educacional: Após a implementação realizada, o módulo Educacional passará a permitir que seja parametrizado o rateio contábil das aulas dos professores também por Item Contábil e Classe de valor.
      • Totvs RM Automação do Ponto: O produto Automação do Ponto terá como objetivo realizar o cálculo de todos os eventos a serem pagos e/ou descontados do funcionário/professor, porém esses eventos passarão a ser calculados por rateio contábil, de acordo com a configuração feita dentro do Educacional. No momento da importação do horário do professor, será preechida a tabela AINTERVALOPLANEJADOFUNRATEIO.
      • Totvs RM Folha de Pagamento: O sistema Folha de Pagamento irá receber os eventos calculados pelo Automação do Ponto e gerados pela “Reprogramação Salarial”, ambos rateados, realizando assim o pagamento dos valores a pagar e descontar com Rateio Contábil, além de enviar para o Protheus os Lançamentos Financeiros e Contabilização também com Rateio Contábil.
      • Totvs Protheus : O sistema Protheus  irá receber os lançamentos contábeis gerados pela Folha RM,  rateados por centro de custo, Item contábil e classe de valor.

Apresentação do fluxo da integração

 

Detalhamento do Fluxo de trabalho

Educacional

Parametrizar o rateio contábil

Para que o Educacional repasse as informações das aulas lecionadas pelo professor rateadas, será necessário realizar as seguintes parametrização:

Dentro dos parâmetros do Educacional (Configurações | Parâmetros), acesse a etapa Integrações | Protheus e marque os campos “Financeiro” e “Contabilidade” que se encontram no quadrante “Módulos Integrados”.


Caminho: Educacional | Configurações | Parâmetros | Integrações | Protheus

 

Ainda nos parâmetros do Educacional, deverá se atentar aos seguintes itens:

  1. Será necessário predefinir de qual cadastro será buscado o Centro de Custo, Item Contábil e Classe de Valor.
  2. Parâmetros necessários para que o pagamento dos professores executados pela rotina de “Reprogramação Salarial” seja rateado por centro de Custo, Classe de Valor e Item Contábil.
Cadastrar as informações de acordo com a nova parametrização

Após as parametrizações feitas acima, passará a ser necessário preencher os campos Centro de Custo, Item Contábil e Classe de Valor de acordo com o que foi selecionado.

Apresentação dos campos no cadastro das Turmas:

A apresentação dos campos no cadastro da Matriz Aplicada se encontrará em lugares diferentes, sendo eles:

Centro de custo:

Item Contábil e Classe de Valor:

Criação do plano de aula do professor

      A criação do Plano de Aula é essencial para a integração, o processo irá criar toda a “grade de horário” em que o Professor terá que lecionar suas disciplinas, contendo o horário de início e fim de suas aulas, a rotina irá levar em consideração os horários criados e vinculados a turma/disciplina.

Obs.: Apenas com o Plano de Aula montado, será possível avançar nas etapas do fluxo.

Automação do Ponto

Importação do horário do professor considerando Rateio Contábil

Para trazermos as informações criadas no Educacional para o Totvs Automação de Ponto, será necessário executar o processo “Importar Horário do Professor”, a partir da execução desse processo, será montado o horário do professor de acordo com o “Plano de Aula”.

Após a importação do horário do professor, poderá acessar o horário planejado do funcionário/professor através do caminho Automação do Ponto | Funcionários | Anexos | Movimento do Ponto | Espelho | Visualizar Horário, conforme print abaixo.

Obs.: A execução do processo de importação do horário do professor irá popular a tabela AINTERVALOPLANEJADOFUNRATEIO


Calcular o espelho ponto do professor de acordo com a parametrização, para geração das ocorrências/eventos rateados

      Ao executar o processo de “Recalculo” do espelho, o sistema poderá levar em consideração para o cálculo das ocorrências/eventos as seguintes informações:

            • Para os professores que utilizam o Livro de Ponto, será considerado as faltas apontadas no Educacional, gerando assim os eventos de desconto (Falta) e a pagar (Adicional Noturno), caso o professor trabalhe em horário noturno.  
            • Para os professores que utilizam o REP (Ponto Eletrônico), será levado em consideração as batidas/marcações realizadas no REP x Horário Planejado (Plano de Aula), gerando assim as ocorrências/eventos que se encontram parametrizados no Sindicato do funcionário/professor.

      Obs.: Caso seja configurado dentro do sindicato o evento do tipo “Horas trabalhadas”, fique ciente de que o Totvs Automação de Ponto não irá fazer a separação dessas horas de acordo com a disciplina lecionada, ou seja, será pago todas as horas calculadas em cima de um único valor. Para pagar as horas trabalhadas separadas por disciplina, deverá seguir o fluxo passando pela rotina de “Reprogramação Salarial” do Totvs Folha de Pagamento.

 

      Além da criação das ocorrências, as mesmas passarão a ser separadas de acordo com o centro de custo, item contábil e classe de valor parametrizado no Educacional para o horário em que foi lecionado a aula. Para entendermos o que foi dito anteriormente, foi feito a vinculação de um determinado professor a 2 turmas diferentes, onde cada uma possui “Centro de Custo”, “Item Contábil” e “Classe de Valor” distintos.

 

      O comportamento também será o mesmo para as ocorrências do tipo Adicional Noturno e atraso.

 

      Os eventos gerados também se encontrarão separados por CC, IC e CV de acordo com as ocorrências.

Lançamento dos eventos para a Folha de Pagamento

      Para que possamos enviar para a Folha de Pagamento os eventos calculados a serem pagos ou descontados do funcionário, será necessário executar o processo “Lançar para Folha de Pagamento.


Caminho: Automação do Ponto| Movimento | Lançar para a Folha de Pagamento.

Obs.: O processo irá enviar ao Totvs Folha de pagamento, para a tabela de “Movimentação Temporária”, apenas os eventos que se encontram calculados na aba “Movimento” dentro do espelho do Professor.

Folha de Pagamento

Parametrizar o sistema para recebimento do rateio contábil

      Para que o módulo Folha de Pagamento consiga processar as informações que lhe serão enviadas, trabalhando assim com o rateio contábil dos valores, será necessário aplicar as parametrizações a seguir. Deverá ser feito a marcação do parâmetro “Utiliza Cálculo por Centro de Custo”, o mesmo se encontra dentro dos Parâmetros | Folha Normal | Etapa 1 – Cálculo.

 

      Na Etapa 11 | Contabilização, poderá ser marcado os parâmetros “Agrupa partidas contábeis por: ‘Item Contábil’ e ‘Classe de Valor’”.

      Marcando o parâmetro “Gerar rateio contábil com base na movimentação de ensino e movimento temporário”, o rateio dos eventos por centro de custo, item contábil e classe de valor será calculado verificando os parâmetros “Segue rateio movimento temporário” e “Segue rateio movimento ensino” presente no cadastro de eventos.

Obs: Este parâmetro ficará visível somente se a integração com outros BackOffices estiver ativa e se o Labore estiver integrado com o Educacional e/ou Totvs Automação de Ponto.

 

      Na Etapa 12 | Lancto Financeiro, poderá ser marcado os parâmetros “Gerar lançamentos rateados por: ‘Item Contábil’ e ‘Classe de Valor’”.

 

      Ainda no “Parametrizador” do Labore, terá que ser habilitado a integração com “Outros BackOffice” pelo caminho Parâmetros | Integrações | Outros BackOffice.

 

      Será necessário também realizar a parametrização dos eventos que serão considerados para o lançamento contábil e financeiro da folha de pagamento do professor, predefinindo assim de onde será buscado as informações (CC, CV, IC).

  • Caso seja marcado o parâmetro “Segue rateio movimento temporário”, as informações serão buscadas da tabela PFMOVTEMP. 
  • Caso seja marcado o parâmetro “Segue rateio movimento de ensino”, as informações serão buscadas da tabela PFMOVENSINO.
  • Caso não seja marcado nenhum parâmetro, o sistema buscará o centro de custo da tabela PFMOVCC. Para o item contábil e classe de valor, será buscado no cadastro do funcionário, aba Dados contábeis. Na ausência de preenchimento desses dados no funcionário, irá verificar no agrupamento contábil do evento, e por fim no cadastro de seção do funcionário.
    Obs: Para a última opção, no caso do lançamento financeiro o sistema irá trazer somente o centro de custo.

     
  • A possibilidade de vinculação do “Código do Rateio que o Evento Segue” foi adequado para que a rotina de Contabilização verifique dentro da ”Composição do Rateio” os eventos associados e de onde será buscado as informações (PFMOVTEMP, PFMOVENSINO ou PCMOVCC) para o rateio e lançamento do item contábil, classe de valor e centro de custo.

Exemplo de utilização dos parâmetros pelo processo de Contabilização.

  • Quando marcado o parâmetro “segue rateio movimento temporário”

O evento editado irá buscar o Centro de Custo, Item Contábil e Classe de Valor do evento lançado na tabela PFMOVTEMP.

EventoDescriçãoHoraValor
0002Horas Aulas40,002000,00
0150Atividade extra classe10,00250,00


Movimento temporário (PFMOVTEMP)

EventoDescriçãoHoraCCICCVValor
0002Horas Aulas40,0001.01111500,00
0002Horas Aulas40,0001.0121500,00
0150Atividade extra classe10,0001.0211250,00
Total2250,00


Ao gerar o lançamento contábil do evento 0002 será selecionado somente as suas entidades contábeis (CC,I C, CV),  gerando assim 2 partidas contábeis rateadas conforme abaixo:

Conta contábilCCICCVValor
Salário a pagar01.01111500,00
Salário a pagar01.0121500,00
Total2000,00

 

          • Quando informado um rateio que o evento segue
Código do rateioEventos do rateio

 

 

1

EventoDescrição
0002Horas Aulas
0150Atividade extra classe


Evento 1000 - DSR professor calculado por fórmula configurado para seguir o rateio de evento com código 1.

Valor pago no envelope =  375,00

Seguindo o exemplo da movimentação temporária acima, ao gerar o lançamento contábil do evento 1000 será selecionado as entidades contábeis (CC, IC, CV) dos eventos 0002 e 0150, realizando uma proporção de valor conforme o rateio.

EventoDescriçãoCCICCVCalculo/Valor
0002Horas Aulas01.0111(375,00 / 2250,00) * 1500,00 = 250,00
0002Horas Aulas01.0121(375,00 / 2250,00) * 500,00 = 83,33
0150Atividade extra classe01.0211(375,00 / 2250,00) * 250,00 = 41,67
Total375,00
Conta contábilCCICCVValor
Salário a pagar01.0111250,00
Salário a pagar01.012183,33
Salário a pagar01.021141,67
Total375,00


Obs.: O cálculo acima também é valido para quando for utilizado "Segue rateio Movimento de Ensino" (PFMOVENSINO).

Associação de eventos as possíveis turmas

Além das configurações realizadas nos Parâmetros da Folha de Pagamento, deverá fazer a associação dos eventos abaixo.

      •  Associação de evento Falta e Salário

      Foi implementado no módulo Folha de Pagamento a possibilidade de realizar a vinculação de eventos do tipo Falta para a Disciplina, permitindo assim que cada disciplina gere evento de falta diferente para desconto no envelope de pagamento do funcionário/professor, o mesmo comportamento se aplica para eventos do tipo Salário.

 

      •  Associação de evento Disciplinas/Atividade Extra

      De acordo com o parâmetro “Utiliza agrupamento salarial por disciplina” que se encontra dentro dos Parâmetros do Labore, será apresentado o menu Disciplinas ou Atividade Extra (Grupo de Atividade). 


Caminho: Configurações |Parâmetros |Integrações |Educacional | Etapa 1 - Configurações Gerais.

      Para que a rotina de Reprogramação Salarial faça a “criação” dos eventos do tipo “Trabalho” corretamente, deverá ser associado as disciplinas/atividade extras os eventos referentes a cada item existente na listagem.

            • Disciplinas

 

            • Associação de eventos Atividades extra

Reprogramação Salarial dos eventos tipo Salarial

      Para que seja gerado os valores a serem pagos referente as horas aulas trabalhadas pelo professor referente a cada disciplina, deverá executar a rotina de Reprogramação Salarial.

Obs.: Caso opte pelo cálculo das horas trabalhadas pelo RM Totvs Automação de Ponto, lembre-se de que as mesmas serão pagas em cima de um único valor, ou seja, não será pago sobre as horas os valores respectivos de cada disciplina.

O processo irá realizar uma operação aritmética entre 3 itens, sendo eles:

        • Fator Mensal: Valor predefino dentro dos parâmetros do Totvs Folha de Pagamento no caminho Folha de Pagamento | Integrações | Gestão Educacional | Etapa 1 – Configurações Gerais.
        • Quantidade de Aulas: Será retornado pelo Educacional de acordo com o plano de aula existente para o professor ou pelo preenchimento do campo “Quantidade de aulas semanais” no momento da vinculação do mesmo a turma/disciplina.
        • Valor Hora/Aula: O valor hora/aula é enviado pelo Educacional de acordo com o valor preenchido na vinculação do Professor com a Turma/Disciplina.

      A operação aritmética consiste na multiplicação da “Quantidade de Aulas” pelo “Fator Mensal” e em seguida será multiplicado o resultado pelo “Valor Hora/Aula”, onde resultará no salário do professor.

Obs.:  Os valores gerados pela “Reprogramação Salarial” serão armazenados na tabela “PFMOVENSINO”

Recebimento dos eventos enviados pelo Automação do Ponto

      Os eventos que foram calculados e enviados pelo Automação do Ponto serão armazenados (Tabela temporária PFMOVTEMP), separado por CC, IC e CV até que sejam lançados ao Envelope.


Caminho: Folha de Pagamento | Folha Mensal | Consulta | Consulta Movimento da Integração

 

Lançamento dos eventos recebidos pelo Automação do Ponto e calculados pela Reprogramação Salarial para o evenlope

      Agora que os eventos já se encontram pendentes dentro do Folha de Pagamento, será necessário realizar o envio desses valores (Eventos a pagar/descontar) ao envelope dos professores, para isso deverá ser executado o processo de Lançamento através do menu “Lançamentos | Grupos de Eventos”, onde será buscado os eventos presentes na tabela temporária citada acima.

      No momento da execução do processo, deverá se atentar aos seguintes itens:

  1.  Para que a rotina de lançamento ao envelope envie também o salário composto calculado pela “Reprogramação Salarial”, deverá marcar o campo “Lançar Salário Composto”.
  2.  Os eventos que foram enviados pelo Totvs Automação de Ponto (Automação do Ponto) serão considerados para lançamento apenas se o campo “Lançar eventos da integração com outros aplicativos” estiver marcado.


Caminho:  Folha de Pagamento | Folha Mensal | Lançamentos | Grupo de Eventos.

 

Caso a folha esteja parametrizada para lançar por centro de custo deverá utilizar o módulo “Lançamento por Centro de Custo"

Para o botão ficar habilitado, deve verificar a seguinte parametrização

O sistema deve estar integrado:

A opção 'Usa salário hora/jornada fixa' deve estar desmarcada

A opção 'Reprogramação salarial detalhada por centro de custo' deve estar marcada

Gerar/Enviar Contabilização com rateio contábil

      Para realizar a contabilização execute a rotina “Geração dos Lançamentos”, o processo irá buscar os eventos presentes no envelope do funcionário, verificando em cada um deles qual foi a parametrização aplicada, ou seja, de onde será buscado as informações (as tabelas a serem consideradas são: PFMOVTEMP, PFMOVENSINO ou PCMOVCC) para o rateio e lançamento do item contábil, classe de valor e centro de custo.

      Conforme pode ser visto, as informações presentes estão sendo separadas por CC, IC e CV. Para que essas informações sejam enviadas para o Protheus, deverá ser executado o processo “Integração financeira com outros BackOffices”

      Atenção:  A Geração do lote contábil para envio a outros backoffices deverá ser executado por filial, ou seja, cada filial deverá ter um lote contábil. Não será possível gerar um lote para toda a empresa devido ao volume de partidas contábeis, comprometendo assim o desempenho da integração.

 

 

Gerar/Enviar Lançamento com rateio contábil

      Em Recursos Humanos | Folha de Pagamento| Encargos | Cadastros Financeiros | Parâmetros, edite ou cadastre um novo registro, faça a vinculação do ‘Rateio que o lançamento Segue’ para que o “Lançamento Financeiro” verifique dentro da ”Composição do Rateio” os eventos associados e de onde será buscado as informações (PFMOVTEMP, PFMOVENSINO ou PCMOVCC) para o rateio e lançamento do item contábil, classe de valor e centro de custo.

 

      Para efetivar o lançamento financeiro execute o processo “Geração dos Lançamentos”.

      Conforme pode ser visto, as informações presentes estão sendo separadas por CC, IC e CV. Para que essas informações sejam enviadas para o Protheus, deverá ser executado o processo “Integração financeira com outros Backoffices”.

      Obs.: O processo de lançamento financeiro ao TOTVS Protheus levará em consideração apenas o Centro de Custo.