Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

01. VISÃO GERAL

        Gera pagamento das contas médicas já digitadas e créditos ou débitos, portanto, o pagamento das contas médicas deve ser iniciado após a digitação das guias e suas respectivas mudanças de fases. Posteriormente, é criado um arquivo de pagamento    que é lançado para o financeiro.

Existem 4 formas de gerar lotes de pagamento no SIGAPLS.

Essas formas são definidas no cadastro da Rede De Atendimento (RDA) -PLSA360, no campo Calc.Imposto (BAU_CALIMP.)


  • Modelo 1 - Pedido de Compra

Utilizando a geração de Pedido de Compras, esse modelo grava informações na tabela do módulo de Compras (SIGACOM) que irá gerar registros nas tabelas de Contas à Pagar somente após ser realizada a Entrada na Nota.

Os títulos de impostos, bem como os cálculos de impostos, são feitos de acordo com as configurações do Backoffice.

Este modelo é o recomendado para as RDAs que a operadora utiliza o módulo SIGACOM e irá trabalhar com recebimento de nota fiscal. 


  • Modelo 2 - Financeiro

Utilizando a geração de Títulos no Financeiro Direto, esse modelo gera informações na tabela de Contas à Pagar no ato da geração do Lote de Pagamento. 

Os títulos de impostos, bem como os cálculos de impostos, são feitos de acordo com as configurações do Backoffice.

Este modelo é recomendado para a operadora que deseja poder realizar o pagamento já no momento da geração do lote de pagamento, pois não tem um passo intermediário.


  •  Modelo 3 - Folha Pagto/Fin

Utilizando Cálculo Integrado com o Recursos humanos (SIGAGPE) e geração de Títulos no Financeiro, esse modelo gera informações nas tabelas de Contas à Receber, porém, a apuração das bases é realizada pelo SIGAPLS e o cálculo é feito também pelo SIGAPLS, utilizando parametrizações e funções do SIGAGPE.

Esse modelo é recomendado para operadoras que desejam realizar o pagamento já no momento da geração do lote de pagamento eque utilizam o SIGAGPE , porém a RDA referente tem outro vínculo na folha de pagamento que recebe pela folha de pagamento (ex: vínculo de médico cooperado no SIGAPLS, recebendo pelo financeiro, e vínculo de Diretor no SIGAGPE, recebendo pela folha de pagamento) .

Esse é o único modelo que apura bases em dois módulos distintos do Protheus para fins de impostos e a menos que exista essa situação de duplo vínculo e via de pagamento distinta, é recomendado utilizar o modelo 2 (somente financeiro) ou o modelo 4 (somente folha de pagamento).


  • Modelo 4 - Folha de Pagto/GPE

Utilizando pagamento pela Folha de Pagamento, módulo SIGAGPE, este modelo gera informações na tabela de Lançamentos da Folha, que então deve ser processado o cálculo do período da folha no SIGAGPE para efetuar o pagamento.

Nesse caso a parametrização da folha de pagamento é levada em conta para geração de impostos e pagamento.

Este modelo é o recomendado para RDAs que irão receber pela folha de pagamento os valores gerados pelo SIGAPLS.


Nota
titleConsiderações gerais importantes
  • Cada RDA pode estar configurada com um tipo de pagamento somente.
    É possível que essa configuração seja alterada, mas é recomendado que termine o fluxo de processamento dos lotes já gerados antes da alteração, ou exclua-os e gere no novo modelo escolhido.
  • Caso haja lançamentos de débitos para a RDA no lote de pagamento (feitos através da rotina PLSA755-Débitos/Créditos Redes de Atendimento), e a RDA esteja parametrizada com os modelos 1, 2 ou 3, será gerada uma NDF (Nota de Débito ao Fornecedor) correspondente à este débito, que será compensado através da rotina de compensação do módulo Financeiro.
    Essa compensação irá ocorrer no momento da geração para os modelos 2 e 3 , e no momento da entrada da nota para o modelo 1.
  • A compensação automática pode ser parametrizada com o parâmetro MV_PLTPCP, sendo a regra acima o padrão (conteúdo do parâmetro = 1).  Caso seja parametrizado com 2, as compensações que geram título no financeiro diretamente do lote de pagamento (modelos 2 e 3) irão compensar somente as NDFs com títulos gerados no mesmo lote. Caso seja parametrizado com 3, não será feita a compensação automática.
  • Para o modelo 3, somente são apurados os valores da folha calculada (SRC) e do histórico (SRD)


02. UTILIZAÇÃO


Clique na opção que deseja para visualizar o passo a passo


Toggle Cloak
id@Modelo1
Quero configurar uma RDA com o modelo 1, o que preciso fazer?

Cloak
id@Modelo1
Passo 01, Passo 02, Passo 03, Passo 04jpasso1,jpasso2,jpasso3yesjpasso1

Alterar o campo Calc.Imposto (BAU_CALIMP) no cadastro da RDA para 1

nojpasso2

Vincular o Produto e Tipo de entrada (Cadastros do módulo de Compras) com o PLS.

Esse vínculo pode ser realizado no cadastro de Lançamentos de pagamento (PLSA206) e também pode ser informado um genérico nos parâmetros de geração do lote de pagamento (PLSA470). O valor genérico será considerado caso não seja configurado nada específico nos lançamentos de pagamento.

nojpasso3

Utilizar a rotina FINA027A para que os registros de INSS Outras Empresas cadastrados na tabela BBC sejam transferidas para o SIGAFIN. Observe as datas de início cadastradas na tabela BBC e ajuste conforme necessário.
A partir desse momento o INSS Outras Empresas deve ser cadastrado pela rotina FINA027, pois o SIGAFIN irá apurar os impostos. Não serão considerados os cadastros de INSS outras empresas do PLS.

Informações úteis

Por padrão este modelo é destinado à RDAs do tipo pessoa jurídica.
Caso precise aplicar esse modelo à uma RDA pessoa física, é necessário configurar o parâmetro MV_PLPFFIN com conteúdo .T.


Toggle Cloak
id@Modelo2
Quero configurar uma RDA com o modelo 2, o que preciso fazer?

Cloak
id@Modelo2
Passo 01, Passo 02, Passo 03, Passo 04, Passo 05, Passo 06passo1,passo2,passo3,passo4,passo5,passo6yespasso1

Alterar o campo Calc.Imposto (BAU_CALIMP) no cadastro da RDA para 2

nopasso2

Alterar a(s) Natureza(s) utilizada(s) para que passem a calcular imposto:

  • Calcula INSS (ED_CALCINS) = S 
  • Porc INSS (ED_PERCINS) = ( percentual a recolher)
  • Calcula IRRF (ED_CALCIRF) = S 
nopasso3

Pessoa física
Configurar a tabela de imposto de renda progressiva no SIGACFG

Pessoa jurídica
Configurar o percentual de desconto de imposto no cadastro de Fornecedor ou Natureza

nopasso4

Configurar o parâmetro de teto de recolhimento de INSS (MV_LIMINSS) com o valor do desconto máximo estabelecido para o INSS vigente.
Configurar o parâmetro de INSS deve abater base de IR (MV_INSIRF ) com 1.

nopasso5

Configurar os fornecedores vinculados às RDA para que calculem INSS e calculem IR :

  • Calc. INSS (A2_RECINSS) = S 
  • Cálc. IRRF (A2_CALCIRF) = 1
nopasso6

Utilizar a rotina FINA027A para que os registros de INSS Outras Empresas cadastrados na tabela BBC sejam transferidas para o SIGAFIN. Observe as datas de início cadastradas na tabela BBC e ajuste conforme necessário.
A partir da 12.1.25 o INSS outras empresas deve ser cadastrado pela rotina FINA027, pois o SIGAFIN irá apurar os impostos. Não serão considerados os cadastros de INSS outras empresas do PLS.


Toggle Cloak
id@Modelo3
Quero configurar uma RDA com o modelo 3, o que preciso fazer?

Cloak
id@Modelo3
Passo 01, Passo 02, Passo 03, Passo 04, Passo 05, Passo 06ypasso1,ypasso2,ypasso3,ypasso4,ypasso5,ypasso6yesypasso1

Alterar o campo Calc.Imposto (BAU_CALIMP) no cadastro da RDA para 3 e preencher o campo Matr. Func. (BAU_MATFUN) com a matrícula da RDA do SIGAGPE

noypasso2

Alterar a(s) Natureza(s) utilizada(s) para que passem a não calcular imposto :

  • Calcula INSS (ED_CALCINS) = N 
  • Calcula IRRF (ED_CALCIRF) = N 
noypasso3

Configurar as tabelas S001 e S002 no SIGAGPE

noypasso4

Configurar o parâmetro de teto de recolhimento de INSS (MV_LIMINSS) com o valor do desconto máximo estabelecido para o INSS vigente

Configurar o parâmetro de INSS deve abater base de IR (MV_INSIRF ) com 1

Configurar o parâmetro MV_PLINSPJ com o percentual a ser aplicado sobre a base de INSS para cálculo do desconto.

noypasso5

Configurar os fornecedores vinculados às RDA para que não calculem INSS e IR :

  • Calc. INSS (A2_RECINSS) = N
  • Cálc. IRRF (A2_CALCIRF) = 0
noypasso6

Utilizar a rotina FINA027A para que os registros de INSS outras empresas cadastrados na tabela BBC sejam transferidas para o SIGAFIN. Observe as datas de início cadastradas na tabela BBC e ajuste conforme necessário.
A partir da 12.1.25 o INSS outras empresas deve ser cadastrado pela rotina FINA027, pois o SIGAPLS irá olhar a mesma tabela de cadastro do SIGAFIN. Não serão considerados os cadastros de INSS outras empresas do PLS.

Informações úteis
  • Este modelo é indicado para RDAs pessoas físicas somente
  • Os parâmetros MV_PLINSPFMV_PLINSFTMV_PLINSHP, que eram utilizados em conjunto com o parâmetro MV_PLINSPJ para cálculo de INSS de bases diversas, estão descontinuados, devido a não haver mais a diferenciação de bases.


Toggle Cloak
id@Modelo4
Quero configurar uma RDA com o modelo 4, o que preciso fazer?

Cloak
id@Modelo4
Passo 01, Passo 02, Passo 03, Passo 04kpasso1,kpasso2yeskpasso1

Alterar o campo Calc.Imposto (BAU_CALIMP) no cadastro da RDA para 4 e preencher o código da matrícula correspondente no SIGAGPE no campo Matr. Func. (BAU_MATFUN)

nokpasso2

Caso haja Desconto de INSS quando se tem múltiplas fontes pagadoras, deve-se seguir o procedimento normal da folha de pagamento, pois o SIGAGPE quem irá apurar os impostos conforme descrito aqui.

Importante

É necessário ter criados os campos Cod. RDA PLS (RGB_CODRDA) e Num Lote PLS (RGB_LOTPLS) na base para o funcionamento deste modelo, caso não tenha eles, entre em contato com suporte e solicite o pacote de atualização de fontes e dicionário da Issue DSAUPC-9191 ou mais atual

Geração do Lote de Pagamento

  1. Acesse Atualizações/ Pagamento RDA/ Lotes de Pagamento(PLSA470).
  2. Será apresentada a tela com os opções +Novo Lote PagtoVisualizar e Outras Ações.
  3. Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa. 
  4. No browse da rotina, selecione a opção Novo Lote Pagto:




5. É apresentada a tela para preenchimento dos parâmetros necessários para a geração do pagamento. 


6. Ao confirmar, serão apresentados os PRESTADORES conforme os parâmetros informados.

Marque o registro desejado e acione a opção Sld. Posic para ser apresentado o valor a ser pago ao PRESTADOR.




7. Em Ações Relacionadas clique em Gerar Pgto.


8. Será apresentada a tela para confirmar a geração do pagamento. Clique em Sim para confirmar.


9. Veja que o título de pagamento foi gerado com sucesso.


Detalhes do título:


10. Na Digitação de Contas (PLSA498)

Após a geração do lote de pagamento, as guias são alteradas para FASE = FATURADA:
























03. Parâmetros


ParâmetroDescriçãoConteúdo Padrão

MV_PLINSPJ

Percentual a ser aplicado no cálculo do INSS0.20

MV_PLPFFIN

Indica se RDAs pessoas físicas podem utilizar pagamento por pedido de compra.F.
MV_LIMINSSValor limite de retenção para o INSS de pessoa física0
MV_INSIRFDefine se o valor do INSS deve ser abatido da base de calculo do IRRF no Financeiro. "1" = Abate o valor da base de calculo do IRRF. "2" = Näo abate2
MV_PLTPCP Compensa NDF? 1=Todas,2=somente lote;3=Nenhuma1

04. TABELAS UTILIZADAS

  • BAU - Rede de Atendimento (RDA)
  • BD7 - Composição dos eventos da guia
  • BGQ - Débitos/Créditos - Pagamento RDA (Variáveis)
  • BBC - Débitos/Créditos - Cadastro RDA (fixos)
  • BMR - Composição do lote de pagamento
  • SE2 - Contas a pagar
  • SC7 - Pedidos de compra
  • RGB - Lançamentos de folha de pagamento
  • SRC - Movimento do período
  • SRD - Histórico de movimentos


HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>