Histórico da Página
...
O que é o Portal de Imóveis
Portal de Imóveis é uma plataforma WEB que integra os empreendimentos e unidades registrados no TCGI (Totvs Construção e Gestão de Imóveis), auxiliando as equipes de vendas no processo de cadastro e manutenção de leads, análise de viabilidade de propostas de compra de imóveis e cadastro automático de propostas aprovadas no ERP TOTVS.
Arquitetura
Componentes de so
Servidor WEB (APACHE ou IIS), por padrão a ferramenta é instalada no IIS. Neste servidor devemos ter:
- PHP versão 7.3.0 ou superior
- OBS: obrigatoriamente o PHP deve ficar instalado na pasta c:\protos\php
- PHP Manager 1.2 ou superior
- URL Rewrite 2.0 ou superior
- SQL Server Native Cliente 12.0 (se banco for sql server)
- Microsoft C++ Redistributable 2015 update 3RC ou superior
- Microsoft ODBC Driver para SQL Server para php 7.
Banco de dados
O produto funciona com SQL Server 2008 ou superior ou MySQL 5.5 ou superior. Os scripts de criação destes bancos de dados ficam na pasta de instalaçao do Portal de Imóveis conforme caminho abaixo:
- C:\inetput\wwwroot\protos-Portal de Imóveis\db (se instalação for no Windows)
Servidores
SERVIDOR WEB
Item | Descrição |
Sistema operacional | Windows 2008 ou superior – 64 bits ou Linux |
Memória | *Minimo: 2 GB de RAM
|
Processador | *Mínimo: AMD Opteron, AMD Athlon 64, Intel Xeon com suporte Intel EM64T, Intel Pentium IV com suporte EM64T Velocidade do processador:
|
Espaço em disco para o Sistema operacional | Recomendado: 80 GB • Ideal: 100 GB (instalação complete) Observação: computadores com mais de 16 GB de RAM precisarão de mais espaço em disco para operações de envio de mensagens, hibernação e despejo de arquivos |
Espaço em disco para instalação do portal | 15 Gb (espaço tende a crescer com o uso da ferramenta devido a gravação de imagens e arquivos de logs) |
SERVIDOR DE BANCO DE DADOS
Item | Descrição |
Sistema operacional | Windows 2008 ou superior – 64 bits ou Linux |
Processador | *Mínimo: AMD Opteron, AMD Athlon 64, Intel Xeon com suporte Intel EM64T, Intel Pentium IV com suporte EM64T Velocidade do processador:
|
Memória | Minimo Recomendado: 4 GB |
Espaço em disco para o Sistema operacional | Recomendado: 100 GB (instalação Completa) |
Espaço em disco para o SGDB | 1,5 Gb |
Espaço em disco para base do portal de vendas | 5,0 Gb (espaço tende a crescer com o uso da ferramenta) |
Serviços
COMUNICAÇÃO COM TOTVS RM.
Para que o Portal de Imóveis se comunique com o banco de dados do TOTVS, ele utiliza os serviços do HOST do RM, portanto estes devem estar habilitados no servidor de aplicação do TOTVS RM.
Para habilitar os Serviços do HOST RM vide documento no link abaixo:
http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=89620766
ENVIO DE EMAILS
O Portal de Imóveis tem a possibilidade de envio de emails para seus usuários e ou clientes, portanto o servidor de aplicação do portal deve ter as portas de comunicação com o provedor de emails do cliente liberada no firewall.
COMUNICAÇÃO COM SERVIDOR DE LICENÇAS DO Portal de Imóveis
Para leitura das licenças de uso adquiridas pelo cliente, o servidor WEB do Portal de Imóveis deve ter acesso ao site www.protos.inf.br portas 80 e 443
GOOGLE MAPS
Para que localidades de mapas sejam demonstradas no Portal de Imóveis o servidor WEB do portal deve ter acesso a URL´s de validação do GEOCODE do Google
LOCALIZAÇÃO DE ENDEREÇOS
Para que o Portal de Imóveis encontre os endereços através do CEP digitado o servidor deve ter acesso aos sites
A Interface do Portal de Imóveis
O Portal de Imóveis é dividido em duas áreas distintas, a primeira chamada de frontend onde os usuários trabalham e fazem todas as operações para o processo de vendas e a área de parametrização conhecida por backend, onde somente usuários com conhecimento devem ter acesso, pois nesta estão todas as opções de parametrização do software.
FrontEnd
BackEnd
Primeiro acesso
O
Parâmetros Globais
O portal já possui os principais parâmetros para seu funcionamento, definidos como default, mas alguns destes dependem do ambiente do cliente e necessitam ser cadastrados para permitir a operacionalização do Portal de Imóveis. Todos os parâmetros do Portal de Imóveis estão em backend > parâmetros e todos são auto-explicativos e de fácil entendimento, portanto nesta seção trataremos somente dos mais importantes para o iniciarmos o Portal de Imóveis, seguem:
Sistema
- Nome da Empresa: Descreva no mome que deseja que apareça na barra de títulos do Portal de Imóveis.
- Servidor SMTP Host: Nome do servidor SMTP. Após todos os parâmetros SMTP estiverem cadastrados, clique no botão “Testar SMTP” para enviar um email teste para o endereço desejado e validar se a configuração está correta. Para estes parâmetros é importante solicitar estes dados para seu provedor de e-mails.
Os demais parâmetros estão relacionados com o processo de envio de senha e serão preenchidos com as informações disponibilizadas pelo provedor de email:
- Servidor SMTP usuário
- Servidor SMTP senha
- Servidor SMTP servidor requer autenticação
- Servidor SMTP criptografia
- Servidor STMP email de resposta
- Servidor SMTP porta
Proposta
- Validar valor do VPL acumulado: este parâmetro deve sempre ficar como SIM pois ele garantirá a análise financeira do Portal de Imóveis entre a proposta do cliente e as condições padrões de venda definidas no RM pela tabela de preço e modalidade da venda. Este parâmetro fará a validação do VPL TOTAL da proposta versus o VPL TOTAL da tabela de vendas da unidade em negociação. Este parâmetro reprova a proposta se o VPL da proposta for menor que o VPL da tabela.
- Validar valor do VPL até a entrega: se definido como sim validará o VPL TOTAL da proposta somando as parcelas até a data de entrega do empreendimento, comparando com o VPL TOTAL da tabela também até a data de entrega do empreendimento. Portanto para empreendimentos que se deseja um percentual de receita até a data de entrega, basta construir a modalidade de vendas e ajustar parâmetros dos componentes de venda no Portal de Imóveis para que retratem uma tabela de preços de acordo com o desejado pela incorporadora. Este parâmetro reprova a proposta se o VPL da proposta for menor que o VPL da tabela até a data de entrega do empreendimento.
- Validar valor do VPL linear: este parâmetro, quando sim, validará mensalmente o VPL ACUMULADO parcela a parcela da proposta versus o VPL ACUMUALDO mensal da tabela de vendas e se pelo menos um mês estiver com VPL menor que o esperado pela tabela, a proposta será reprovada.
Pessoa
- Código para o tipo de cliente: caso no RM, no cadastro de clientes, exista obritatoriedade para o campo TIPO DE CLIENTE / FORNECEDOR, neste campo deve ser cadastrado o código de tipo de cliente fornecedor que será utilizado quando o Portal de Imóveis cadastrar uma pessoa no RM.
- Como deseja gravar os clientes: defina como deseja que o Portal de Imóveis cadastre os clientes no RM, cliente, fornecedor ou cliente e fornecedor (ambos)
- Permite proposta para prospects de outros corretores: no Portal de Imóveis é possível limitar o acesso a pessoas que já estão em negociação com outro corretor, portanto este parâmetro tem 3 (três) possibilidades:
- Sim para permitir que todos os corretores possam fazer propostas para qualquer pessoa mesmo aqueles que tiverem sido cadastrados por outros corretores.
- Não para não permitir salvar uma proposta com prospect de outro corretor.
- "Sim, avisar e gravar mensagem na proposta" para permitir salvar a proposta, porém informar ao corretor e gravar a mensagem: "Prospect X vinculado ao usuário Y."
- Tipo de cliente Global ou Local: O RM aceita clientes gravados como locais ou globais, este parâmetro define como o Portal de Imóveis cadastrará a pessoa no RM
Empreendimentos
- Tipo de cálculo VPL: VPL BRUTO define que o cálculo do VPL leva em consideração o valor total da tabela de preços e negociação, este dever ser o parâmetro padrão. O VPL LÍQUIDO elimina do cálculo o valor da comissão do empreendimento, situação em desuso pelas incorporadoras.
Unidade
- Adicionar reserva automaticamente para o corretor: nas ações de reserva ou proposta o Portal de Imóveis irá reservar a unidade para o corretor, desejável que fique sempre SIM.
- Alterar a unidade para seguinte situação quando reservada: define qual a situação a unidade terá quando o corretor fizer uma reserva. Estas situações são do cadastro de situações de unidades do Portal de Imóveis
- Alterar unidade para seguinte situação quando uma proposta for adicionada a ela: define qual a situação a unidade terá quando o corretor fizer uma proposta. Estas situações são do cadastro de situações de unidades do Portal de Imóveis.
- Período de retenção de propostas em horas: quantas horas o Portal de Imóveis irá manter a unidade reservada quando esta for uma proposta. Este parâmetro também poderá ser definido por empreendimento no cadastro de empreendimentos (backend)
- Período de retenção de reservas em horas: quantas horas o Portal de Imóveis irá manter a unidade reservada após o corretor executar a ação de reservar unidade. Este parâmetro também poderá ser definido por empreendimento no cadastro de empreendimentos (backend)
- Período para aumentar a reserva em horas: quantidades de horas a serem somadas ao tempo da reserva em vigor quando houver a ação de aumentar prazo da reserva.
Layout
- Mostrar nome da empresa em texto ou logo: se definido em texto, será apresentado na barra de títulos do Portal de Imóveis o nome da empresa que foi definido no parâmetro da aba “sistema”. Se definido como logo, devemos carregar na pasta C:\inetpub\wwwroot\PROTOS-Portal de Imóveis\assets um arquivo com nome “logo.png”.
OBS: em versões futuras ao definir LOGO será solicitado o upload do arquivo sem necessidade e acessar o servidor do Portal de Imóveis.
Impressão
- Logo: carregue o logo que será utilizado no cabeçalho dos relatórios desenvolvidos no Portal de Imóveis.
TOTVS
- WebService TOTVS: URL - coloque a URL fornecida pelo RM para acesso ao WebService do Host RM
- WebService: Usuário – cadastre o usuário RM com direitos totais nas funções do TIN, cadastro de clientes e gestão da comunicação com do cliente.
- WebService: Senha – cadastre a senha do usuário RM que será usado para o acesso aos WebSercices do Host RM.
- Código de componentes de valor – quais são os tipos de componentes de valor usados pelo Portal de Imóveis. Isto é importante pois o Portal de Imóveis demonstra somente os componentes de valor nas simulações de propostas.
- Informar o número da venda no instante de envio da venda para backoffice - por default o Portal de Imóveis cria o numero da venda no RM, para isto o parâmetro VENDA SEQUENCIAL, deve estar ligado no TOTVS Incorporação. Caso contrário é possível antes de enviar a venda, dizer ao Portal de Imóveis qual será o número da venda a ser criada no RM. Para isto deixe este parâmetro como SIM.
- Separar componente em grupos - se SIM, ao enviar uma venda do Portal de Imóveis para o RM, o Portal de Imóveis irá separar cada componente em um grupo distinto, exemplo de proposta:
- Sinal
- Mensal
- Semestral
- Financiamento
Ao enviar esta venda o Portal de Imóveis irá criar um grupo para cada componente ficando Grupo 1 – Sinal, Grupo 2 – Mensal, Grupo 3 – Semestral e Grupo 4 - Financiamento.
- URL Servidor TOTVS de atualização: por padrão este campo deverá ficar com o endereço http://protosPortal de Imóveis.totvs.com.br que define o endereço do servidor que disponibiliza as atualizações de versões do Portal de Imóveis.
- Versão do TOTVS RM: deverá contar a versão do RM com o formato X.Y.Z exemplo: 12.1.21, não deve ser acrescentado no número do patch.
- Versão do TOTVS RM: Revitalizada: SIM para versão revitalizada do RM
- WebService: Banco de Dados: selecione qual o bando de dados usado pelo RM, Oracle ou SQL Server?
Sincronizando o Portal de Imóveis com o TCGI
Conforme demonstrado na arquitetura o Portal de Imóveis usa a estrutura de WebServices do TOTVS para troca de informações e para que este processo funcione é necessário parametrizar alguns dados no TOTVS RM e no Portal de Imóveis.
Parâmetrização no TOTVS RM
Para realizar o sincronismo dos dados entre Portal de Imóveis e RM devemos habilitar os WevServices conforme documentação do link a seguir:
https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=89620766#Procedimentos--2064216139
Anida no RM devemos agora habiitar as actions usadas no processo de comunicação de dados, para isto vamos seguir os passos abaixo:
1 - Iniciamos o processo com a atualização das actions do sistema. Para isto devemos acessar o menu de "Serviços Globais" e depois selecionar "Actions do Sistema"
2 - Ao abrir a tela de actions, selecione o menu de "Processos" e selecione "Atualização de Actions Cadastradas"
3 - Ainda no menu de "Serviços Globais", acesse a opção de "Servidores de Aplicação" e no menu "Processos" selecione "Carregar dados de descrição dos serviços". Este procedimento pode demorar até 5 minutos, favor acompanhar a janela de mensagens no rodapé do TOTVS.
4 – Feito este processo podemos chamar a URL do portal de vendas – Portal de Imóveis acessar a opção backend > Sincronizar. Ao clicar nesta opção, caso haja alguma action para ser parametrizada o sistema informará o nome destas. Estes serão os nomes usados nas etapas seguintes do processo de parametrização das actions.
5 – Se ao tentar sincronizar o Portal de Imóveis com o RM apareceu a tela acima com os nomes das actions que necessitam parametrização, então acesse novamente o RM em Serviços Globais > Servidores de Aplicação. Clique no botão para adicionar um novo registro e ao abrir a tela de inclusão, clique no botão para listar os ID´s dos servers cadastrados. Ao abrir a janela de pesquisa, digite no campo descrição o nome de uma das actions listadas na tela do Portal de Imóveis (vide nomes no quadro vermelho). Selecione o registro que aparecer com esta descrição e tecle OK.
6 - Na tela de cadastro, coloque o valor "-1" no campo "Número máximo de registros" e clique em Salvar.
7 - Repita este processo a partir da etapa 5 enquanto houverem nomes na janela vermelha da tela de sincronismo do Portal de Imóveis.
Cadastro de usuários, grupos e imobiliárias
Usuários
Para que os usuários tenham acesso ao portal é importante cadastrá-los no Portal de Imóveis, para isto acesse Backend> Usuários e adicione as informações solicitadas.
Na tela de entrada dos dados de cadastro do usuário, na parte inferior, é apresentado uma tela denominada, mapa de permissão de grupos visualizados, esta opção serve para indicar quais grupos de usuários este novo usuário poderá selecionar se ele puder incluir novos usuários.
Isto se faz necessário para evitar que ele possa criar um usuário no grupo administrador e ter acessos indesejados ao sistema. Portanto se no MAPA DE PERMISSOES DE GRUPOS estiver marcado somente o grupo CORRETORES para o usuário criado e se ele puder incluir novos usuários ele poderá selecionar somente o grupo CORRETORES para os usuários criados por ele.
O Portal de Imóveis permite que usuários possam ter uma hierarquia infinita de superiores definida através do campo SUPERIOR, onde é selecionado o usuário que é superior ao que está sendo cadastrado. Por padrão um usuários que está acima de você pode ver todas as suas ações no Portal de Imóveis, portanto seu supervisor vê todas as pessoas que você está tratando e todas as propostas e reservas feitas por você.
Durante o cadastro do usuário, se for associado um CPF ou CNPJ, o Portal de Imóveis irá validar a existência deste dado no RM no cadastro de vendedores, caso não exista, ao salvar o registro o Portal de Imóveis demonstrará a mensagem abaixo mas o cadastro será feito normalmente
Grupos
No cadastro de grupos definidos as permissões de acesso dos usuários. O Portal de Imóveis já traz por padrão grupos de usuários definidos, como Administrator, Corretor, Gerente e Diretor. O grupo Administrador tem permissão em todas as opções e visões do sistema.
Imobiliárias
Um usuário pode estar relacionado a uma imobiliária durante seu cadastro, portanto é necessário definirmos quais são as imobiliárias que atuam no Portal de Imóveis. Para cada imobiliária cadastrada podemos limitar quais empreendimentos ela pode ver e atuar. Para parametrizar esta situação, primeiro salve os dados da imobiliária em cadastro e depois edite este registro e selecione quais empreendimentos ela terá acesso. Se nenhum empreendimento for selecionado a imobiliária terá acesso a todos.
Workflow de movimentação de propostas
...