Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Resumimos abaixo as recomendações e informações relevantes para migração do seu ambiente Oracle Database para a versão 19c.

01. Versão do ERP

É obrigatório estar na versão 22.01 ou superior do ERP.

02. Release Update Oracle

É obrigatório utilizar a versão 19.10 ou superior de acordo com o RU disponível na ocasião da atualização.

03. Limitação de CPU na Versão Standard

A partir da versão 12.2 a Oracle impôs uma limitação de CPU para a licença Standard, assim, se houver mais CPU (threads) na máquina do que essa limitação, o Oracle não utilizará na instância e caso haja demanda dos usuários poderá haver contenção afetando o desempenho das aplicações. Portanto, ambientes Oracle Standard que estão em 11g e irão migrar para versões superiores, como a 19c, é importante atentar-se ao consumo atual de CPU para verificar se atinge essa limitação.

04. Diretórios e Objetos de Diretório

Na versão 19c não há mais suporte a caminhos absolutos (ex: /u01/oracle/dbx) para leitura e escrita de arquivos no Oracle, sendo necessário obrigatoriamente trabalhar com objetos de diretórios (directory). O ERP na versão 22.01 já está preparado para trabalhar com objetos de diretório, portanto, basta o DBA responsável pelo ambiente mapear os diretórios existentes atualmente no Oracle para exportação e importação de arquivos e criar os objetos de diretórios com base nestes caminhos.

É obrigatório a criação de um objeto de diretório (directory) no banco de dados pelo DBA para ser utilizado pelas rotinas do ERP que precisam ler e escrever arquivo à partir do banco de dados. A configuração do parâmetro 50 no Acesso U: terá que ser ajustado para o valor conforme o nome do objeto de diretório. No Exemplo abaixo, o objeto de diretório foi criado com o nome GET_DIR_RMS, portanto, o parâmetro deve ser definido com este valor.

05. Jobs e Schedules

A partir da versão 19c o recurso de job foi descontinuado oficialmente, e os jobs existentes são automaticamente migrados para a funcionalidade de scheduler, que tem a mesma finalidade. Porém, recomenda-se evitar a migração automática, dando preferência para migração manual antecipada, ou seja, migrar os jobs para schedules antes de migrar para a versão 19c. A migração automática cria os schedules em modo "legado" tornando-os ainda visíveis para as views de jobs, o que pode gerar confusão na administração dos agendamentos.

O usuário de banco de dados do RMS deverá receber o privilégio para criação de job (grant create job to RMS) para que as aplicações que criam job possam executar sem falha (ex: Exportação PDV).

A aplicação VGGMJOBS somente suporta a visualização de jobs "legado" (criados com DBMS_Job), portanto, schedules criados diretamente usando DBMS_Scheduler não aparecerão nesta aplicação.

06. Senha do Usuário RMS

É obrigatório que a senha do usuário de banco de dados do RMS esteja com retro compatibilidade para a versão 10g devido a incompatibilidades com o componente utilizado atualmente nas aplicações desktop. Para isso, o DBA deve certificar-se que o usuário de banco de dados utilizado pelo RMS está com essa compatibilidade após a migração para o ambiente 19c. Essa retro compatibilidade é controlada no banco de dados pelo parâmetro SQLNET.ALLOWED_LOGON_VERSION_SERVER que fica no arquivo sqlnet.ora.

Informações

Em versões futuras do RMS esse componente de conexão será atualizado e eliminaremos a necessidade de retro compatibilidade da senha com a versão 10g.

07. Oracle Client

Deve-se manter o Oracle Client 11g nas estações de trabalho dos usuários, uma vez que o Oracle Client 12 e 19 na versão 22.01 ainda não são homologados pelos módulos desktop.

08. Bugs Oracle Catalogados

Consulte a página de bugs Oracle catalogados para verificar se há indicação de bugs para a versão a ser atualizada do banco de dados, e em caso positivo, efetive a aplicação do patch ou workaround indicado pela Oracle.