Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização

01. VISÃO GERAL

Plugin desenvolvido para que seja possível a carga, configuração e baixa de documentos lançados nos sistema de contas a receber, relativos a cartões de crédito.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  • Acesse o Módulo "Contas a receber"


Passo

Ação

Descrição

1

Clique na opção de menu "Cobrança"

O sistema exibirá o submenu com a opção "Recebimentos".

2

Clique na opção de menu "Recebimento"

O sistema exibirá o submenu com a opção "Baixa Automática de Cartões".

  • Configuração

           No processo de configuração, deve-se fazer o de/para entre as colunas existentes no arquivo csv e os campos do sistema, para que seja possível a leitura correta do conteúdo do arquivo.

           1.- selecione o botão Localizar arquivo, e selecione para leitura o arquivo csv.

           2.- selecione os campos do sistema e faça a correspondência com a coluna no arquivo csv.

                2.1- na seleção para o campo Data Recebimento*, indique a máscara deste campo no arquivo.

                2.2 - os campos tipo de lançamento e valor liquido da parcela, são específicos da adquirente GlobalPayment, nao sendo obrigatório seu vinculo quando carregado csvs de outras adquirentes.

           3.- selecione o botão Carregar, para que a leitura em base as associações sejam feitas, onde nesse momento, pode-se fazer ao ajustes necessários.

           4.- estando as associações corretas, selecione o botão Salvar, guardando assim o modelo para uso futuro.

                4.1- indique um nome para o modelo e selecione OK para salvar.

                    


  • Operação

           A partir do modelo salvo, a operação consiste na seleção do arquivo, carga no grid, conferencia e baixa.

           1.- selecione o botão Localizar arquivo, e selecione para leitura o arquivo csv.

           2.- nesse processo, já com o modelo salvo, o sistema devera carregar o layout e o conteúdo do arquivo, exibindo na grid;

           3.- após a carga, deve-se entender uns pontos na carga:

                 3.1.- se o documento correspondente no sistema for localizado, o registro lido do arquivo, será apresentado na cor preta no grid, já selecionado para baixa e somando ao valor total selecionado ao final da tela, conforme exemplo abaixo.

                        

                  3.2.- se o documento correspondente no sistema não for localizado, o registro lido do arquivo, será apresentado na cor vermelha no grid e no campo observação será indicada a não localização, conforme exemplo abaixo.

                        

                 3.3.- se o documento correspondente no sistema for localizado, mas estiver com valor diferente do registro lido do arquivo, será apresentado na cor vermelha no grid e no campo observação será indicada a divergência de valor conforme exemplo abaixo.

IMAGEM

                 3.3.- para a carga do arquivo, o processo analisa o conteúdo do campo data programada (documento > guia 1-Dados do Lançamento) e o conteúdo do campo NSU (documento > guia 6-geral > subguia financeiros) do documento.

                       


           4.-

após

Para processar a

carga

baixa, deve

-se entender uns pontos na carga:

-se

                 4.1.- se o documento correspondente no sistema for localizado, mas estiver com valor diferente do registro lido do arquivo, será apresentado na cor vermelha no grid e no campo observação será indicada a divergência de valor conforme exemplo abaixo.





           3.- selecione o botão Carregar, para que a leitura em base as associações sejam feitas, onde nesse momento, pode-se fazer ao ajustes necessários.



  • Geração de Remessa Bancária

           1.- O processo é semelhante ao existente hoje na emissão nativa;

           2.- na aba Vincula Documento, faça o devido filtro para a busca do documento onde serao exibidos na área DISPONÍVEIS e repasse os escolhidos para a área ASSOCIADO, selecionando o botão INCLUIR ou TODOS;

           3.- Ao final da seleção selecione Confirmar;

           3.- Confirmando o desejo de gerar a cobrança, o processo segue para a outra aba automaticamente e traz ja selecionado o documento associado anteriormente.

           4.-Se os registros sugeridos, estiverem corretos, selecione Gerar, para o processo de geração do arquivo remessa e da ficha de compensação.

A partir deste confirmação de geração o processo é exatamente igual ao nativo, onde o arquivo é gerado no diretório apontado no cadastro conta/caixa x tipo de cobrança e ao final se tem a emissão da ficha de compensação e dos relatórios.


  • Processa Retorno

           1.- Da mesma forma que a remessa, o processo é semelhante ao existente hoje no processo nativo;

           2.- Selecione o 

  • Layout Cnab

           Por essa funcionalidade, promovemos a possibilidade de criar um modelo de configuração para arquivo remessa e arquivo retorno, conforme layout disponível pelo banco. Desta forma, esta funcionalidade deve ser executada por profissional da Totvs em base a serviço contratado para esse fim.

           Importante entender, que o objetivo ainda é a criação de layouts novos, principalmente de bancos digitais, portanto os layouts hoje existente não são passiveis de alteração pela funcionalidade.

           1.- Para a criação de um novo modelo de um novo layout, selecione o botão Incluir;

           2.- Escreva o nome do banco no campo "Nome do banco por extenso (vide layout)";

           3.- Indique o layout cnab, no campo "CNAB";

           4.- No grid, serão exibidos os campos relativos ao layout para compor o arquivo remessa na 1a, aba e na 2a. aba o arquivo retorno;

           5.- selecione o botão confirmar para salvar o modelo cnab;


           Selecionando o ícone 2 opções são habilitadas:

           1.- Nesta opção, por questão de segurança, haverá como realizar o bloqueio do layout, adicionando uma senha específica evitando assim que layout seja indevidamente alterado, após inicio de uso em produção. Portanto, a recomendação é que seja dada a senha à pessoas chaves no processo da empresa;

           2.-Nesta opção, o layout poderá ser exportado e enviado à Totvs para que seja importado ao modelo padrão do sistema. Será gerado um arquivo no formato .sql.



           Após a criação do modelo CNAB, este deve ser associado a um cadastro "conta/caixa x tipo de cobrança", para ficar disponível para operação.