Histórico da Página
...
A fim de otimizar e reduzir custos das operações de transporte, o módulo Gestão de Transportes (SIGATMS) integrará com a solução logística de roteirização de carga fornecida pelo Planejamento de Rotas (TPR), agregando inteligência e otimizando o processo de entregas e coletas dentro do SIGATMS. Fazendo , fazendo com que as coletas/entregas tenham uma melhor disposição e ordem, e dessa maneira além de reduzir o tempo de operação também se reduz custos dentro da operação de transporte, além da obtenção prévia dos valores de pedágio.
03. SOLUÇÃO
...
O módulo SIGATMS passa a utilizar as APIs fornecidas pelo Planejamento de Rotas (TPR) para solucionar os problemas de ordem de entrega/coleta, melhor trajeto a ser realizado considerando o menor tempo ou menor distância, valores das praças de pedágio, coordenadas geográficas dos clientes. plotagem e visualização do trajeto, coordenadas geográficas dos clientes.
Para que toda a solução funcione perfeitamente é necessário obter as coordenadas geográficas de todos os clientes, de acordo com os respectivos endereços.
As rotinas Cadastro de Cliente, Sequência de Endereço, Wizard Filial e Cadastro de Solicitantes foram atualizadas para que ao final da gravação as informações referentes ao endereço sejam enviadas automaticamente para gelocalização (tpr-geolocation-sync) ,a fim de obter as coordenadas geográficas do respectivo endereço. As coordenadas geográficas recebidas são gravadas na tabela DAR - Referência Geográficas, e é possível visualiza-las através da rotina Cadastro de Referências Geográficas - TMSAO15.
A integração do SIGATMS com o Planejamento de Rotas, ocorrerá a partir da rotina de Programação de Carregamento (TMSA146), no qual o usuário selecionará os documentos e veículos e enviará para roteirização com todos os veículos ativos. roteirização.
Toda roteirização enviada para a TPR, será gerado um Identificador que ficará armazenado na Tabela de Roteirização (DMR (Roteirização), e os documentos enviados na Tabela DMS ( Itens de Roteirização (DMS), ambos com status 'Pendente'. Também será gerada dados Dados do arquivo de envio (json) na Tabela DLU (será armazenado na Tabela de Integração Roteirizador (DLU).
O TPR recebendo as informações, efetuará o processamento da roteirização e em seguida retornará (callback) para o módulo SIGATMS os .
Nesse retorno a TPR enviará:
- Os documentos processados com sucesso e os ou rejeitados com o motivo da rejeição (exemplo: O peso do veículo para o pedido ultrapassou o máximo permitido');
- Sequencia da Roteirização com dados do veículo e documentos;
- Valor do Pedágio;
O sistema SIGATMS irá gerar uma programação de carregamento somente para os documentos processados com sucesso, atualizando o status da Roteirização (DMR_STATUS) e , Itens da Roteirização (DMR_STATUS) para 'Processado' . e o Nro da Programação na Chave Externa (DMS_CHVEXT)
Para os documentos rejeitados, o status (DMS_STATUS) será atualizado para 'Rejeitado' (DMR_STATUS). . Caso a rejeição ocorrer para uma NFC (DTC) e existindo uma outra NFC (DTC) do mesmo lote que o qual foi processado com sucesso, será gerado um novo Lote (DTP) vinculando as NFCs rejeitada do referido lote.para a NFC Rejeitada. Neste caso dados do novo lote serão armazenados na Chave Externa (DMS_CHVEXT)
Quando todas as etapas da integração citadas acima forem concluídas com sucesso, toda a visualização dos pontos de entrega/coleta, rota e praças de pedágio, será exibido estarão disponíveis a partir da funcionalidade do Map Display, disponibilizado na Consulta no Pianel Planejamento de Rotas (TMSAC19) .e ou Programação de Carregamento (TMSA146)
Gerado a Programação de Carregamento, o usuário à partir da rotina de Programação de Carregamento (TMSA146), em modo alteração, deverá informar a Rota, Motorista (caso não vinculado no cadastro do veiculo) e o Cavalo (se houver).
Ao efetivar a programação de carregamento, será gerado a viagem (processo padrão), e havendo um valor de pedágio enviado pela TPR, o valor será gravado no Complemento da Viagem (DTR_VALPDG).
...
- Configurador Planejamento de Rotas (TMSAC20);
Rotina principal para realizar o cadastro e habilitar a integração Totvs Planejamento de Rotas (TPR).
Nessa funcionalidade deverão ser informadas as chaves de acesso disponibilizadas e também os endereços virtuais (IP) referente a integração.
A rotina irá armazenar as informações referentes ao Totvs Planejamento de Rotas na tabela DLV - Cadastro Roteirizador
Painel Planejamento de Rotas (Painel Planejamento de Rotas (TMSAC19);
Rotina que armazenará as informações referentes ao envio de informações para a integração Totvs Planejamento de Rotas (TPR).
Nessa funcionalidade será possível:
- Consultar e verificar o status das Roteirizações e também quais os Documentos e/ou Notas Fiscais enviados e que estão pendente, processado, rejeitado ou cancelado.
- Cancelar as Roteirizações com status 'Pendente'. O cancelamento irá alterar os status da Roteirização para "Cancelado" (DMS_STATUS e DMR_STATUS)
As informações serão registradas nas tabelas DMR - Roteirização TPR e DMS - Itens Roteirização TPR e para cada roteirização iremos ter um identificador único que ficará registrado no campo Id. Roteiriza - DMR_IDROT.- Controle de Integração Planejamento de Rotas (TMSAC23);
Rotina que armazenará as informações enviadas e recebidas. Toda a integração é enviado um arquivo no formato JSON e esse arquivo é armazenado na tabela DLU - Controle Integração Roterizador.
...