Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
    1. Como a rotina busca os dados para geração da DPS
    2. Cadastros necessários para a geração da DPS

    3. A rotina no módulo TOTVS Saúde Planos

  3. Telas do Sistema 
    1. Tela de Cadastro de Operadoras
    2. Tela Principal da rotina de DPS - PLSDPS1
    3. Tela de Detalhes do Lote - PLSDPS2 
    4. Tela de Histórico do Lote - PLSDPS3
  4. Status do Lote e Itens e Histórico

    1. Lote e itens

    2. Histórico
  5. Configuração de Schedule

  6. Menu
  7. De/Para entre layout DPS TXT repasse e tabelas utilizadas

  8. Tabelas Utilizadas

01. VISÃO GERAL

A rotina tem como proposta a melhoria no fluxo de análise de glosas, que ocorrem nas guias, para facilitar o dia-a-dia dos operadores do sistema. Seu funcionamento é similar a rotina de análise de glosas que existe hoje no Digitação de Contas, contudo possui uma usabilidade melhor e filtros diversos, que possibilita uma visão mais generalista das glosas que ocorreram nas guias, além de rotinas em processamento em fila - o que acaba com a espera de terminar de mudar de fase para ir para a próxima guia - além de oferecer uma experiência mais rica e simples para os usuários.

No entanto, frisamos que demais rotinas que não sejam inerentes a análise de glosas (análise / inclusão / manutenção e retirada de glosas), ainda são feitas exclusivamente no Digitação de Contas, para que haja a interdependência de processos diferentes, mas que utilizam as mesmas tabelas. Ou seja, um analista de glosas realiza a análise de glosas, enquanto outro realiza as demais manutenções na guia ou na PEG envolvida, separando os processos de forma mais clara e objetiva.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

O QUE HÁ DE NOVO?

  1. Disponibilizada nova rotina no menu, Análise de Contas (PLSA600), que tem com o intuito facilitar a análise das contas e desvincular tal tarefa da rotina de Digitação de Contas(PLSA498).


    1. Os campos das guias que serão exibidos em tela podem ser configurados pelo usuário, tornando a tela mais clean e fácil de utilizar, permitindo exibir apenas os campos necessários para análise, separando os campos exibidos do Digitação de Contas (PLSA498):
      1. Para acessar a tela de configuração dos campos do Análise de Contas (PLSA600), acesse Miscelânea / Genérico / Tipos de Guia / Outras ações / Cfg.P.Contas (será explicado no tópico XXX).
      2. Na tela de análise da guia, contamos com diversos filtros e opções de detalhamento de críticas, retirar a glosa e incluir glosa manual para o item.
      3. Permitir alterar guias com fase 2(Conferencia) e 3(Pronta)
      4. Nova opção de (re)Processar. Esta opção decreta o fim do Retorno e Mudança de fase pois faz de uma única vez o que os dois anteriores faziam. 
  2. Nova funcionalidade, onde as informações digitadas pelo usuário no filtro da tela de Digitação de Contas (PLSA498) e na Análise de Contas (PLSA600), ficará sempre preenchido com as última informações imputadas, onde o usuário não precisa ficar preenchendo novamente os mesmos campos (ou seja, não precisa digitar novamente os parâmetros de pesquisa, pois o sistema "salva" essas informações do último acesso, ao entrar novamente na tela).
  3. Disponibilização da opção de múltiplas seleções nas rotinas de Processamento de Contas(PLSA498/PLSA600) - funcional apenas para enviar PEGS para o novo processamento em fila.
  4. Criação de "robôs" schedulados, que realizam automaticamente a mudança de fase de Guias, PEGs e Eventos da guia, permitindo que o usuário análise outros processos ou acesse outras rotinas, sem necessidade de esperar o resultado final do processamento.
    1. Para configurar os robôs de Importação e Valoração, consulte o tópico "03-Configurações".
  5. Na inicial de Análise, é possível marcar várias PEGs e liberar para o pagamento de forma automática. No final do processamento, será exibido um resumo constando as PEGs liberadas ou não, para ciência do usuário.
  6. Criação da tela de Histórico de Tratamento, onde o usuário pode visualizar os eventos que constam nas guias relacionadas a guia selecionada. Ou seja, caso esteja numa guia SADT relacionada a uma guia de internação, a tela irá exibir os eventos da guia atual e mais da guia da internação, de forma agrupada, para conhecimento do usuário.


03. Configurações

As configurações dos robôs de Mudança de Fase da nova funcionalidade serão implementadas no arquivo appserver.ini dos servidores Protheus. Para o correto funcionamento da funcionalidade, configure corretamente os robôs, conforme exemplos abaixo:


  1. Na sessão do ambiente escolhido configure as variáveis
    1. EMPROBOXML (obrigatório)  - irá identificar a empresa do sistema;
    2. FILROBOXML (obrigatório) - identificará a filial do sistema;
      Exemplo das variáveis configuradas na sessão do ambiente:

      Bloco de código
      [PRODUCAO]
      EmpRoboXml=99
      FilRoboXml=01
      
      
  2. Na sessão ONSTART indique os jobs conforme abaixo

    Bloco de código
    [ONSTART]
    JOBS=ROBO_PEG,ROBO_GUIA,ROBO_EVENTO
    Refreshrate=30 //representa uma espera de 30 segundos
    
    [ROBO_PEG]
    ENVIRONMENT=[P12] -> substituir pelo nome do ambiente
    INSTANCES=1,1
    main=fRoboPeg
    
    [ROBO_GUIA]
    ENVIRONMENT=[P12] -> substituir pelo nome do ambiente
    INSTANCES=5,5
    main=fRoboGuia
    
    [ROBO_EVENTO]
    ENVIRONMENT=[P12] -> substituir pelo nome do ambiente
    INSTANCES=10,10
    main=fRoboEvent
    
    

04. COMO UTILIZAR O ROBÔ DE PROCESSAMENTO?

  1. Tenho uma customização que grava guias no processamento de contas, como posso fazer para integra-la ao Robô de Processamento para que minhas guias sejam processadas automaticamente?

    Bloco de código
    user function myCustom(cNumGui)
    local cCodPeg := BCI->BCI_CODPEG
    local cCodLdp := BCI->BCI_CODLDP
    local cTipGui := BCI->BCI_TIPGUI
    default cNumGui := ""
    
    //Caso não seja informado o número da guia será enviado a PEG toda para o processamento.
    addFilaPLS(cCodPeg, cCodLdp, cTipGui, cNumGui )
    
    return
    
  2. Como debugar um ponto de entrada chamado pela fila de processamento?
    1. Pode realizar o debug utilizando a opção de Multi-thread no compilador.
    2. Desabilitar todos os robôs que tenham acesso ao banco de dados e, após colocar os itens na fila de processamento, chamar a função U_PLSSMFila, para simular a fila no debug.


08. TELA CONFIGURADOR ANÁLISE DE CONTAS / PROCESSAMENTO DE CONTAS

No remote, acesse Miscelânea / Genérico /Tipos de Guia / Outras ações / Cfg.P.Contas (PLSA496), e será apresentada a tela abaixo:

Note que temos novas colunas na tela - Perm. Alterar, Reproc. Alt.? e Análise Cont - que representam os campos para uso exclusivo na tela de Análise de Contas. Assim:

  • Perm. Alterar: Define se o campo poderá ser habilitado para edição quando o usuário tentar alterar uma guia com fase 2=Conferencia ou 3=Pronta - funcional apenas somente para a rotina de Análise de Contas.
  • Reproc. Alt?: Define se o campo impacta na valoração da guia e deve ser reprocessado, caso seja alterado. Esse campo é visualizado apenas para o cabeçalho da guia, pois nos demais, o evento será reprocessado, caso tenha alteração no evento ou participações.
  • Análise Cont: Define se o campo será exibido na tela de Análise de Contas.

As opções Perm. Alterar Análise Cont estão disponíveis nas demais abas de configuração (Eventos e Participações), permitindo uma configuração fina e precisa do que deve ser exibido, alterado e reprocessado, sendo totalmente independente da visualização do Digitação de Contas, permitindo exibir apenas o que é necessário e importante para o analista de Contas.


09. Análise de Contas

Para acessar o Análise de Contas, no remote, acesse: Atualizações / Proc. Contas / Análise de Contas (PLSA600).

  1. O sistema irá exibir a tela de filtro de PEGs - igual o Digitação de Contas - para que o usuário possa filtrar as PEGs conforme sua necessidade. Basta informar os filtros desejados e clicar em Confirmar.

  2. O sistema irá exibir todas as PEGs localizadas, de acordo com os dados informados no filtro, similar ao que ocorre no Digitação de Contas. A diferença principal é que temos uma coluna de checkbox, para fins específicos, que serão detalhados adiante.


  3. Na tela, temos os seguintes botões:
    1. Processar: Seria o equivalente a mudar de fase das PEGs.
      1. Podemos marcar mais de uma PEG ao mesmo tempo e clicar no botão Processar, se realizamos a análise de várias PEGS, de forma a ganhar tempo.
      2. Após clicar, o sistema exibe um resumo das PEGs enviadas para o processamento, informando que as PEGs foram encaminhadas para a fila (robô de processamento).


    2. Visualizar: O sistema exibe os dados da PEG selecionada.



    3. Outras Ações: As opções aqui apresentadas são similares as existentes no Digitação de Contas, tendo o mesmo funcionamento.  A exceção fica para as opções (re)Processar e Ver Quantidade Fila, que são exclusivas da tela de Análise de Contas, onde:
      1. (re)Processar: Para utilizar essa opção, a PEG que deseja reprocessar deve estar marcada no checkbox. Essa opção executa de forma simultânea o Retorno e a Mudança de fase - quando necessário. 
        • Podemos marcar várias PEGS no grid;
        • Se a PEG está em Digitação, o sistema muda a fase da PEG e suas guias. Se está em outra fase - como Conferência ou Pronta - o sistema retornar e muda a fase novamente, em uma único botão.  
        • Após clicar no botão (re)Processar, o sistema exibe uma janela, indicando as PEGs que estão sendo reprocessadas.



      2. Ver Quantidade Fila: Essa opção exibe uma janela, indicando as PEGs que estão na fila para a mudança de fase, para que o usuário saiba quantos itens ainda estão sendo processados pelos robôs.


  4. Para analisar as guias de uma PEG, posicione na PEG desejada e clique no botão Outras Ações / Selecionar.
  5. O sistema irá exibir todas as guias relacionadas a PEG: 
    1. No botão Outras Ações, temos as funcionalidades semelhantes ao Digitação de Contas, incluindo:
      1. Alterar - Mesmo que a guia esteja na fase em Conferência ou Pronta, caso queira alterar algum dado, basta clicar nesse botão, que o sistema irá abrir a guia em modo de edição - levando em conta as configurações realizadas na tela de Guias; 
      2. Glosar a Guia Inteira - glosar a guia inteira que está posicionada;
      3. Processar - realiza a mudança e o retorno de fase de foram automática, jogando a guia e seus eventos para os robôs processarem;
      4. Ver Quantidade Fila - Exibe quantos itens estão na fila dos robôs, esperando processamento;
      5. Exibe Erro Cont - caso tenha ocorrido algum problema durante a mudança de fase o sistema não possa continuar, será possível visualizar os problemas encontrados.
  6. Para realizar uma análise, selecione a guia desejada e clique no botão Analisar.


  7. Nessa tela, temos uma visualização mias direta para o analista de contas, que consegue visualizar todos os eventos da guia (BD6), as participações dos eventos (BD7) e glosas (BDX), de forma clara e sucinta.
    1. Temos filtros personalizados na parte superior, onde o usuário pode pesquisar pelo código do evento ou código da tabela, bem como pela descrição.

      1. Filtrar pelo código do evento ou código da tabela, bem como pela descrição.


      2. Pode filtrar apenas os itens glosados na guia, para ocultar os que não estão glosados.


      3. Podemos filtrar pelo tipo de evento, ou seja, pode optar em visualizar todos os eventos ou apenas medicamento, taxa e outros.


      4. Os filtros podem ser usados em conjunto, complementando a filtragem necessária para o usuário.
    2. No grid de Eventos, são exibidos todos os eventos da guia. Esse grid fica apenas como leitura, pois na tela, realizamos apenas as análises de glosa, não podendo manipular o BD6 e BD7, como ocorre na tela de Digitação de Contas.
    3. Na parte inferior do grid de eventos, temos os campos que exibem os totais da guia. Caso haja retirada de glosas ou a inclusão de novas glosas manuais, esses campos são atualizados dinamicamente.
    4. Na parte inferior, temos as abas de Glosas (BDX) e as Unidades(BD7), relacionados ao evento selecionado no grid superior.
      1. No grid de Glosas, são exibidas as glosas relacionadas ao evento. Além disso, são exibidas apenas as glosas principais, ou seja, caso a crítica tenha complemento de glosas, como ocorre com algumas, esses complementos não são exibidos no grid, para facilitar a visualização do analista.
        • Caso a crítica possua complemento, para visualizar tais complementos basta dar duplo-clique na crítica ou então, posicionar na crítica e clicar no botão Complemento Críticas, que está no painel do lado direito inferior

        • Ao visualizar o complemento da crítica, é exibido no grid a crítica principal e seus complementos, conforme imagem acima.  Caso a crítica possua alguma anotação (campo BDX_OBS), será exibido o texto no box inferior.
        • Para sair dessa janela, pressione o X da modal ou pressione a tecla ESC do teclado.
        • O botão Glosar serve para incluir uma glosa manual no procedimento desejado - igual ao que ocorre no Digitação de Contas.


        • Caso algum procedimento tenha glosa e queira retirar, basta clicar no botão Retirar Glosa. Caso todas as críticas possam ser retiradas, ou seja, possuem saldo correto, o sistema irá retirar a glosa de todas as críticas, ou seja, não é possível retirar apenas a desejada.  Logo, quando clicar em Retirar Glosas, todas as críticas pertinentes ao evento serão retiradas ("reconsideradas").


        • Na aba Unidades, exibe as unidades relacionadas ao evento.
    5. No botão Outras Ações, existe a opção de visualizar o Histórico de Tratamento, que consiste numa tela que exibe de forma sintética e agrupada, todos os eventos e guias que estão relacionadas a guia atual.  Ou seja, caso a guia atual tenha vínculo com um resumo de internação, honorário ou uma solicitação de internação, o sistema irá exibir os procedimentos que são idênticos, de forma agrupada, no primeiro grid, e no grid inferior, será exibido em quais guias o procedimento consta.  O sistema verifica tais vínculos pelos campos BD5_GUIINT, BD5_GUIPRI e BE4_GUIINT.

    6. Note que no grid superior, o sistema agrupa os procedimentos, indicando de forma sintética o total de valores e quantidades. No grid inferior, temos o detalhamentos dos itens e em quais PEGs e guias estão localizados, de forma individual. 

    7. Após realizar a análise, clique no botão Confirmar, para que as alterações realizadas sejam gravados no Banco de Dados do sistema.
  8. Não é possível alterar qualquer eventodo BD6
  9. gdf
  10. gf
  11. dg
  12. df
  13. g
  14. df
  1. df
  2. g
  3. dfg



10. Erro controlado

Com a implementação dos robôs de valoração foi alterado o meio de exibir as guias que não puderam ser valoradas por algum erro controlado.

Caso seja identificado no robô de valoração que uma guia não possui um dos pré requisitos mínimos ela será marcada com o campo BD5/BE4_ERRO = "1" e será gravada na tabela B6A uma descrição detalhada.

Ao aparecer essa legenda é possível consultar os detalhes em Outras Ações→Erro Controlado

11. Ponto de Entrada

Foi substituído o Ponto de entrada PLS498FL para PLSFI498.




05. ATUALIZAÇÕES 

Para contemplar esta melhoria é necessário:

  1. Robô de valoração: Ver o tópico acima.
  2. Patch: Para verificar se o pacote de atualização está aplicado verifique em seu inspetor de objetos se existe o fonte PLSA600(de qualquer data).
  3. Wizard: Carga da tabela BCM.
  4. Dicionário: Para verificar se o dicionário de dados está incorporado basta verificar se todos os campos abaixo estão presentes em sua base:
SX3 - Informações dos Campos
CampoDescrição
CampoBCM_PERALT
TipoLógico
Tamanho1
Decimal0
TítuloPerm Alterar?
DescriçãoPermite alterar guias?
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseNão
HelpPermite alterar guias em fase 2(Conferencia) ou 3(Pronta)?
SX3 - Informações dos Campos
CampoDescrição
CampoBCM_ALTREP
TipoLógico
Tamanho1
Decimal0
TítuloReproc alt?
DescriçãoReprocessa se alterar?
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseNão
HelpCaso o campo tenha sido alterado com a guia em fase 2(Conferencia) ou 3(Pronta) a guia deve ser reprocessada para verificar eventuais dependências de valoração?
SX3 - Informações dos Campos
CampoDescrição
CampoBCM_ANALIC
TipoLógico
Tamanho1
Decimal0
TítuloAnalise Contas?
DescriçãoExibe na tela de análise de contas
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseNão
Help

Define se o campo deve aparecer para visualização na nova tela de análise de contas.

SX1 - Informações de perguntas
GrupoOrdemPerguntaTipoGSCTamanhoVariável 01
PLS60001RDA deCG6MV_PAR01
PLS60002RDA ateCG6MV_PAR02
PLS60003Local deCG4MV_PAR03
PLS60004Local ateCG4MV_PAR04
PLS60005Mês deCG2MV_PAR05
PLS60006Mês ateCG2MV_PAR06
PLS60007Ano deCG4MV_PAR07
PLS60008Ano ateCG4MV_PAR08
PLS60009Protoc deCG8MV_PAR09
PLS60010Protoc ateCG8MV_PAR10
PLS60011CheckboxCG70MV_PAR11
PLS60012FaseCG1MV_PAR12

06. Wizard de carga de dados

Com a criação de novos campos na tela de "Cfg Campos P.Contas" realizamos uma alteração no CSV de carga do sistema, indicando os campos que podem ser alterados com fase mudada no Processamento de Contas. Para importa-lo realize os passos a seguir:

  1. Colocar o arquivo "bcm-campos_por_tipos_de_guias.csv"
  2. No Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações/Miscelanea/Genérico/Wizard de Atualização (PLSWIZARD).
  3. Marque a opção "Alterar registros existentes" e avance até o final.

07. CONFIGURAÇÃO DE MENU

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013)
  2. Crie o menu abaixo

Menu

Atualizações

Submenu

Digitação de Contas

Nome da Rotina

Análise de Contas

Programa

PLSA600

Módulo

33-SIGAPLS










HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>