Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  • Parâmetros em geral do RC;
  •  Tratamento XML TISS;
  • Carga de Arquivos PTU (Protocolo de Transações Unimed);
  • Tratamento para valorização por local de Atendimento;
  • Tratamento SUS (Sistema único de Saúde);
  • Tratamento de procedimento padrão.

...

Campo:

Descrição

Data de início da nova valorização

Utilizado no programa de manutenção troca tabela moedas e carências movimentos (RC0610M) indicando que a substituição das tabelas de “Quantidade de Moedas”  e “Moedas e Carencias” deverá ser realizada pelo programa de revalorização de movimentos (RC0610J), devido a alterações em “Regras de Pagamento” e/ou “Regras de Faturamento” indicando uma nova valorização utilizada pela operadora.

Tipo de validade

Utilizado na rotina que verifica restrições por dias de validade (rcapi021a) para o controle de validade de procedimento (reconsulta – classes de erro 08, 49, 50 e 51).Com 3 opções disponíveis:

01-Prestador

02-Prestador x Especialidade

03-Especialidade

Tipo de validade de procedimento

Utilizado na rotina que verifica restrições por dias de validade (rcapi021a), para o controle de validade de procedimento (reconsulta – classes de erro 08, 49, 50 e 51).

00–Continua: Controle de validade do procedimento para reconsulta (como é hoje).

01–Mensal: Controle de validade do procedimento para reconsulta (controle de validade dentro do mês da data da realização do procedimento). Será gerada a glosa somente se os procedimentos em questão estejam com sua data de realização dentro do mês.

Calendário

Calendário Fiscal do EMS. Utilizado para verificar se a data e hora de realização do movimento faz parte dos horários de urgência cadastrados no sistema (rthorhurg.p, tabela dia_calend_glob) e na Emissão da GFIP (pp0800A) para verificar se a data do movimento é um dia de feriado.

Busca local de atendimento

Indica onde será inicializado o local de atendimento do documento:

  • Dig. anterior para parametrização zerada: Quando no cadastro da transação o local de atendimento estiver zerado, irá utilizar o local de atendimento informado no último documento incluído;
  • Dig. anterior para todos os casos: Irá utilizar o local de atendimento informado no último documento incluído;
  • Sempre da parametrização na transação: Busca sempre o local de atendimento informado no cadastro da transação.

Parametrizado nos parâmetros da transação (RC0110F).

Tipo de prestador para controle de documentos

Utilizado para tratar a Classe de Erro 72 - MOVTO. RECEBIDO C/ DATA INFERIOR A PERMITIDA.

Permite restringir/glosar atendimento(s) (realização de movimentos) de prestadores que enviam às operadoras os documentos de realização, dos beneficiários da base, em um prazo superior ao parametrizado no sistema. Esse Processo funcionará da seguinte forma: Quando ocorre a execução do processo de inclusão/alteração/importação de um movimento no Módulo Contas Médicas (RC e RC-EDI), o sistema verifica se o parâmetro “Tipo de prestador para controle de documentos” está ativo (diferente de Nenhum), e também verifica qual é a quantidade máxima de Numero de dias para recebimento de documentos da base (Dias Receb.Int.(base) do cadastro de prestador) para que não ocorra restrição/glosa referentes aos documentos/movimentos enviados pelo prestador, a operadora, de prestadores e beneficiários da base. Se nesta verificação a quantidade de dias parametrizada, somada com a data de realização (se houver internação, será considerada a data da alta) for maior que a data atual então o movimento em consistência será glosado/restringido com a classe de erro 72.

Porque o controle do prestador ? Porque ele busca a quantidade de dias para efetuar este controle do cadastro de prestador, então este processo serve para indicar de qual prestador será considerado o parâmetro referente a quantidade máxima de Numero de dias para recebimento de documentos da base .

0-Nenhum;

1-Todos;

2-Solicitante;

3-Executante;

4-Principal;

5-Solicitante/Principal;

6-Solicitante/Executante;

7-Executante/Principal.

Restrição quando combinação não permitida

Indica como será a tratativa para a glosa de combinação não permitida. Cadastrado no programa Manutenção Procedimentos Combinação Não permitida – PR0210N

  • Movimento Secundário: Sempre vai glosar o procedimento excludente, independente da ordem de digitação; ou seja, vai glosar o secundário, cadastrado no Manutenção Procedimentos Combinação não Permitida - PR0210N.
  • Movimento em validação: Sempre vai glosar o procedimento que esta sendo digitado, ou seja, sempre o que for digitado em segundo lugar.

Tipo de valorização de pacotes

Indica se a valorização dos pacotes será por ordem de digitação ou pelo maior valor. Utilizado na rotina de valorização de pacotes (rtvalpacote.p).

1-Por ordem de digitação

2-Por ordem de maior valor 

Dias para recebimento da fatura

Utilizado quando o prestador ou beneficiário é de intercâmbio, e quando tem a nota fatura do Revisão de Contas. Indica a quantidade de dias para recebimento da fatura. Quando a data de recebimento da nota fatura do Revisão de Contas for maior que a data de realização mais os dias de recebimento, gera a classe de erro 53 – Movimento Intercâmbio Recebido com Data Inferior a Permitida. Para documento de internação, considera a data de alta ao invés da data de realização.

Quando no cadastro de Negociação entre Unidades (RC-01-K) existir parametrização de quantidade de dias de recebimento diferente de zero, irá substituir a parametrização dos parâmetros do Revisão de Contas(HRC.paramrc).

A operadora tem “x” dias para enviar o movimento do beneficiário de intercâmbio TEM NOTA FATURA!

Dias para recebimento interno (Intercâmbio)

Utilizado para beneficiário de intercâmbio quando não tem nota fatura do RC. Indica número máximo de dias para recebimento dos documentos recebidos (classe de erro 53 – Movimento Intercâmbio Recebido com Data Inferior a Permitida). Calcula se da data de realização até a data atual excedeu os dias para recebimento (para documento de internação considera a data de alta).

Sem nota fatura.

Dias de validade para documento anterior

Quantidade de dias entre um documento e outro, quando não é usado o conceito de guia principal. Em vez de ligar o documento a uma só guia relaciona com os documentos anteriores, verificando esse intervalo de dias para ver se pode associar. Quando se tratar de internação é o intervalo máximo de dias entre a data de internação, quando não for internação é em relação da data de emissão do documento.


Dias para cálculo da taxa de intercâmbio

UTILIZAÇÃO NO MÓDULO DE REVISÃO DE CONTAS:

Quando vem a cobrança de intercâmbio de outra unidade, esta outra unidade pode cobrar uma taxa de intercâmbio sobre as utilizações. Neste campo é informado quantos dias a outra unidade tem para enviar a cobrança e poder cobrar a taxa de intercâmbio.

Para os clientes que usam 90 dias deve ser parametrizado 91 dias.

Quando no cadastro de Negociação entre Unidades (RC-01-K) existir parametrização de número de dias para cálculo da taxa de intercâmbio diferente de zero, irá substituir a parametrização dos parâmetros do RC.

UTILIZAÇÃO NO MÓDULO DE FATURAMENTO:

Também é utilizada no faturamento de outras unidades, para calcular ou não a taxa de intercâmbio para cobrar da unidade do beneficiário.

Dias para recurso de glosa

Quantidade de dias para recurso de glosa.

Regra:

Caso a data de pagamento do titulo + a quantidade limite de dias para recursar for MAIOR que hoje - NAO SERA PERMITIDO RECURSAR O DOCUMENTO

Liberar as faturas por contratante ?

Indica se é possível liberar movimentos do RC , na liberação dos documentos por fatura, parcialmente , isto é, por contratante. Devemos ressaltar que a volta do processo de liberação da fatura não poderá ser parcial. Caso o pagamento de prestadores for parcial por fatura devemos lembrar que a data de pagamento do prestador nas faturas do contas médicas deve ser apagada a cada pagamento parcial, com o prejuízo de não gerar os títulos no Contas a Apagar.

Ex: Parâmetro = SIM  à Permite liberar somente parte da fatura

Considerar data da realização para tratar validade do procedimento ?

Indica se considera data de realização do procedimento para tratar dias de validade do procedimento. Indica se o dia de realização do movimento será ou não considerado na contagem de dias para o controle de validade de procedimento (reconsulta – classes de erro 08, 49, 50 e 51).

Ex: Parâmetro = NÃO à 10/07 + 15 dias = 25/07 (somente a soma normal)

      Parâmetro = SIM  à  10/07 + 15 dias = 24/07 (porque considera o dia 10/07 na contagem)

Liberar períodos em aberto ?

Indica se é possível liberar movimentos do RC, na liberação por período com o período aberto. Devemos ressaltar que movimentos que são digitados no momento da liberação, se estes se encontram na seleção, serão liberados.

Ex: Parâmetro = SIM  à (deixa liberar documentos mesmo com período em aberto)

       Parâmetro = NÃO à (tem que fechar o período para poder liberar qualquer movimento)

Desconsiderar transação x tipo de guia na digitação e documentos ?

Identifica se o sistema deve permitir que sejam feitas associações da guia com qualquer tipo de guia em aberto para o beneficiário, não considerando somente os tipos de guias associados a transação. Anteriormente a implementação deste campo apenas os movimentos "incluídos" no sistema via Importação tinham esta permissão.

Se estiver = SIM, pode utilizar qualquer tipo de guia.

Permitir estorno no quantitativo ?

Esse campo tem por finalidade definir se o sistema fará o estorno do controle quantitativo no momento da validação do procedimento ou insumo. Esse processo quando parametrizado para SIM fará com que o sistema pergunte no momento da validação e quando existir controle quantitativo se as quantidades restringidas devem ser devolvidas ao quantitativo. O nome já diz é um estorno, voltar a posição anterior não processando as quantidades.

Permitir a digitação de documentos com fatura em períodos fechados ?

Permite realizar a digitação de documentos, com fatura, em períodos fechados.


Bloquear liberação parcial de documentos ?

Indica quando ativado, aos processos de liberação de movimentos do RC que somente poderá ocorrer a liberação dos movimentos quando todos os movimentos selecionados, dento do intervalo de seleção, não possuírem restrições sem validação, ou seja, se existir algum movimento glosado e que não esteja validado, então o processo de liberação de movimento não efetuará a liberação de nenhum movimento selecionado, dento do intervalo de seleção.

Libera contestação glosas web ?

Indica se libera contestação de glosas da WEB. Indica se poderá executar o programa de “Relatório movimentos contestados (RC0910A)” e “Consulta Movimentos Contestados (RC0920A)” e “Liberação Períodos x Portal Contestação (RC0930A)” e “Manutenção Prestadores x Portal Contestação (RC0940A)”. OBSERVAÇÃO: Não é utilizado na contestação do sistema GPS. É utilizado via portal externo a ser tratado futuramente.

Ajusta valor insumo

Indica que se o valor do insumo for menor que 0,01 centavo o sistema irá ajustar para 0,01 centavos. Utilizado na rotina de valorização do insumo (rtvlinsu.p).

Utilizar percentual de fracionamento na valorização de insumos ?

Indica se será aplicado percentual de fracionamento sobre o valor do insumo. O percentual de fracionamento deverá estar cadastrado no cadastro “Manutenção Insumos” (RC0110C, campo % Frac.).

Calcular taxa de intercâmbio de movimentos que não possuem cobrança de taxa

Indica se será calculado valor de taxa de intercâmbio quando o movimentos não possuir cobrança da taxa.

Utilizar valores separados para intercambioIndica se deve utilizar valores separados para intercambio.
Desconsiderar percentual arquivo de importação A500

Indica se deve desconsiderar percentual arquivo de importação A500,

Caso Não, então aplica validação sobre a regra de Valorização por Percentual

Desconsiderar valorização por Local de Atendimento I.E.

Se = NÃO, então valoriza utilizando por local de atendimento.

Se = SIM e a unidade do prestador executante for igual à unidade dos parâmetros do sistema (paramecp), então valoriza por local de atendimento.

Habilitar Pagamento por PerformanceHabilita a utilização do processo de Pagamento de Prestadores por Performance.
Data Base Pagamento por Performance

Visível apenas quando o parâmetro "Habilitar Pagamento por Performance" estiver ativo e define qual data será utilizada como base para o cálculo das bonificações, podendo ser:

  • Data de Conhecimento: data da entrada do movimento no sistema
  • Data de Realização: data de realização indicada no movimento
  • Data Base do Período: data definida no campo "Data Base Valor" do período de movimentação (Manutenção Períodos Movimentação - hrc.period) indicado no movimento
Série reapresentação documentosUtilizado para a realização de cópias de documentos do módulo de revisão de contas para diferenciar os documentos originais dos documentos copiados. A cópia somente é utilizada quando o cliente digitou algum documento errado e não pode mais eliminar os documentos devido à já existir um pagamento ou faturamento, etc. Ela pode ser acessada por meio do programa “Consultas Documentos Revisão de Contas” (RC0310A), botão “Copia”.

Série digitação de contas do RC

Campo ainda não expedido. Será documentado quando for liberado no sistema.

Layout impressão conta médica

Código do layout utilizado no programa “Impressão Conta Médica” (RC0810P) para a impressão das contas médicas.

Diretório de anexos da faturaIndica o diretório onde serão buscados os anexos da fatura do revisão de contas. 
XML TISS:

Versão TISS

Versão TISS que está sendo utilizada pelo sistema. Utilizada nas transações TISS.

Calendário para dias de tolerância

Calendário Fiscal utilizado nas transações automatizadas (AC) e na Lote Guias TISS para validar a tolerância na entrada da data do documento.

Espécie recurso de glosa

Espécie utilizada par a criação das faturas do módulo de revisão de contas médicas para o recurso de glosa.

Manter nome original do XML

Para o caso da carga manual, indica se o XML de resposta deve ser gerado com o mesmo nome do XML importado.

Utiliza percentual de desconto/acréscimo na importação lote guias

Indicador utilizado na importação de Lote Guias para aplicar o percentual de acréscimo/desconto informado por movimento executado presente no arquivo XML (ans:reducaoAcrescimo) da importação Lote Guias.

Série da nota fiscal

Série utilizada na criação da nota fatura do RC (notapres).

Série do documento complementar XML

Série utilizada nos documentos complementares do XML TISS.

Série recurso de glosa

Série utilizada par a criação das faturas do revisão de contas médicas para o recurso de glosa.

Série dos documentos gerados

Série utilizada na criação dos documentos importados do XML TISS.

Diretório de carga

Diretório utilizado para quem não utiliza WebService, ou seja, a Operadora recebe o arquivo XML manualmente (por e-mail, FTP, portal específico com upload, etc...).

Diretório de processamentoDiretório dos arquivos XML TISS das execuções.

Diretório de resposta

Quando a carga foi realizada de forma manual (sem TissSender) grava nesse diretório o XML de resposta . Quando o XML vem pelo TissSender a resposta é realizada diretamente para o TissSender sem gravação de arquivo de resposta.

Diretório dos XML de erros

Diretório onde grava os arquivos de retorno de erros dos arquivos XML TISS. O WebService TissStatusProtocolo (api-tissstatusprotocolo.p) recebe solicitação de status de um lote, e retorna a situação do lote e se ocorreram erros retorna os erros.

Diretório de processamento (LINUX)

Diretório dos arquivos XML TISS das execuções em RPW.

Diretório de erros (LINUX)

Diretório dos arquivos XML TISS de erros das execuções em RPW.

PTU:

Série dos movimentos contestados

Série utilizada para contestação integral de arquivo de importação de movimentos que ocorre quando o percentual de erros do arquivo for maior que o parametrizado / definido pela ANS definido no programa “Regras para percentual de erros” (hregraspercentualerros). 

Série Importação Movtos (A500/A700)

Série utilizada na importação dos movimentos do PTU A500 (Notas de fatura em intercâmbio) e no PTU A700 (Serviços prestados em pré-pagamento).

Série contestação

Série para a criação dos documentos do beneficiário na conclusão da contestação.

Layout Exportação PTU A450

Layout utilizado na exportação do arquivo PTU A450 (Complemento de Dados – Guia Médico). Se informado deve estar cadastrado na Manutenção Layout (TE0110Q).

Layout Exportação PTU A1100

Layout utilizado na exportação do arquivo PTU A1100 (lista de transações respondidas pelo WSD). Se informado deve estar cadastrado na Manutenção Layout (TE0110Q).

Layout Exportação PTU A1200

Layout utilizado na exportação do arquivo PTU A1200 (Pacotes e tabelas contratualizadas). Se informado deve estar cadastrado na Manutenção Layout (TE0110Q).

Layout Importação PTU A1200

Layout utilizado na importação do arquivo PTU A1200 (Pacotes e tabelas contratualizadas). Se informado deve estar cadastrado na Manutenção Layout (TE0110Q).

Layout Exportação PTU A1300

Layout utilizado na exportação do arquivo PTU A1300 (Cadastro nacional de usuários). Se informado deve estar cadastrado na Manutenção Layout (TE0110Q).

A500 TXT:
 Diretório Carga Imp.Movtos PTU (RPW - Windows)Diretório utilizado para realizar a carga de arquivos PTU A500 e A700 pelo programa “Importação de movimentos - RPW” (dtvw40aa) Windows®.
Diretório Carga Imp.Movtos PTU (RPW - Linux)Diretório utilizado para realizar a carga de arquivos PTU A500 e A700 pelo programa “Importação de movimentos - RPW” (dtvw40aa) Linux®.
 Diretório Acomp.Imp.Movtos PTU (RPW - Windows)Diretório utilizado para criar os arquivos de acompanhamento e erros da importação de arquivos PTU A500 e A700 pelo programa “Importação de movimentos - RPW” (dtvw40aa) Windows®.
Diretório Acomp.Imp.Movtos PTU (RPW - Linux)Diretório utilizado para criar os arquivos de acompanhamento e erros da importação de arquivos PTU A500 e A700 pelo programa “Importação de movimentos - RPW” (dtvw40aa) Linux®.
A500 XML:
 Diretório Exportação A500 (Cobrança)Diretório utilizado para gerar os arquivos A500 referentes à cobrança.
Diretório Exportação A500 (Aviso)Diretório utilizado para gerar os arquivos A500 referentes aos avisos.
Diretório Importação A500 (Cobrança)Diretório utilizado para importar os arquivos A500 referentes à cobrança.
LAYOUT GPS:
Diretório Carga Imp.Movtos GPS (RPW - Windows)

Diretório utilizado para realizar a carga de arquivos PTU A500 e A700 pelo programa “Importação de movimentos - RPW” (dtvw40aa) Windows®.

Layout GPS

Diretório Carga Imp.Movtos GPS (RPW - Linux)

Diretório utilizado para realizar a carga de arquivos PTU A500 e A700 pelo programa “Importação de movimentos - RPW” (dtvw40aa) Linux®.

Layout GPS

Diretório Acomp. Imp.Movtos GPS (RPW - Windows)

Diretório utilizado para criar os arquivos de acompanhamento e erros da importação de arquivos PTU A500 e A700 pelo programa “Importação de movimentos - RPW” (dtvw40aa) Windows®.

Layout GPS

Diretório Acomp. Imp.Movtos GPS (RPW - Linux)

Diretório utilizado para criar os arquivos de acompanhamento e erros da importação de arquivos PTU A500 e A700 pelo programa “Importação de movimentos - RPW” (dtvw40aa) Linux®.

Layout GPS

A520: 

Diretório Geração A520

Diretório utilizado para geração do A520
Utiliza Aviso de Cobrança (A520) On-lineIndica se utiliza o A520 online.
Diretório de Carga A520Diretório utilizado para realizar a carga de arquivos PTU A520
Diretório de Processamento A520Diretório utilizado para realizar o processamento de arquivos PTU A520
Diretório de Resposta A520Diretório utilizado para gerar a resposta de arquivos PTU A520
INTEGRAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS - GRC: 
Diretório de CargaDiretório utilizado para realizar a carga de arquivos de outros sistemas
Diretório de RespostaDiretório utilizado para gerar a resposta de arquivos de outros sistemas
SUS:

Espécie

Espécie utilizada no pagamento do prestador SUS (campo que indica se o prestador é SUS está no cadastro de prestadores na tela Outras Opções campo “Prestador SUS”). Espécie deve estar cadastrada no cadastro de espécies do EMS.

PROCEDIMENTO PADRÃO:

Procedimento consistente

Código do procedimento padrão para tratar a puericultura. Deverá estar cadastrado no cadastro de Manutenção Procedimentos (PR0110H). Utilizado no Processo “Manutenção Procedimento Padrão – PPP/PPCM”.

  • PPP = Procedimento Padrão Puericultura
  • PPCM = Procedimento Padrão Clínica Médica.

É necessário que tenha parametrizado um procedimento aqui (normalmente consulta), pois o sistema faz a validação do mesmo para contagem do número máximo de procedimentos.

Documentação: GPS0021_HRC_Como_Utilizar_o_Processo_de_inclusão_de_Procedimentos_Padronizados_de_Puericultura

Atualização

Data de atualização dor registro.

...