Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • PLSCTP03

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Retorno

Código da conta contábil encontrada ou chave de busca com erro

Eventos de chamada do Ponto de Entrada

Variáveis

Programa Fonte

PLSCTP03.PRW

OBSERVAÇÕES

Chave de busca com erro: quanto o sistema não conseguir montar a   chave de busca, trará como retorno a codificação que conseguiu montar e uma   letra que irá identificar o tipo de problema, conforme explicado abaixo.

Contendo a letra ‘C’

Sem Conta na Combinação: foi possível montar a chave de busca   para a combinação, a combinação é existente, porém não há conta preenchida.

Solução: Basta copiar a chave montada e   posicionar no arquivo de combinações para encontrar a o registro e preencher   as contas contábeis que estiverem faltando.

Contendo a letra ‘N’

Falta Cadastrar Combinação: foi possível montar a chave de busca   para a combinação, porém a combinação não existe no cadastro de combinações.

 Solução: Basta incluir a    chave de combinação montada e preencher as contas contábeis.

Contendo a letra ‘L’

Impossível Montar Combinação: o sistema não conseguiu dados   suficientes para montar a combinação. Dessa forma, será apresentado a chave   parcialmente montada com espaços em branco nos itens em que, devido algum   cadastro, não foi possivel montar.

ATENÇÃO: a chave de combinação é sempre   montada respeitando o primeiro índice do arquivo de combinação e para efeito   de localização da chave apresentada, deve-se desconsiderar o campo filial do   sistema (xxx_FILIAL).

.

Exemplo: a chave de busca do arquivo BAZ   (combinação do faturamento) é composta do preenchimento dos seguintes campos   (vide dicionário SIX): BAZ_FILIAL + BAZ_TPBENE + BAZ_TPFATU + BAZ_TPUNIM + BAZ_TPATO   + BAZ_REGPLN + BAZ_TPPLN + BAZ_PATROC + BAZ_SEGMEN + BAZ_CODPLA + BAZ_GRUOPE.   Uma chave totalmente preenchida teria um conteúdo semelhante a ’15062011006FANC01’,   que representa o seguinte:

BAZ_TPBENE = ‘1’

BAZ_TPFATU = ‘5’

BAZ_TPUNIM = ‘06’

BAZ_TPATO = ‘2’

BAZ_REGPLN = ‘0’

BAZ_TPPLN = ‘1’

BAZ_PATROC = ‘1’

BAZ_SEGMEN =   ‘006’

BAZ_CODPLA =   ‘FANC’

BAZ_GRUOPE = ‘01’

No caso de acusar   o erro do tipo ‘L’, a sequência será interrompida no campo que não conseguiu   localizar.

Imagine que no   caso acima citado o campo código do plano (BAZ_CODPLA) não foi possível obter   no movimento que está contabilizando.

Isso fará com que   o sistema gere a chave ’0115062011006    01’   acusando o problema.

 

 Solução: Identifique qual conteúdo de campo que está   faltando na chave de busca, neste caso o BAZ_CODPLA, que representa o código   do plano do movimento.

Na tabela de log   não contabilizado, você irá encontrar o registro com os dados referentes a   movimentação que gerou esse erro. Dessa forma, localize o movimento original,   que neste exemplo seria uma guia.

Siga a origem dos   dados, localize o beneficiário e verifique a existência do plano que está   ligado a ele está no cadastro de planos – este caso citado é um exemplo e ocorreria   em um erro de cadastro que foi removido por manipulação da base de dados,   gerando essa inconsistência.

Corrija os dados   e a próxima contabilização ocorrerá sem problemas.