Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Melhoria de Performance na Consulta Padrão SBELOC

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGAWMS

Rotinas:

DLGA150 - Execução de Serviços

WMSXFUNA - Funções Genéricas WMS

País:

Brasil

Bancos de Dados:

Todos

Tabela Utilizada:

SXB - Consultas Padrão

Sistemas Operacionais:

Windows® / Linux®

Descrição

Realizada melhoria de performance na consulta padrão SBELOC, que é utilizada nas telas para informação de endereço destino do serviço WMS, quando o mesmo não é informado na inclusão do pedido de venda.

Esta consulta foi criada para realizar um filtro, de forma que sejam apresentados apenas os endereços de estrutura física do tipo Doca na tela de seleção. Esta informação não está diretamente ligada aos registros da tabela de Endereços (SBE), sendo assim, é necessário buscar o tipo da estrutura na respectiva tabela (DC8). Realizada uma otimização neste processo de busca, para que o sistema não tenha que avaliar registro a registro, tornando-o mais ágil.

 

Importante!

Antes de executar o compatibilizador WMSU0035 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (\PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (\PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1.  No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
  2. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
  4.  Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes casos descritos nos itens "3" ou “4”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite WMSUMAIN no campo Programa Inicial.
    Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 05/08/2016.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado e, então, é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa WMSU0035().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. 
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Neste log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado e execução do compatibilizador.

 

Atualizações do Compatibilizador

  1.  Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
  • Pesquisa SBELOC:

Alias

SBELOC

Tipo

6

Sequência

01

Contém

SBE->BE_LOCAL == NNR->NNR_CODIGO .And. SBE->BE_ESTFIS $ @#FiltSBELoc()

 

 

Procedimento para Utilização

Requisitos para o teste:

  • Possuir um Armazém com mais de 5.000 endereços.

Passos para o teste:

  1. Em Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Pedidos / Pedidos de Venda.
  2. Inclua um pedido de venda sem informar o endereço destino para os seus respectivos itens.
  3. Em Gestão de Armazenagem (SIGAWMS) acesse Atualizações / WMS / Execução de Serviços.
  4. Execute as ordens de serviço.
  5. No momento em que o sistema solicitar o endereço destino para a OS WMS, verifique se, ao acionar a consulta padrão do campo Endereço, é perceptível a melhoria de performance para a listagem das docas.

Observação:

Nos testes internos em base com 30.000 endereços, a consulta demorava até 2 minutos para listar os endereços. Depois da alteração, a apresentação passou a ser instantânea.