Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  •  Período de competência contábil no processo de inclusão da Bolsa Retroativa

No processo de Incluir Bolsa Retroativa é possível informar o Período de competência contábil para bolsa, assim ao incluir a bolsa retroativa no contrato essa data já será preenchida.

Caso o período de competência contábil já estiver preenchido no cadastro da Bolsa | Bolsas por período letivo essa data virá automaticamente no processo, mas terá também a opção de alterar esse período antes de Adicionar a bolsa. 

Image Modified


Expandir
titleCriar devolução de crédito (inclusão de bolsa) / lançamentos a receber (exclusão de bolsa)

1 - Utilizando a opção 'Criar devolução de crédito (inclusão de bolsa) / lançamentos a receber (exclusão de bolsa)':

Utilizando esta opção e caso tenha permissão especial no perfil de usuário, será apresentada mais uma etapa neste processo onde você deverá selecionar a opção que indicará como o sistema irá devolver os créditos que serão gerados pela inclusão da Bolsa. Lembrando mais uma vez que a opção aqui apresenta selecionada foi indicada previamente como default nos parâmetros do sistema e você pode neste momento simplesmente confirmar esta indicação clicando no botão 'Avançar' e finalizar o processo, ou selecionar a opção desejada. A forma de aproveitamento selecionada é armazenada para o crédito gerado e, caso esse crédito seja aproveitado em um outro contrato, o comportamento do aproveitamento será o mesmo.  

  • Inclusão de bolsas pelo processo de Bolsa Retroativa em parcelas que não possuem lançamentos financeiros gerados:
    As bolsas serão incluídas normalmente no contrato do aluno, mas estas ficarão marcadas como bolsa comum e não serão incluídos lançamentos de devolução nem serão gerados créditos. Ao serem gerados os lançamentos financeiros das parcelas deste contrato, estas bolsas serão computadas como desconto normalmente.

  • Inclusão de bolsas pelo processo de Bolsa Retroativa em parcelas que já possuem lançamentos financeiros gerados:
    Com este processo serão incluídos lançamentos financeiros a pagar para registrar as devoluções correspondentes à cada bolsa incluída em parcela que já possui lançamento financeiro gerado com o valor da respectiva bolsa incluída retroativamente, gerando assim um crédito de bolsa retroativa. E atenção, como será incluído um lançamento a pagar, o responsável financeiro do aluno deve estar classificado como 'Ambos' e não mais apenas como cliente.  O mês/ano de competência do lançamento de devolução incluído pode ser preenchida conforme parâmetro "Mês de competência".  O aproveitamento do crédito gerado irá variar conforme a opção abaixo escolhida:

1.1 – Aplicar devolução no lançamento da primeira parcela em abertoPara visualizar os exemplos, clique aqui.
1.2 – Dividir devolução pela quantidade de parcelas restantesPara visualizar os exemplos, clique aqui.
1.3 – Devolver em espécie: Para visualizar os exemplos, clique aqui.


Na geração do lançamento a pagar do crédito de bolsa retroativa as instituições que trabalharem com o regime de caixa e que desejarem contabilizar as inclusões dos lançamentos financeiros poderão integrar neste mesmo momento com o sistema contábil, basta parametrizar os sistemas envolvidos. Assim, no momento em que o lançamento financeiro do crédito for gerado, além de haver a sua respectiva inclusão no TOTVS Gestão Financeira, estando parametrizado para tal, haverá também a inclusão no TOTVS Gestão Contábil.
Para saber mais sobre a contabilização da inclusão do lançamento financeiro, 
clique aqui.

...