Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para o armazenamento, considere o uso de rede de área de armazenamento (SAN) configurado com alta velocidade (15.000 RPMs ou mais), drives (SSD) que suportam fila de I/O e configurações de RAID 10 ou camadas que usam TIER de duas camadas. Você pode usar o Fibre Channel no mínimo com de dois canais de 8GB, não recomendamos o uso de conexão iSCSI.

Em caso de uso de STORAGE Storage com suporte ao TIER a recomendação é que seja Tier 1 e Tier 2.


Nota
Não recomendamos o uso do Protheus no modelo Tier 3 pela sua baixa performance tanto o banco de dados quanto a aplicação, pois este é para cenário de backup que não terão muito acesso em disco.

...

Em cenários ideais, serão utilizadas conexões de 10Gb ou, no mínimo, quatro placas de rede de 1Gb, utilizando o balanceamento com o team das placas de rede.(Nota para edição: estudo do agrupamento NIC https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/networking/technologies/nic-teaming/nic-teaming)

Nota
titleAtenção
Certifique-se de ter mais de uma placa de rede instalada no servidor físico e dedicar uma interface de rede para a administração do servidor Hyper-V.

Isso significa que não há redes virtuais no Hyper-V e este será configurado para usar o agrupamento NIC. Para máquinas virtuais de alta carga de trabalho, é possível dedicar um adaptador de rede físico no servidor para a rede virtual da máquina virtual está usando. Assegure, também, que as máquinas virtuais que compartilham um adaptador físico não irão saturar a rede física. Use a confiabilidade e o desempenho do sistema para estabelecer uma linha de base de desempenho para a carga e, então, ajuste as configurações e cargas do NIC em conformidade. 

...

Em uma comunicação de rede entre maquinas, normalmente é utilizado o processador da máquina é utilizado para analisar a integridade dos pacotes TCP, demandando CPU extra. Quando a placa de rede suporta o recurso de TCP Offload, é possível passar esta tarefa para o processador da placa, aliviando o processador do servidor de virtualização. Em um ambiente virtualizado, o trafego TCP/IP em uma máquina virtual pode ser descarregado para uma placa física de rede no servidor host.

...

Caso seu hardware suporte TCP offload engine, execute o NETSH para habilitar o mesmo: netsh int tcp set global chimney = enabled

...

Teste de desempenho tomando como exemplo placas de rede Intel© com suporte a VMQ

Jumbo Frames

O frame de dados transmitido entre máquinas possui um determinado tamanho. Quando se tem necessidade de transmitir pacotes de dados grandes é muito mais vantajoso aumentar o tamanho deste frame, reduzindo a carga de processamento (CPU). Ao habilitar Jumbo Frames no Host (servidor de virtualização) você pode ter ganhos de performance, em especial quando se utiliza iSCSI (tanto para o servidor de virtualização quanto para as máquinas virtuais). Obviamente o recurso de Jumbo Frames depende da placa de rede suportar, e todo meio intermediário de comunicação também deve suportar (isto inclui switches de rede).

...

Neste ponto verifique sempre com o fabricante da sua placa de rede do servidor quanto a recomendação de quantidade de placas de rede para ambientes virtualizados. Algumas placas fazem a distribuição de interrupção entre múltiplos processadores da máquina, enquanto outras placas fazem utilização apenas de um único processador para interrupções. Infelizmente este não é uma informação fácil de achar e será necessário que você pesquise mais a fundo na documentação técnica da placa.

Configurações dos

...

discos para máquinas virtuais

Recomendamos o uso do VHDX foi introduzido no Windows Server 2012 tem uma melhor relação de benefícios muito melhor em relação ao formato VHD.

  • Melhor alinhamento do formato de disco rígido virtual para trabalhar melhor com discos com setores grandes;
  • Tamanhos de blocos maiores para discos dinâmicos e diferenciados, o que melhora o seu desempenho;
  • 4 kilobytes (KB) do setor lógico de disco virtual, o que aumenta o desempenho quando usado por aplicativos que são projetados para setores com 4 KB;
  • Eficiência na representação de dados, o que resulta em menor tamanho de arquivo, de modo que o armazenamento físico subjacente ao dispositivo pode recuperar o espaço não utilizado (a operação de compensação);


Alocação dos discos e controlador virtual

Disco virtual fixo (recomendado)

...

Clique em Iniciar, digite powercfg.cpl e pressione Enter. Certifique-se de que a opção high performance esteja selecionada, caso não esteja tem que ser alterada , habilite-a para garantir boa performance.

Para servidor do Hyper-v e para Virtual Machine.

Control Panel\All Control Panel Items\Power Options