Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Linha de Produto:Microsiga Protheus
Segmento:Supply Chain - Logística
Módulo:SIGAWMS - Gestão de Armazenagem

Descrição:

O controle de qualidade é um processo do sistema que possuí o objetivo de inspecionar os produtos recebidos, comumente utilizado no ramo farmacêutico para inspecionar os lotes de medicamentos antes de guardá-los no armazém. Para tanto, antes do produto ser enviado para o armazém padrão, este será enviado para o armazém de qualidade (MV_CQ), que possuí como valor padrão o 98.  O WMS está preparado para trabalhar de forma integrada ao controle de qualidade, seja o tipo de controle de qualidade (B1_TIPOCQ) via o módulo Inspeção de Entradas - SIGAQIE ou via módulo de Estoque - SIGAEST.

O saldo do produto no armazém de qualidade também é controlado pelo WMS, ou seja, quando o produto é recebido no armazém de qualidade, este passará pelos processos de conferência (opcional) e armazenagem do produto, assim como ocorre com os demais armazéns. Após o produto ser liberado do armazém de qualidade, novamente o WMS atuará para realizar a saída do produto do armazém de qualidade e entrada do produto no armazém padrão.

O processo de Conferência de Recebimento (WMSA320) no sistema integrado com qualidade ocorrerá dentro do armazém de CQ e antes de sua armazenagem. Sendo assim, após o produto entrar no armazém padrão o documento não constará mais para a conferência, visto que as conferências são realizadas apenas com base nas ordens de serviço de origem SD1 (Documento de Entrada), já as ordens de serviços geradas a partir da liberação de CQ possuem origem SD7 (Qualidade). No processo onde ocorre skip-lote, a conferência não poderá ser realizada, pois o sistema automaticamente retirou o produto do armazém de CQ, impedindo a prévia geração da conferência.

O skip-lote é um processo pertinente o módulo SIGAQIE, que com base em regimes de inspeção dos lotes cadastradas no módulo, permite que o produto seja automaticamente liberado da inspeção da qualidade. Nestes casos o produto não chega a ser armazenado no local de qualidade e é direcionado para o armazém padrão. Contudo, os registros de qualidade (SD7) ainda são gerados, mas em seguida são liberados sem interação do usuário.  Para que este processo automático ocorra quando integrado ao WMS, é imprescindível que  o endereço origem informado no Documento de Entrada exista também no armazém de qualidade (98). Caso contrário, o sistema alertará a necessidade de refazer o documento de entrada para que a integração ocorra.

Visualize o fluxo do sistema integrado à qualidade.

Exemplo de funcionamento WMS integrado à qualidade (SIGAEST)

1. MATA010 - Informar no produto, aba C.Q. o tipo de C.Q. igual à M-Materiais;
2. MATA103 - Inserir um documento de entrada para o produto, informando o armazém de qualidade;
3. WMSA320 - Realizar a conferência de recebimento (opcional);
4. WMSA150 - Executar a ordem de serviço de endereçamento (origem SD1) no armazém de qualidade;
5. WMSA332 - Finalizar a movimentação de endereçamento;
6. MATA175 - Liberar o produto do armazém de qualidade;
7. WMSA150 - Executar a ordem de serviço de endereçamento (origem SD7) no armazém padrão;
8. WMSA332 - Finalizar a movimentação de endereçamento.

Vídeo de demonstração.

Exemplo de funcionamento WMS integrado à qualidade (SIGAQIE) sem skip-lote

1. MATA010 - Informar no produto, aba C.Q. o tipo de C.Q. igual à Q-SigaQuality;
2. MATA103 - Inserir um documento de entrada para o produto, informando o armazém de padrão;
3. WMSA320 - Realizar a conferência de recebimento no armazém de qualidade (opcional);
4. WMSA150 - Executar a ordem de serviço de endereçamento (origem SD1) no armazém de qualidade;
5. WMSA332 - Finalizar a movimentação de endereçamento;
6. QIEA215 - Realizar baixas do CQ;
7. WMSA150 - Executar a ordem de serviço de endereçamento (origem SD7) no armazém padrão;
8. WMSA332 - Finalizar a movimentação de endereçamento.

Vídeo de demonstração.

Exemplo de funcionamento WMS integrado à qualidade (SIGAQIE) com skip-lote

Pré-requisito: configurações necessárias para skip-lote conforme documentações do módulo SIGAQIE.

1. MATA010 - Informar no produto, aba C.Q. o tipo de C.Q. igual à Q-SigaQuality;
2. MATA103 - Inserir um documento de entrada para o produto, informando o armazém de padrão;
3. O sistema identificará que não será necessário inspecionar o lote e automaticamente libera a quantidade do armazém de CQ;
4. WMSA150 - Executar a ordem de serviço de endereçamento (origem SD7) no armazém padrão;
5. WMSA332 - Finalizar a movimentação de endereçamento.

Vídeo de demonstração.

Observe que quando o controle de qualidade é realizado através do módulo de Estoque,  é necessário informar o armazém de CQ na nota de entrada.

Quando ocorre a liberação do produto no armazém de CQ, é gerada uma movimentação de entrada no armazém padrão e quando ocorre uma rejeição do produto, será gerada uma movimentação de entrada para realocar o produto novamente no armazém de qualidade, para que posteriormente esse produto rejeitado seja removido do armazém através de uma nota fiscal de saída.

Os endereços informados na liberação de CQ devem existir tanto no armazém de qualidade quanto no armazém padrão, pelo motivo que este endereço será o endereço de a origem do saldo no armazém padrão. Para ocorrer a distinção dos endereços de qualidade dos endereços de armazenagem dentro do armazém padrão, existe a possibilidade de configurar endereços com estrutura do tipo 8-Qualidade. Dessa forma, o sistema não utilizará esses endereços para armazenar ou separar produtos, ou seja, eles apenas serão utilizados como locais de transição. Contudo, a definição deste tipo de estrutura é opcional e o sistema conseguirá operar normalmente sem essa organização. Quando o armazém padrão é do tipo unitizado, a utilização de endereços específicos de qualidade é ainda mais recomendada, visto que este endereço será utilizado para armazenar o produto quando ainda não encontra-se unitizado e também após sua unitização.